terça-feira, 25 de agosto de 2015

Outro lado de Magno Martins


“Perto do Coração” é o quinto livro do jornalista Magno Martins, mas muitos dos convidados que compareceram à noite de ontem na Livraria Cultura do Shopping RioMar para a sessão de autógrafos já apostam que este talvez seja seu mais importante trabalho. Tal dimensão ganhou proporção em função da natureza literária da brochura publicada pela Carpe Diem (R$ 35).

Ao contrário de sua produção, sempre afiada pela perspectiva do jornalismo político, Magno aqui desdobra sua elaboração literária em crônicas pelas quais resgata memórias de sua vida, principalmente da terra onde viveu a juventude, o Sertão do Pajeú; assim como os aprendizados familiares. “A capa já resume muito dessa história. É a cama dos meus pais. Ela, já falecida, foi uma mulher dura. Ele, uma figura conciliadora. Hoje, com 93 anos”, contextualizou.

Prestigiado, Magno recebeu o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito Geraldo Júlio (PSB) na concorrida sessão de autógrafos. Para Câmara, que vai guardar o livro para lê-lo num momento de lazer, “Será uma leitura leve, que também fala da nossa tradição”, afirmou. Já Geraldo Júlio disse estar curioso para ler a obra.

Para o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, Magno é um jornalista que serve de exemplo para sua geração. “Acompanhei sua trajetória e seu alcance nacional. Quando ele escreve sobre o Pajeú, é como se estivéssemos lá. Hoje (ontem), li seu texto sobre uma viagem à Cuba que fizemos em 2001. Revivi tudo pelo seu texto”, destacou.

Da Folha de Pernambuco
Foto: Hesíodo Goes

Nenhum comentário:

Postar um comentário