quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Chuvas voltam à Minas e rio São Francisco volta a subir na região da nascente


O professor e pesquisador da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), professor Mário Miranda, afirmou que as chuvas já chegaram em pontos da cabeceira do rio São Francisco, mais precisamente da região de Januária onde o nível do rio já subiu mais de um metro, Norte de Minas. Ainda tem contribuído pela alta do nível do Velho Chico, as precipitações em trechos do Distrito Federal e Bahia, com chuvas de mais de 40 milímetros em média numa única noite.

A previsão do professor seria que a chuva na região da Serra da Canastra, na nascente do rio, chegaria entre os dias 22 e 23 de outubro, como ocorreu. “A água em alguns trechos da região da Serra da Canastra, na barragem de Três Marias, região de Januária já houve elevação superior a 1 metro. Eu estou bastante otimista com essas primeiras chuvas e vai até o final de janeiro”, afirmou Mário Miranda.

Segundo o professor, essa água que possibilitou a subida do rio em Três Marias só deve chegar ao vale daqui a mais ou menos, 35 dias no vale do São Francisco, conforme o professor.

El Nino – O fenômeno El Nino embora não seja muito benéfico aos estados do Nordeste, para a região da nascente do Velho Chico é bastante propício. Conforme Mário Mirando, até o final do mês é que teremos melhor um cenário de precipitações, mas está chovendo na nascente.

“A água em determinados trechos do rio já está elevada como em Januária. Até final de janeiro vamos ter uma situação mais segura. Isso vai depender do aquecimento do Oceano Atlântico na consta do Nordeste, mas o importante nesta analise é que esta chovendo e vai continuar chovendo”, concluiu professor Mário.

Do Blog do Banana

Nenhum comentário:

Postar um comentário