sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

57% das escolas públicas de Pernambuco estão abaixo do nível adequado


Durante seis meses, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) analisaram a infraestrutura de todas as escolas estaduais da educação básica do estado. Há dados preocupantes entre os encontrados: 57% das instituições analisadas estão abaixo do nível adequado, enquanto 19% - quase o dobro do nível nacional – estão ainda no nível elementar, a mais baixa classificação. O estudo atende demanda do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), e deve nortear pedidos de ação aos gestores no âmbito educacional.
O nível elementar é aquele em que a escola possui somente às condições primárias para funcionar: água, sanitários, cozinha e energia elétrica. “Isso é preocupante”, afirmou, durante coletiva, a professora Márcia Aguiar, coordenadora da pesquisa. “Temos uma situação precária no Brasil em relação à situação física das escolas, que foram classificadas em elementar, básica, adequada e avançada de acordo com sua infraestrutura. É importante observar que essa foi uma pesquisa censitária, onde todas as escolas do Estado entraram no processo.”
As escolas básicas são aquelas que, além das condições elementares, possuem também sala de diretoria e equipamentos como televisão e computador.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário