domingo, 16 de agosto de 2015

FEIRINHA DA BARREIRAS (Projeto Apolônio Sales) Petrolândia-PE

Arquivo do Departamento de Cultura (Feirinha da Barreira- 1987)
Os moradores da comunidade do Sagrado Coração de Jesus, no Projeto Apolônio Sales, área rural de Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica, organizam aos domingos a Feirinha da Barreiras, uma pequena feira, para relembrar a Feirinha da Velha Barreiras (Petrolândia, submersa), que a mesma acontecia, aos domingos, ao lado da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

E aos poucos, tem chamado o público, para além de poder comprar: Frutas, verduras e legumes, podem saborear comidas tipicas da nossa região: Sarapatel, buchada, mungunzá salgado, entre outras comidas e salgados.
E eu, Alexandre Sertão, junto com a minha família (esposa e filhas) fui viver esse momento, que para mim foi especial, me fez lembrar de quando criança vendi picolé, na Feirinha da Barreira, minha saudosa terrinha.
Poeta Alexandre Sertão
Feira Projeto Apolônio Sales
Feira/Projeto Apolônio Sales
Feira/Projeto Apolônio Sales

Via Blog Cultura de Petrolândia

Homem morre após ser atingido por sete tiros em Petrolina

Um homem de 53 anos morreu, neste sábado (15), após ser atingido por sete tiros, no povoado de Pau ferro, Zona Rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O crime ocorreu em uma estrada do Sítio Maresia, próximo à comunidade de Santa Fé.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a equipe recebeu um chamado informando sobre um homicídio próximo a Pau Ferro. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima já sem os sinais vitais. Uma testemunha informou o nome da vítima e disse que tinha um encontro marcado com o homem, no povoado de Pau Ferro.

A PM informou que o vítima estava em uma moto quando foi baleado com sete tiros. A forma como ocorreu o homicídio não foi divulgado. O Instituto de Criminalística (IC) fez a perícia no local e o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina. A polícia também não divulgou o nome do suspeito de ter praticado o crime. 

Do G1

Organizadores estimam a participação de 50 mil pessoas no ato em Boa Viagem


Vestidos com roupas das cores da bandeira nacional, manifestantes pediram a saída da presidente  / Foto: Guga Matos/JC Imagem A manifestação realizada na manhã deste domingo (16), contra o governo da presidente Dilma Rousseff, já começa a se dispersar. De acordo com os organizadores do ato, cerca de 50 mil pessoas, participaram do protesto. O balanço inicial da organização apontava que eram três mil pessoas presentes.

Vestidos com roupas das cores da bandeira nacional e portando cartazes com dizeres como "Intervenção militar já" e "Fora Dilma", os manifestantes defenderam o impeachment da governante ao lado de diversos políticos da oposição.
Os deputados pernambucanos Mendonça Filho e Bruno Araújo também participaram da caminhada e teceram duras críticas à Dilma Rousseff.

Via JC Online
Foto: Guga Matos/JC Imagem

Tradicional corrida ciclística na Orla de Petrolândia, PE

Arnaldo Rocha,  empresário petrolandense, realizou neste domingo, (16) á 14º corrida ciclística na Orla fluvial da cidade.

Vários corredores da cidade e povoados próximos á cidade de Petrolândia, Sertão de pernambuco, participaram da competição que é realizada há exatamente 14 anos.

Vários prêmios foram distribuídos aos vencedores que são oferecidos pelo o próprio empresário e proprietário da Comercial Rocha. Obs. O destaque da corrida ciclística, ficou por conta do corredor Manoel André Xavier, (seu Didi, usando capacete, ao lado da irmã Eurides Xavier (de rosa, e da sobrinha, Kathyane Xavier, de óculos). "Detalhe: Seu Didi, de 62 anos, participou de todas ás corridas realizadas".

Parabéns ao empresário Arnaldo Rocha, que promove este evento há 14 anos, apenas pelo o prazer de fazer á alegria e á felicidade do povo de Petrolândia/PE.


Kathyane Xavier, seu Didi Xavier e Eurides Xavier


Fotos: Kathiane Xavier
Da Redação: Petrolândia em Foco

Avião indonésio desaparece com 54 pessoas a bordo


Um avião indonésio com 54 pessoas a bordo desapareceu neste domingo, (16), durante o voo na província de Papua, anunciaram autoridades do país.
O ATR 42 da companhia Trigana Air perdeu contato com o tráfego aéreo depois de descolar do aeroporto regional de Sentani, na província de Papua, no sudeste da Indonésia, segundo informou a agência de socorro e resgate do país por meio de mensagem publicada na rede social Twitter.
O avião transportava 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação, num voo que deveria durar 45 minutos e com pouso previsto em Oksibil (província de Papua). A aeronave deixou Jayapura cerca de meia hora antes de ser dada como desaparecida.
O Ministério dos Transportes da Indonésia confirmou a perda de contato com o avião: “Não temos certeza do que aconteceu com o avião e estamos em contato com as autoridades locais. […] O tempo costuma ser muito ruim naquela região, com muitas nuvens. A área é montanhosa”, disse um porta-voz.

Da Agência Brasil

Sport encara a Ponte Preta em seu retorno à Ilha



Rubro-negros querem voltar a fazer a festa dentro de casa / JC ImagemDepois de 45 dias, os rubro-negros voltam pra casa. Na Ilha do Retiro, o Sport encara a Ponte Preta, neste domingo (16), às 16h, pela 19ª rodada do Brasileirão, que marca o fim do primeiro turno. A promessa é de arquibancadas cheias e em clima de protesto contra a arbitragem do campeonato e a CBF. O movimento, articulado nas redes sociais e batizado de #madeiradelei, prevê torcedores leoninos empunhando lenços pretos e cantando a música “Madeira que cupim não rói” de costas para o campo durante a execução do Hino Nacional.

Agente Penitenciário sofre tentativa de execução na cidade de Parnamirim/RN


IMG-20150815-WA0738Por volta das 21 hs desse sábado, no bairro Cajupiranga, a polícia de Parnamirim foi acionada por causa de um veículo Honda City, cor e placas não visualizados, onde seus ocupantes tentaram contra a vida de um Agente Penitenciário do RN.

A vítima está identificada apenas como “Agente Marcos” do CDP de Rosa dos Ventos, setor norte de Parnamirim. Policiais que estão em diligências acreditam em tentativa de execução, tendo em vista nada foi levado do Agente.

De acordo com informações do Hospital Dioclécio Marques, também em Parnamirim, Marcos sofreu quatro tiros, sendo três destes nas pernas e o mais grave atingiu a região pélvica, e logo transferido para a sala de emergências.

Via Blog Jair Sampaio

Petrolândia; Popular Petrolandense Djanio Oliveira escreve mensagem de reflexão sobre Alcoolismo


O álcool e as drogas tem destruídos milhões de pessoas, eu fui um dos que também tive uma vida quase destruída. Mas um Campeão se mostra a sua força na derrota pra lutar onde pedir ajuda a DEUS e achei, que para mim é a maior força que podemos encontrar.

Não tenho vergonha, medo, nem dúvida de dizer que Deus me curou e me libertou. Hoje tento tirar alguém de lá, onde um dia eu estava, no fundo do poço.

Existem muitas pessoas que eu digo que aproveito muito mais a vida sem beber e nem fazer o uso de drogas, sou feliz por isto. Então sempre tento estender a mão a quem precisa primeiramente de DEUS e também da minha pessoa uma ajuda para sair do fundo do posso.Deus cura e Libertar

Via PN Petrolândia Notícias
Autor: Djanio Oliveira

MPF denuncia policiais 'dissidentes' na Lava Jato


O Ministério Público Federal denunciou por calúnia, na última semana, o delegado e o agente da Polícia Federal que acusaram irregularidades e coação envolvendo a cúpula de delegados da Operação Lava Jato, em Curitiba, segundo informou o Estadão. 
 
O delegado Mário Renato Castanheira Fanton e o agente federal Dalmey Fernando Werlang foram denunciados criminalmente à Justiça Federal pelo procurador Daniel Holzman Coimbra, do Grupo de Contro Externo da Atividade Policial da Procuradoria. 
 
Segundo o jornal, éssa é a primeira ofensiva contra uma suposta tática de contrainteligência que investigadores da Lava Jato identificaram, a apartir do final de 2014. A estratégia seria desestabilizar as apurações e tentar algum tipo de nulidade legal na condução do caso.

Petrolândia; Divulgação da 1° Missa em Homenagem aos Vaqueiros do Distrito Icó Mandantes


Via PN - Petrolândia Notícias

Brasil termina Parapan em primeiro lugar com 257 medalhas, 109 de ouro


Os números finais do Brasil nos Jogos Parapan-Americano de 2015, em Toronto (Canadá), traduzem a performance de uma potência esportiva: a delegação chegou a 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e outras 74 de bronze. Trata-se do melhor rendimento do Brasil em toda a história do evento, superando o recorde anterior registrado nos Jogos Parapan-americanos do Rio de Janeiro, em 2007, quando a equipe paralímpica conquistou 221 medalhas.
 
Para se ter uma ideia do domínio brasileiro na edição deste ano, o segundo lugar no quadro geral, o Canadá, não chegou à metade das medalhas de ouro brasileiras, conseguiu apenas 50. Os americanos, em terceiro, chegaram a 40.

Crise: grupo Globo pediu moderação a políticos


O vice-presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho, procurou nas últimas semanas líderes das principais forças políticas do país e integrantes do governo para expressar preocupação com o agravamento da crise e pedir moderação para evitar que ela se aprofunde ainda mais.
Um dos proprietários do maior grupo de comunicação do país, que inclui a maior rede de televisão e o jornal "O Globo", Marinho encontrou-se com três ministros do governo Dilma Rousseff (PT) e reuniu-se com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) na semana passada.
No dia 5, quando o Senado organizou uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da TV Globo, Marinho se reuniu com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e conversou reservadamente com as bancadas do PT e do PSDB no Senado.

CUT foi forçada a rever frase “pegar em arma”


Emissários do Palácio do Planalto trabalharam até a noite desta quinta (13) para que o presidente da CUT, Vagner Freitas, recuasse da declaração de que os trabalhadores pegariam em armas para defender o governo se tentassem derrubar a presidente Dilma Rousseff.
Vagner Freitas resistiu em dar uma nova interpretação a sua fala até o início da noite, quando, por fim, soltou uma explicação em uma rede social dizendo que a expressão "pegar em armas" era uma "figura de linguagem".
A propósito, monitoramento feito pelo Palácio do Planalto por meio das redes sociais indica que, até o momento, a mobilização para as manifestações do mês de agosto contra o governo federal está abaixo da detectada na véspera dos protestos de março.
De todo jeito, a ordem na sede do Executivo federal é de ter cautela e evitar qualquer tipo de provocação que possa estimular a animosidade em cima da hora.
Nas palavras de auxiliares do governo, o programa partidário do PT que ironizou os panelaços poderia ter sido evitado. Na ocasião em que o programa foi veiculado, a peça publicitária já não refletia o espírito de conciliação que tem sido pregado no Planalto.
Gerson Camarotti - G1