terça-feira, 28 de abril de 2015

Rodrigo Gularte é executado na Indonésia



Rodrigo Gularte foi condenado à morte por tráfico de drogas / BBC Mundo/AFPO brasileiro Rodrigo Gularte, condenado à morte por tráfico de drogas na Indonésia, foi executado no país durante a madrugada (início da tarde desta terça-feira no horário de Brasília). A informação do fuzilamento é do jornal "Jakarta Post".

Além de Gularte, também foram fuzilados o indonésio Zainal Abidin, os australianos Andrew Chan e Myuran Sukumaran, os nigerianos Sylvester Obiekwe, Raheem Agbaje e Okwudili Oyatanze e o ganês Martin Anderson.

Um porta-voz do governo, que não quis se identificar ao "Jakarta Post", disse que "as execuções ocorreram sem problemas" e com "tranquilidade". Apesar de não informarem os motivos, a filipina Mary Jane Fiesta, que também estava entre as relacionadas para cumprir a pena hoje, não foi morta.

Apesar dos apelos dos governos envolvidos, os indonésios não haviam aberto nenhuma exceção até hoje. Só o Brasil, por exemplo, enviou nove pedidos de clemência - e todos foram negados.

Essa é a segunda vez que o país executa estrangeiros. Em janeiro, foram mortos cinco condenados, entre eles o também brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira. 

No caso de Rodrigo Gularte, o paranaense foi preso em 2004 tentando entrar no país com 6 kg de cocaína escondidos em uma prancha de surfe. 

Guilherme Grandi, da BandNews FM Curitiba, com Agência Ans
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário