quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Lula depõe sobre relações com italiano

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou na noite desta terça-feira (15) a Brasília para prestar depoimento, na condição de testemunha, em uma ação solicitada pela Justiça italiana para esclarecer suas relações com Valter Lavitola, empresário ligado ao ex-primeiro ministro da Itália Silvio Berlusconi. Lula prestou depoimento nesta quarta-feira (16) e deve ficar na capital federal para um encontro com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada.

Em setembro, uma carta rogatória foi enviada ao Brasil na qual o Ministério Público italiano pedia oficialmente que Lula fosse ouvido para esclarecer sua suposta relação com Lavitola, operador de diversos negócios de Berlusconi. O empresário foi condenado por extorsão e cumpre prisão na cidade de Nápoles.
Enviada pelo Ministério da Justiça italiano, a carta foi recebida pelo órgão equivalente no Brasil e transmitida à PRG (Procuradoria-Geral da República).
O pedido é baseado em uma correspondência enviada por Lavitola a Berlusconi em 2011, na qual Lula é citado como um facilitador nas negociações de uma concessão para a exploração de madeira na Amazônia.
Segundo o empresário, Lula atuou para favorecê-lo mas não estaria, naquele momento, ajudando mais. Em 2011, Lula já havia deixado a Presidência da República.


As autoridades italianas pediam esclarecimento sobre a relação entre Lula e Lavitola, a suposta interferência do ex-presidente do Brasil em uma disputa entre a empresa do italiano e compradores chineses e a influência de Lula nas negociações para a concessão do direito de exploração de madeira na Amazônia.
(Da Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário