segunda-feira, 24 de agosto de 2015

“Considero 2015 perdido para a EAD na Univasf”, afirma coordenador

Os cortes no orçamento do Governo Federal para educação têm afetado o ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Somente em Petrolina, no Sertão pernambucano, a coordenação dos cursos de Educação à Distância (EAD) teve que demitir cerca de 50% do pessoal, isso porque da verba prevista para o ano de 2015, de R$ 1.4 milhão, apenas R$ 156 mil foi repassado pelo Ministério da Educação (MEC).
Reunião com os servidores da EAD aocnteceu na manhã nesta segudna-feira (24) (Foto: Amanda Franco/ G1)De acordo com o coordenador da EAD, Ricardo Duarte, o recurso para a manutenção do programa para todo o ano deveria ter chegado ainda em janeiro. Nesta segunda-feira (24) os funcionários realizaram uma reunião para explicar os problemas enfrentados para garantir a modalidade na instituição. “Temos uma equipe de cerca de 30 pessoas e teremos que cortar pelo menos metade, porque não temos garantia que no próximo mês de setembro teremos recursos para pagar o salário dos funcionários”, explicou o coordenador da EAD.

Além da redução do número de servidores terceirizados, outras atividades também foram prejudicadas. “Nós estamos presentes em 38 municípios e viajamos muito para encontros presenciais e aplicação de provas. Como viajar sem combustível e motorista? A equipe tem que dormir, almoçar e jantar e como vai pagar diária para motorista e professor sem ter recursos financeiro? Este ano eu só consegui fazer uma viagem. Fui à Sobradinho-BA porque a prefeitura mandou um carro vir me buscar e me trazer de volta. A situação é caótica”, lamentou o professor Ricardo Duarte.

Atualmente a EAD na Univasf tem quatro cursos de graduação com dois deles em andamento, seis cursos de formação pedagógica, sete cursos de pós-graduação e dois de extensão. Existem 1.450 alunos matriculados e 1.950 vagas foram aprovadas para este ano, mas o processo seletivo, que era para ter acontecido dia 10 de agosto, não foi realizado, pois não havia condições de manter o funcionamento duos cursos.
Cortes do orçamento na EAD prejudicam funcionamento de cursos na Univasf (Foto: Amanda Franco/ G1)
O movimento desta segunda-feira acontece em todo o país e foi denominada de Dia D, que tem o objetivo de informar sobre a situação, chamar a atenção do Governo Federal. “Hoje o ambiente virtual está fora do ar. Todas as atividades estão em funcionamento, mas de maneira precária”, disse Ricardo Duarte.
A coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, Adriana Moreno Costa Silva, afirmou que o orçamento teve corte de 60% e as bolsas de 30%. 100% da equipe multidisciplinar teve que ser reduzida. “Fica impossível continuar trabalhando. Não é justo que dia 24 de agosto o governo venha com o corte da bolsa de quem trabalhou praticamente o mês inteiro. Não tem como continuar os cursos”, destacou Adriana Silva.
Tácia Samara Neves Alves foi uma das atingidas com a redução da verbas. Ela cumpriu aviso prévio que encerrou na última sexta-feira (21). “Isso é muito triste porque a gente nunca espera. Acredito que isso reverta, mas não por agora”, disse.

Amanda Franco  
G1  Petrolina
Fotos: Amanda Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário