quinta-feira, 4 de junho de 2015

Genival Lacerda e irmãs Baracho são os homenageados do São João do Recife 2015

Prefeitura anunciou nesta quarta-feira o nome dos homenageados / Foto: Prefeitura do Recife/ DivulgaçãoO cantor Genival Lacerda e as cirandeiras Maria Dulce e Severina (Biu) Baracho, as irmãs Baracho, serão os homenageados do São João do Recife 2015. Os nomes representam a cultura popular pernambucana durante o período junino e foram anunciados nesta quarta-feira (3) pela Prefeitura do Recife.

Conhecido pelos sucessos “Severina xique-xique”, “Radinho de pilha” e “Mate o véio”, o paraibano Genival Lacerda, 84 anos, iniciou sua carreira em 1950 como radialista em Campina Grande. Três anos depois, veio para o Recife e foi na capital pernambucana que o compositor gravou seu primeiro disco. Além da música, Lacerda também já trabalhou no teatro, cinema e televisão.

Filhas de Antônio Baracho da Silva, um dos maiores compositores de ciranda de Pernambuco, Maria Dulce, 67, e Biu, 55, nasceram na Mata Norte do Estado e, desde crianças, estão em contato direto com manifestações culturais de importância incomensurável para o País.

A ciranda de Baracho, que faleceu em 1988, hoje se mantém viva graças ao trabalho de suas filhas, conhecidas também por acompanhar Lia de Itamaracá em suas apresentações.

“Esta é uma homenagem a esse artista de vários talentos diferentes que é Genival Lacerda, que foi líder nas rádios desse País inteiro durante muitos anos e às irmãs Baracho, que trazem a cultura e a tradição tocada por Seu Antônio Baracho, o mestre dos cirandeiros da nossa cidade e do nosso Estado. É a cultura popular, é a nossa gente homenageando a nossa gente”, afirmou o prefeito Geraldo Julio logo após o anúncio.

Do JC Online
Fotos: Prefeitura do Recife/Divulgação
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário