quarta-feira, 3 de junho de 2015

Peixes são despejados no "Velho Chico" em alusão ao meio ambiente

Crianças participaram do peixamento no Rio São Francisco (Foto: Amanda Franco/ G1)Pacamã, piau e curimatã são espécies de peixes nativos do Rio São Francisco que foram soltos na manhã desta quarta-feira (3) às margens do "Velho Chico", na Porta do Rio em Petrolina, Sertão pernambucano. A ação faz parte do peixamento organizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em alusão à Semana do Meio Ambiente.

Os peixes foram lançados no rio por crianças de uma escola privada da cidade. Eles têm entre 4 e 11 anos e já aprenderam a importância de participar de uma atividade como esta. “Eu já soltei o peixe e gostei. Apendi que não pode poluir o rio, porque não faz mal não só para o peixe, mas pra gente também”, contou a estudante de 9 anos, Evelin Reis. Artur de Alencar, de 10 anos, ainda aguardava sua vez de soltar os alevinos. “Eu acho que estou fazendo o bem. Os peixes precisam ir para o seu habitat. Isso é bom para o meio ambiente”, disse o garoto.

O engenheiro de pesca da Codevasf, Rozzano Figueiredo, explicou que um evento desta natureza dissemina a educação ambiental. “A gente aproveita a data para trazer as crianças e conscientizá-las. Entendemos que colocando efetivamente a vida no rio, elas vão se apoderar deste sentimento que é de cuidado com o meio ambiente, além de dividir isso com seus pais”, explicou. Os alevinos são produzidos em criadouros do Centro Integrado de Recursos e Pesquisas do Bebedouro da unidade da Codevasf.
Pacamã, piau e curimatã são espécies de peixes nativos do Rio São Francisco  (Foto: Amanda Franco/ G1)

Rozzano acredita que o ato do peixamento também pode ajudar a minimizar o desaparecimento dos peixes no São Francisco. “Além das barragens, a poluição e a pesca predatória em época de reprodução influenciam na quantidade e qualidade das espécies. Algumas delas estão em extinção. Cada dia que passa temos menos surubim e dourado. A gente sabe que existem ações que não podemos resolver, mas outras cabem a cada um ajudar”, destacou.

Amanda Franco
Do G1 Petrolina
Fotos: Amanda Franco/G1
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário