segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Prontuários eletrônicos vão facilitar atendimento médico em Petrolina, PE


Já está em funcionamento em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o sistema de prontuário eletrônico, que pretende agilizar os atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até o momento, a ferramenta do Sistema Único de Saúde (e-SUS), foi implantada na UBS do bairro Santa Luzia, Zona Norte da cidade. A expectativa é de que até o início de 2016, todas as unidades de saúde do município estejam com o sistema de prontuário eletrônico.

Médicos poderão consultar o histórico do paciente. (Foto: Reprodução/Intertv Jairo Martins)
Segundo o coordenador de Telessaúde e da Educação Permanente, Silvoney Júnior, com a ferramenta, todos os profissionais podem fazer o registro eletronicamente. “Quando o paciente entra na unidade, já sabemos todo o histórico, quem atendeu, quais exames foram realizados, o que foi prescrito de medicação. Isso tudo através de uma tela. Além disso, vamos ter o relatório do bairro todo, com uma análise muito mais acertiva dos problemas de saúde da comunidade. Assim, podemos ver o que é mais frequente naquela unidade e em quais locais devemos intervir”, explicou.


Até o momento, apenas a unidade do bairro Santa Luzia conta com o prontuário eletrônico. Mas, até 2016, todas as unidades do municípios estarão informatizadas. “Já temos todos os computadores. Agora é fazer a implementação do sistema. Encontramos dificuldades com alguns profissionais, em relação ao manuseio dos equipamentos. Mas, fizemos um curso de informática, de conhecimentos básicos e com isso conseguimos dar o primeiro passo", disse Silvoney.

Além de facilidar o trabalho dos profissionais, os pacientes também serão beneficiados. “A população tem um ganho muito melhor do ponto de vista do atendimento. O paciente saberá por qual profissional será atendido, o agendamento das consultas e retornos serão no ato. Ele vai conseguir entrar no sistema de forma mais rápida e com melhor qualidade, sem precisar repetir toda a história de vida dela para cada profissional, porque tudo fica registrado no prontuário eletrônico. O conjunto de informações serão mais exatas e vai facilitar o maior cuidado a essas pessoas”, argumentou Júnior.

Taisa AlencarDo G1 Petrolina/Foto: Reprodução/InterTV / Jairo MartinsMartins

Nenhum comentário:

Postar um comentário