quarta-feira, 7 de outubro de 2015

TCE recomenda ao estado de PE o afastamento do prefeito de Gravatá

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TECE-PE) recomenda ao Governo estadual o afastamento do prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano (PTB). O Ministério Público de Contas (MPC) cita 14 diferentes tipos de irregularidades detectadas nas contas do gestor. O pedido de intervenção estadual no município do Agreste de Pernambuco foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (7) pelo pleno do tribunal.

Ao G1, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Gravatá informou que a administração ainda não foi notificada, mas que uma nota oficial será encaminhada à imprensa até o fim da tarde.

Entre os pontos detectados pela equipe técnica do Tribunal de Contas - de acordo com a assessoria de imprensa do TCE-PE -, estão: "superfaturamento no contrato de recolhimento do lixo, perda do certificado do aterro sanitário, favorecimento de empresas em contratos, falsificação de processo licitatório, ausência de recolhimentos previdenciários e obstrução aos trabalhos dos auditores do TCE. [...] Além disso, há [...] indícios de crimes contra a lei de licitações, indícios de corrupção e improbidade administrativa".

Novo gestor
Após a aprovação da intervenção, a documentação será encaminhada para a avaliação do Ministério Público Estadual. Caso concorde, o MPE fará o pedido administrativo de afastamento ao Tribunal de Justiça. Uma vez concluído e aprovado o procedimento - por todos os órgãos - o governador do estado deverá "nomear um interventor para administrar o município até dezembro de 2016, quando o mandato do atual prefeito será encerrado", conforme detalha a assessoria.


Exceção
"O pedido de intervenção é uma medida excepcional regulada pelo artigo 35 da Constituição Federal e 91 da Constituição do Estado, cabível apenas quando os órgãos de controle consideram inviável a permanência no cargo do gestor, por fatos que atentem contra o regime democrático e a probidade administrativa", explica o departamento de Comunicação. 


Do G1 - Caruaru 

Nenhum comentário:

Postar um comentário