quinta-feira, 18 de junho de 2015

Campanha contra gripe encerra nesta sexta-feira (19) em Petrolina, PE

Expectativa é imunizar 80% do público alvo (Foto: Reprodução/ TV Diário)Termina nesta sexta-feira (19), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a Campanha de Vacinação Contra a Influenza. A vacina pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde (USB) e de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME). A campanha foi prorrogada no município porque a meta de imunização de 80 %, estabelecida pelo Ministério da Saúde, não foi atingida.

Segundo a coordenadora de imunização de Petrolina, Jeane Moares, pouco mais de 36 mil doses já foram aplicadas no município, o que equivale a 69% do público prioritário. Para a coordenadora, os números são positivos. “Durante o mesmo período do ano passado estávamos com apenas 40% de pessoas imunizadas. Então, esse ano a adesão foi bem maior do que nos anos anteriores. Acreditamos que até o fim da semana vamos atingir a meta”, explica.


Caso a meta não seja alcançada até sexta-feira (19), a campanha pode ser mais uma vez prorrogada. “Se não atingirmos a meta, vai ser prorrogado o prazo, porque nossa intenção é imunizar 100% do público-alvo. Já vacinamos 80% das gestantes, dos trabalhadores de saúde e também estamos nos aproximando desse número em relação às crianças. A menor procura foi dos idosos”, ressalta Jeane.

A coordenadora destaca também a importância da imunização. “As pessoas que fazem parte do grupo devem procurar as unidades o mais rápido possível, já que a produção de anticorpos acontece geralmente 15 dias depois de receber a dose. Como estamos próximos do inverno, é importante que tomem a vacina porque no inverno as pessoas já estarão imunizadas, evitando assim a contaminação pelo vírus da gripe”, destaca.

Fazem parte do grupo prioritário crianças, de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, trabalhadores da área de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, puérperas, indígenas e funcionários do sistema prisional. A vacina protege contra os subtipos do vírus influenza A/H1N1, A/H3N2 e B

As doses podem ser encontradas nas UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Zona Urbana e das 8h às 14h, na Zona Rural. Nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do Gercino Coelho, o horário de funcionamento vai das 8h às 19h e na Areia Branca, das 8h às 21h. É importante levar o cartão de vacinação.

Taísa Alencar
Do G1 Petrolina
Foto: Reprodução/TV Diário
Blog de Tony Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário