quinta-feira, 22 de outubro de 2015

12 anos depois: O que mudou em Cabrobó e na Região do Vale do São Francisco?


37136_1304922281803_2559314_nEm matéria especialmente produzida para a BBC Brasil, o Reporter Paulo Cabral, fazia estudo sobre o Rio São Francisco, os ribeirinhos, seus costumes, tradições e a enorme produção de maconha naquela época. O trabalho do repórter foi realizado em Julho de 2003, pelo município de Cabrobó em especial, o Repórter esteve no dia 9 do referido mês e ano.
Leia a abaixo a matéria do Repórter Paulo Cabral.
O repórter Paulo Cabral percorre os Rios das Velhas e São Francisco seguindo os passos do explorador Richard Burton quase 150 anos depois. Ele conta diariamente o que encontra no mesmo caminho.
Em Cabrobó (PE)
Quando Richard Burton viajou pelo Rio São Francisco viu condições perfeitas para o cultivo do cânhamo, a maconha. O explorador inglês estava certo e hoje uma grande área do Vale do Velho Chico, na divisa de Pernambuco e Bahia, ficou conhecida como o Polígono da Maconha.
Mas o uso que Burton imaginou para estas plantações no século 19 – a produção de tecidos a partir das fibras do cânhamo – não é bem a principal utilização da atual planta, que abastece os traficantes de drogas nas grandes cidades brasileiras.
“A maioria destes plantadores de maconha não são criminosos de verdade, mas sertanejos pobres que não têm dinheiro para financiar culturas legais e acabam aceitando dinheiro de traficantes para plantar maconha e alimentar suas famílias”, me contou o Capitão da Polícia Militar José Mario, comandante do Batalhão de Cabrobó (PE), no coração do polígono.
“A policia pode prender estes plantadores e destruir as plantações quando as encontramos, mas não podemos fazer nada quanto à péssima distribuição de renda e à pobreza do Brasil, que estão na raiz deste problema.”

Via Blog do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário