sábado, 14 de fevereiro de 2015

Bola de Ouro, homenageada do Carnaval do Recife, faz festa com estandarte e hino novos


Clube foi fundado cem anos atrás no bairro de Santo Amaro. Novo estandarte faz parte da comemoração de aniversário / Foto: Andréa Rêgo Barros / Divulgação PCR

Clube foi fundado cem anos atrás no bairro de Santo Amaro. Novo estandarte faz parte da comemoração de aniversário

Foto: Andréa Rêgo Barros / Divulgação PCR


É com estandarte e hino novos que o Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro, um dos homenageados da folia na capital pernambucana deste ano, celebrará seu centenário. Nascido em Santo Amaro, na área central do Recife, mais precisamente na Rua da Bola, o clube vai às ruas homenageando outro aniversariante de cem décadas, o ator e comediante Grande Otelo.

“Vamos levar cerca de 250 pessoas para o desfile, na Avenida Dantas Barreto, na madrugada da terça-feira para a Quarta de Cinzas. Para lembrar Grande Otelo, contaremos a história do cassino e do cinema, com direito a roletas, lanterninhas, vendedoras de balas. Também teremos fantasias que vão remeter a Carmem Miranda, que era amiga de Grande Otelo”, conta Lucy Ramalho, 30 anos, vice-tesoureira do grupo e neta da presidente, Luiza de França Lopes Ramalho, 78 anos.

O Bola de Ouro foi criado em setembro de 1915, numa dissidência da diretoria de outro grupo, a Troça Bola de Prata. Em 1954, a agremiação deixou de desfilar, retornando à folia no final da década de 80. A partir de 1987, passou a ser presidido por Luiza Ramalho, moradora do Bairro de São José e foliã desde o berço. A partir do momento que assumiu o clube, ela teve sua história misturada com a de Bola de Ouro.

“Minha casa não tem mais espaço de tantas fantasias. Estou muito contente, alegre, satisfeita, muito honrada com a homenagem da prefeitura. Estou me sentindo uma rainha. Já fui homenageada pelo Samarina, Turma do Saberé, por amigos do Bairro de São José. Mas da patente de um governo, nunca”, comenta Luiza. O sonho dela é ter uma sede própria. “Pedi ao prefeito Geraldo Julio. Venho pedindo uma sede há muitos anos”, afirma.

Além do desfile na Dantas Barreto, marcado para 0h40 da Quarta-feira de Cinzas, o Bola de Ouro estará domingo (15) no Corredor do Frevo, às 18h15, no Recife Antigo; e na terça-feira (17), às 16h no polo da Bomba do Hemetério e às 20h no Morro da Conceição, ambos na Zona Norte do Recife.

Por: JC Online
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário