quinta-feira, 21 de maio de 2015

Sem ajuste, Brasil quebra, diz líder



Dono de uma língua, digamos, irrequieta, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), impacientou-se com as hesitações do Senado diante do pacote fiscal de Dilma Rousseff. Com receio de amargar uma derrota, o bloco governista teve de adiar para a próxima terça-feira a votação da proposta que endurece as regras para o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial.

A língua de Guimarães abespinhou-se: “O país quebra se não votarmos as medidas provisórias. Quebra porque desacelera, não cria expectativa, não sinaliza para o ambiente econômico do país. Essa não-votação pode inviabilizar politicamente a economia do país.''

Sem citar nomes, a língua de Guimarães criticou os senadores petistas que, como Lindbergh Farias (RJ), decidiram votar contra as medidas do governo. “Tem gente no PT que adora bater foto com a Dilma quando ela vai para os Estados. E adora fazer movimento contrário. Tô falando agora como vice-presidente nacional do PT, isso não pode. Ser governo tem ônus e bônus político, não tem jeito.''

Tem que ter cara”, acrescentou a língua de Guimarães. “Esse negócio de ficar fazendo firula com a oposição não é razoável. A oposição está no lugar dela. Deputado e senador do PT tem que ser solidário com a Dilma nesse momento.''

Do Blog do Josias
BLOG DE TONY XAVIER

Jovem é preso com 277 pedras de crack e 124 papelotes de maconha no Agreste da PB

Portal Correio – As polícias Militar e Civil apreenderam, na noite dessa quarta-feira (20), duas armas de fogo, mais de 30 munições de diversos calibres, 277 pedras de crack e 124 papelotes de maconha durante uma ação integrada na cidade de Arara, no Agreste paraibano. O objetivo foi intensificar a segurança e prender suspeitos na área onde tinham sido registradas tentativas de homicídio, nesta semana, na localidade conhecida como ‘Rua Verde’, no centro do município.

Parte do material estava na casa de um jovem de 19 anos. O restante foi localizado em uma residência abandonada. Ele é suspeito de apoiar as ações criminosas ocorridas na cidade, sendo responsável por guardar o material. O caso será investigado pela polícia.

A ação contou com policiais da 3ª Companhia do 10º Batalhão de Polícia Militar e da Delegacia de Homicídios de Esperança. O preso foi levado para a Delegacia da Polícia Civil, em Esperança.

Por: Jair Sampaio
BLOG DE TONY XAVIER

PM é assassinado durante tentativa de assalto aos Correios, na Bahia

PM é assasinado ao tentar intervir em assalto a agência dos Correios na Bahia (Foto: Leandro Alves / PortalBahiaNews.Com)Um policial militar foi assassinado durante tentativa de assalto à agência dos Correios no município de São José da Vitória, na região sul da Bahia, por volta das 10h desta quinta-feira (21). As informações são do 15ª Batalhão da Polícia Militar (BPM).

"Os Correios têm um alarme silencioso que foi acionado na polícia. Quando ele [policial] foi verificar o que estava acontecendo, e tentou intervir, foi baleado com diversos tiros por cerca de cinco criminosos. Ele estava de serviço e morreu fardado", informou ao G1 o major Riccio, comandandante da PM da cidade de Itabuna.

Segundo o major, após o crime, os homens fugiram após o crime. Até por volta do meio-dia, a polícia ainda não podia confirmar se alguma quantia foi levada pelos criminosos. Ninguém foi preso.

Do G1 Bahia
Foto: Leandro Alves/Portal BahiaNews.com
BLOG DE TONY XAVIER

Suspeitos presos durante operação em Alagoas exibiam armas em fotos


Suspeito exibe arma (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Os suspeitos presos em operação conjunta realizada na manhã desta quinta-feira (21), no Agreste alagoano, exibiam armas em fotos publicadas nas redes sociais, segundo a Polícia Civil.

De acordo com a polícia, o grupo era vaidoso e gostava de exibir o armamento em festas e posar para fotos. "As imagens foram descobertas durante as investigações e nelas os jovem aparecem exibindo armas", disse o delegado Gustavo Xavier.

A operação desta manhã resultou na prisão de sete pessoas e apreensão de dois adolescentes sob suspeita de envolvimento em crimes, entre eles o tráfico de drogas em Arapiraca e Feira Grande.

"A polícia considera que esse grupo faz parte de uma organização criminosa envolvida em vários crime, entre eles homicídios que estão sendo investigados. Outros dois suspeitos estão foragidos", informou o delegado.Uma motocicleta, um som, 88 papelotes de maconha e R$ 104 em espécie foram apreendidos com os suspeitos.

O chefe da quadrilha, Kleber Barbosa dos Santos, mais conhecido como "Binha da Água", de 39 anos, foi preso com o filho dele, Kledson Barbosa Mendonça, conhecido como "Kedinho", de 18 anos. Outro filho de Binha, um adolescente de 16 anos, e outro adolescente de 17 foram apreendidos na ação.

Foram presos ainda Andrey Kemerson Alves da Silva, 21, Alisson Barbosa dos Santos, 20, Josenildo da Silva, 19, mais conhecido como "Nildo" e Lucas Alves de Souza, de 23.

Grupo reunido para foto; à direita, suspeito exibe uma arma para a foto (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Outro suspeito, Raniel Senhor Lopes, 19, que já estava preso na Casa de Custódia desde a semana passada por porte ilegal de arma, recebeu voz de prisão preventiva por roubo, tráfico de drogas, receptação, furto, ameaça e organização criminosa, o que pode aumentar a pena dele.

Outros dois suspeitos, Alan Correia de Almeida e Tiago Lira Brito, estão foragidos da Justiça. Os presos, os adolescentes apreendidos e os materiais foram encaminhados para a Central de Polícia de Arapiraca.

Do G1 AL
Fotos: Divulgação/Polícia Civil
BLOG DE TONY XAVIER

Equipes do DHPP voltam à Serra Talhada para deflagrar segunda etapa da operação


Equipes do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), de Recife, voltaram a Serra Talhada nessa quarta-feira (20) para reiniciar os trabalhos de investigação dando continuidade, agora, à segunda etapa da operação Paz no Sertão, que realizou várias prisões e apreensões de armas no início do mês.
Agentes informaram ao Farol de Notícias, que cerca de 12 investigadores e dois delegados, Guilherme Paiva e Francisco Océlio, estão na cidade e já recomeçaram o trabalho de intimação de pessoas para a tomada de depoimentos.

Por: Blog do Aryel Aquino
BLOG DE TONY XAVIER

Inter leva gol no fim e perde para o Santa Fé

Internacional precisará vencer por 2 gols de diferença na volta - Guillermo Muñoz/AFPCom um gol nos acréscimos da segunda etapa, o Internacional perdeu para o Independiente Santa Fé por 1 a 0, em Bogotá, no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. Depois de segurar uma grande pressão no segundo tempo, o Colorado vacilou aos 46 minutos e Mosquera garantiu a vitória da equipe colombiana.

Confira as estatísticas do jogo:
 O primeiro tempo não teve muitos lances de perigo no El Campín. O time da casa dominou as ações, mas mesmo assim não chegou a assustar o gol de Alisson. O Colorado apostava na velocidade de Eduardo Sasha e Valdivia, que por pouco não marcou um belo gol por cobertura.
Na segunda etapa, o Santa Fé intensificou a pressão e quase abriu o placar aos 19 minutos. Após cabeçada de Meza, Alisson deu rebote. Mosquera pegou a sobra de voleio, mas acertou a trave.
Aos 21, Mosquera apareceu bem mais uma vez e cabeceou raspando a trave colorada. Cinco minutos depois, Seijas arriscou de muito longe e assustou o goleiro Alisson em mais uma boa chance colombiana.
Sem conseguir manter a posse de bola, o Inter se segurava como podia e quase viu o rival marcar aos 29. Borja recebeu de Omar Pérez livre na cara do gol, mas exagerou na força e mandou por cima.
No contra-ataque, o Inter teve a única boa chance para sair na frente. Nilmar ganhou da marcação e tentou o toque por cobertura. O goleiro Castellanos espalmou parcialmente e Mina evitou o gol em cima da linha. 
Nos minutos finais, o Santa Fé abusou do jogo aéreo e finalmente conseguiu balançar a rede. Pérez cobrou escanteio e Mosquera subiu livre para cabecear e definir a vitória.
Na próxima quarta-feira, às 19h30, Internacional e Santa Fé voltam a se enfrentar no Beira-Rio. Os colombianos jogam por um empate para avançar, enquanto a equipe gaúcha precisa vencer por no mínimo 2 gols de diferença.

Da redação: 
esportes@band.com.br
Por: Guillermo Muñoz/AFP
BLOG DE TONY XAVIER

Sport bate o Santos pela Copa do Brasil


Time comemora a vitória. Sport retorna a campo no domingo, às 18h30 / Foto: André Nery/JC ImagemMesmo com seis desfalques e sem encarar a Copa do Brasil como prioridade, o Sport bateu o Santos por 2x1, nesta quarta-feira (20), na Ilha do Retiro, pela partida de ida da terceira fase. Os gols leoninos foram marcados por Régis e Renê, enquanto Lucas Lima descontou para os santistas. O confronto da volta, na Vila Belmiro, ainda não tem data marcada. Os leoninos se classificarão às oitavas de final com um empate. Quem não avançar do mata-mata vai disputar a Copa Sul-Americana.

O Sport retorna a campo no domingo, às 18h30, também na Ilha, só que pela Série A do Brasileiro. O adversário é o Coritiba, pela terceira rodada. Já o Santos visita a Chapecoense, às 16h, na Arena Condá, em Chapecó.

O JOGO
Foi um início de partida em altíssima velocidade e cheio de oportunidades. No primeiro lance, com apenas 13 segundos, o goleiro Danilo Fernandes salvou aquele que poderia ter sido o primeiro gol do Santos na Ilha. O zagueiro Durval escorregou, e a bola sobrou para Ricardo Oliveira, que chutou à queima-roupa. A resposta rubro-negra foi fatal. Aos 3, depois de bate-rebate, a bola sobrou para o meia Régis, que limpou um zagueiro Werley e bateu com categoria no canto direito de Vladimir: 1x0.

Depois do gol, o Sport recuou demasiadamente e passou a assistir ao Santos trocar passes no campo ofensivo. Os paulistas começaram a criar boas chances de empatar. A melhor delas, aos 18, quando Renê perdeu a bola dentro da área para Geuvânio, que obrigou o goleiro rubro-negro a mais uma defesa salvadora. Só que, dois minutos depois, Danilo Fernandes nada pôde fazer em um contra-ataque rápido do Peixe, que terminou com passe de Robinho para Lucas Lima invadir a área e bater à meia-altura: 1x1.

Depois do empate, a partida caiu no marasmo. Sport e Santos trocavam passes, mas sem objetividade. Lances dignos de registro se tornaram raros. Régis finalizou mais uma vez para o Leão, aos 32 minutos, enquanto Ricardo Oliveira respondeu para os santistas, aos 38. Em ambos os casos, as bolas foram longe, sem perigo. Assim, as duas equipes foram para o intervalo com o 1x1 no placar.

O roteiro do segundo tempo foi bem diferente daquele da etapa inicial. Sport e Santos retornaram a campo em câmera lenta e abusaram dos passes errados. Pareciam desinteressados com a partida. Assim, quase não criaram lances ofensivos. Os rubro-negros chegaram, aos oito minutos, em um chute de Joelinton que parou no zagueiro Werley. Os santistas responderam só, aos 22, quando Lucas Lima disparou uma bomba da intermediária, obrigando o goleiro Danilo Fernandes a fazer boa defesa.

Quando parecia que nada mais aconteceria na Ilha, o Sport voltou a estar à frente no placar. Aos 28 minutos, Renê lançou Régis pela esquerda. O meia invadiu a área e rolou para trás, para o próprio lateral-esquerdo bater de direita para o fundo da rede santista: 2x1. Daí em diante, a partida se arrastou em um marasmo só. 

Por: JC Online
Foto: André Nery/JC Imagem
BLOG DE TONY XAVIER

Governo apresenta nova proposta para professores das universidades

Por meio das secretarias da Educação, Administração e Relações Institucionais, o Governo do Estado apresentou, nesta quarta-feira, ao Fórum das Associações de Docentes das universidades estaduais (Fórum das ADs), em reunião na sede Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em Salvador, a minuta do projeto de lei que garante maior autonomia às universidades e revoga a Lei no 7176/1997. 

A minuta do [projeto] tem por orientação garantir a organização autônoma das universidades”, afirmou a diretora de Modelos Institucionais da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), 

Danielle Cintra, ressaltando que a regulamentação estará condicionada à alteração do estatuto das universidades. Segundo o coordenador da entidade, Elson Moura, a proposta será apresentada para discussão nas assembleias dos docentes. “Nós temos um documento que vai precisar de leitura mais densa, que é o projeto de lei para substituição da Lei 7176. Isso demanda um certo tempo e precisa de discussão”.
 
O governo também apresentou a proposta de alteração da estrutura de cargo para assegurar o fluxo e maior número de promoções. “Esta proposta implica na criação de um novo projeto de lei e deverá envolver também os reitores na discussão”, afirmou o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone. 

Quanto às demais reivindicações, o governo apresentou, no dia 4 deste mês, documento assegurando atendimento às promoções e progressos que estavam na Secretaria da Administração. “Também autorizou a contratação de professores substitutos, [com] base no cronograma apresentado pelas universidades”, como explicou o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Wilton Cunha. Ele ressaltou que,  “mesmo com o cenário econômico desfavorável, o Governo da Bahia garante o orçamento das universidades estaduais para 2015, com aumento de 10,3%, totalizando R$ 1.126.500 bilhão”.

Ao final da reunião, ficou acordado novo encontro entre representantes do governo e das associações docentes, no próximo dia 26, às 9h, também na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Por Redação: Bocão News
Fotos: Divulgação
BLOG DE TONY XAVIER

Para Dilma, com Renan é mais fácil que com Cunha

Do ponto de vista político, a presidente Dilma Rousseff venceu anteontem um duelo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros, com a aprovação de Luiz Edson Fachin para o STF (Supremo Tribunal Federal).
Haverá outras batalhas, mas o episódio Fachin mostra que é mais fácil para o governo lidar com um Senado sob o comando de Renan do que com uma Câmara presidida por Eduardo Cunha. O governo tem um problema com o Congresso, mas ele é maior na Câmara do que no Senado. Eduardo Cunha tem mais apoio entre os seus pares do que Renan.
O desempenho de Fachin na sabatina da semana passada foi muito bom, o que ajudou a quebrar uma onda de ataques infundados em relação à sua capacidade jurídica e pessoal. Fachin fará bem ao Supremo. Basta ver o que dizem dele os atuais ministros do tribunal. O advogado enfrentou uma campanha desleal e conservadora. Saiu mais forte ao vencê-la.(Leandro Mazzini)

Por: Blog do Mágno Martins
BLOG DE TONY XAVIER