sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

SP: PM corrige de 3 mil para 50 mil manifestantes


A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) fez circular nesta quinta-feira (17) uma errata da Polícia Militar em relação ao número de manifestantes do ato contra o impeachment. Segundo a primeira contagem da polícia, realizada por volta das 17h, durante a concentração, eram 3 mil manifestantes na avenida Paulista. O número foi utilizado em  nota no portal G1 e até as 15h30 de hoje (17) não havia sido corrigido. Outros veículos de comunicação também utilizaram o número.
Na errata, a SSP disse que “foi noticiado apenas três mil manifestantes como número total, confundindo e desinformando a população. O registro de três mil manifestantes refere-se ao início da manifestação, atingindo 50 mil manifestantes no seu ápice, pela contagem da PM”. O número final de manifestantes de acordo com a Polícia Militar coincide com o Datafolha.


A Fórum entrou em contato com a Secretaria, que afirmou que foi um erro de comunicação. Segundo a assessoria da SSP, a divulgação de dados como este geralmente é feito por telefone, o que pode ter ocasionado a confusão. A nota do G1 foi publicada às 17h16 e atualizada às 22h22, mas, mesmo assim, o número que consta na linha fina da nota continua a ser 3 mil em estimativas da Secretaria. De acordo com a Secretaria, não consta no sistema o horário em que a contagem foi revista. Em texto publicado nesta tarde, o Estadão afirma que seus jornalistas procuraram o Departamento de Comunicação Social da PM às 20 horas de ontem. Naquele momento, segundo a publicação, a PM ainda sustentava que havia 3 mil pessoas na manifestação.
Portal Forum

Nenhum comentário:

Postar um comentário