quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O candidato da Dona Maria

Dona Maria, faxineira, sonhava em reformar sua casa, num bairro pobre na Grande São Paulo. Juntou dinheiro com muito esforço, mas foi enganada pela loja de material de construção. Ficou sem a obra e com o nome sujo no Serasa.
"Eu já vim duas ou três vez [sic] tentar resolver meu problema, mas não consegui. Aí eu passei um e-mail pro Celso", ela contou, no programa "Cidade Alerta" da última quinta. Era a senha para mais um show de Celso Russomanno, dublê de deputado e apresentador de tevê.
De terno e gravata, ele cumpriu o script da "Patrulha do Consumidor". Foi à casa da telespectadora, fez um discurso indignado e prometeu providências. "A dona Maria é uma pessoa muito simples. Tem pouca leitura, pouco conhecimento. E pelo que estamos vendo, está sendo enganada", disse, em tom condescendente.
Uma trilha sonora de ação embalou o percurso até a loja, onde o bom-mocismo deu lugar ao estilo agressivo-inquisidor. "Ela pediu bege, mas o azulejo que chegou foi verde-claro", reclamou Russomanno.
Quando o gerente disse que não permitia o uso de sua imagem, o deputado se irritou. "Para mim, isso e nada significam a mesma coisa", disse. "Vou baixar aqui com a polícia", ameaçou, antes de sair. A consumidora continuou no Serasa, mas agradeceu: "Deus abençoe você, filho".
O quadro, que vai ao ar de segunda a sexta, consumiu quase 22 minutos do "Cidade Alerta", da TV Record. A emissora é controlada pela Igreja Universal, que também manda no partido de Russomanno, o PRB.

O telepopulismo dá resultado nas urnas. No ano passado, o apresentador se tornou o segundo deputado mais votado da história, atrás de Enéas e à frente do palhaço Tiririca.
De acordo com o Datafolha, Russomanno largou na frente na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2016. Tem 34% das intenções de voto, mais que o dobro dos principais adversários. Se depender da dona Maria, dessa vez ele chega lá. 
Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário