quinta-feira, 4 de junho de 2015

Mostra de cinema em Petrolina homenageia cineastas de PE e BA


Imagem do filme 'O som e ao redor', primeiro longa do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho (Foto: Divulgação)As produções de cineastas de Pernambuco e da Bahia serão exibidas na edição de junho do 'Cine Raiz'. A mostra 'PeBa' acontece aos sábados, sempre às 18h, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, alternando as obras dos estados. O público poderá conferir os filmes gratuitamente no Espaço Cultural Janela 353, no Centro da cidade.

O primeiro longa-metragem da mostra, no dia 6 de junho, é Baile Perfumado (1996) de Lírio Ferreira e Paulo Caldas. O drama conta a história real do libanês Benjamin Abrahão que conviveu com o bando de Virgulino Ferreira, o Lampião. No elenco da obra estão Duda Mamberti, Luiz Carlos Vasconcelos e Joffre Soares, interpretando, respectivamente, Benjamin, Lampião e Padre Cícero.

Na semana seguinte, no dia 13, será exibido A Grande Feira (1961) de Roberto Pires. O longa acompanha os feirantes de Água de Meninos, em Salvador-BA, que são ameaçados de despejo por uma empresa imobiliária. A trama também conta o triângulo amoroso entre Maria da Feira, o marinheiro Ronny e Ely, uma mulher casada da alta sociedade.

Filme de Lírio Ferreira e Paulo Caldas será homenageado (Foto: Divulgação)O filme seguinte, no dia 20, será O Som ao Redor (2012) de Kleber Mendonça Filho. No drama, uma milícia se instala em um bairro de classe média na Zona Sul do Recife e muda a rotina dos moradores. A obra tem Irandhir Santos no elenco. Fecha a mostra PeBa o longa-metragem Eu Me Lembro (2005) de Edgard Navarro. Este último acompanha Guiga, dos anos 1950 até os anos de 1970, em Salvador. Junto com o protagonista, o público segue as transformações dos personagens e também do país.

Do G11 Petrolina
Fotos: Divulgação
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário