quarta-feira, 29 de abril de 2015

Treinadores equilibram ansiedade e tranquilidade nos elencos de Salgueiro e Santa Cruz



Sérgio China participou de treino recreativo com seus comandados / Alexandre Gondim/JC ImagemSALGUEIRO - Os elencos de Salgueiro e Santa Cruz vivem em um meio-termo de sentimentos opostos: ansiedade e tranquilidade. O primeiro é normal às vésperas de uma decisão estadual, cujo primeiro encontro será nesta quarta (29), às 22h, no Cornélio de Barros. O segundo é o que passa os técnicos Sérgio China e Ricardinho, respectivamente, aos seus comandados. Num momento de final, os treinadores sabem que os atletas têm que saber equilibrar as emoções para conseguirem jogar o melhor futebol e conquistar uma vitória importante nos primeiros 90 minutos que valem o título.

China lembrou que o time não teve tempo para trabalhar desde o segundo jogo da semifinal contra o Sport, no último domingo. Assim, o foco é na conversa. "Tivemos uns dias de recuperação física e outro de treinamento. Não tenho mais o que fazer a nível de campo. De estratégia, temos sim, e vamos fazer na palestra com os atletas que sempre temos antes dos jogos. Neste momento é hora de fazer o que sempre fiz desde o início. Passar tranquilidade e mostrar que da mesma forma que tivemos capacidade de chegar a uma final, podemos buscar o título. Já que estamos aqui, temos este direito."

Ricardinho, por outro lado, lembra que o estilo calmo faz parte de sua personalidade, apesar de ressaltar a importância de o atleta se sentir ansioso. "Tenho como característica a tranquilidade, mas também de envolvimento com o adversário que vamos enfrentar. Passo isso para os jogadores, o que significa uma decisão. Essa ansiedade de quando vai para uma partida, seja decisiva ou não, faz parte de todo o profissional. Quando não se sente uma ansiedade, não se está envolvido com o trabalho, seja técnico ou atleta. Antes de um grande jogo sempre tem. É normal."

O treinador coral ainda acrescentou que, nessas horas, também fala aos jogadores que é o momento de jogarem tudo o que sabem. "Jogo decisivo é onde se coloca para fora seu potencial. Não se esconde nada e não se limita nada. Pelo contrário. Coloca pra jogar e pra fora a qualidade que nesses jogos fazem a diferença."


Por: Alexandre Gondim/JC Imagens
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário