segunda-feira, 24 de agosto de 2015

“Considero 2015 perdido para a EAD na Univasf”, afirma coordenador

Os cortes no orçamento do Governo Federal para educação têm afetado o ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Somente em Petrolina, no Sertão pernambucano, a coordenação dos cursos de Educação à Distância (EAD) teve que demitir cerca de 50% do pessoal, isso porque da verba prevista para o ano de 2015, de R$ 1.4 milhão, apenas R$ 156 mil foi repassado pelo Ministério da Educação (MEC).
Reunião com os servidores da EAD aocnteceu na manhã nesta segudna-feira (24) (Foto: Amanda Franco/ G1)De acordo com o coordenador da EAD, Ricardo Duarte, o recurso para a manutenção do programa para todo o ano deveria ter chegado ainda em janeiro. Nesta segunda-feira (24) os funcionários realizaram uma reunião para explicar os problemas enfrentados para garantir a modalidade na instituição. “Temos uma equipe de cerca de 30 pessoas e teremos que cortar pelo menos metade, porque não temos garantia que no próximo mês de setembro teremos recursos para pagar o salário dos funcionários”, explicou o coordenador da EAD.

Além da redução do número de servidores terceirizados, outras atividades também foram prejudicadas. “Nós estamos presentes em 38 municípios e viajamos muito para encontros presenciais e aplicação de provas. Como viajar sem combustível e motorista? A equipe tem que dormir, almoçar e jantar e como vai pagar diária para motorista e professor sem ter recursos financeiro? Este ano eu só consegui fazer uma viagem. Fui à Sobradinho-BA porque a prefeitura mandou um carro vir me buscar e me trazer de volta. A situação é caótica”, lamentou o professor Ricardo Duarte.

Atualmente a EAD na Univasf tem quatro cursos de graduação com dois deles em andamento, seis cursos de formação pedagógica, sete cursos de pós-graduação e dois de extensão. Existem 1.450 alunos matriculados e 1.950 vagas foram aprovadas para este ano, mas o processo seletivo, que era para ter acontecido dia 10 de agosto, não foi realizado, pois não havia condições de manter o funcionamento duos cursos.
Cortes do orçamento na EAD prejudicam funcionamento de cursos na Univasf (Foto: Amanda Franco/ G1)
O movimento desta segunda-feira acontece em todo o país e foi denominada de Dia D, que tem o objetivo de informar sobre a situação, chamar a atenção do Governo Federal. “Hoje o ambiente virtual está fora do ar. Todas as atividades estão em funcionamento, mas de maneira precária”, disse Ricardo Duarte.
A coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, Adriana Moreno Costa Silva, afirmou que o orçamento teve corte de 60% e as bolsas de 30%. 100% da equipe multidisciplinar teve que ser reduzida. “Fica impossível continuar trabalhando. Não é justo que dia 24 de agosto o governo venha com o corte da bolsa de quem trabalhou praticamente o mês inteiro. Não tem como continuar os cursos”, destacou Adriana Silva.
Tácia Samara Neves Alves foi uma das atingidas com a redução da verbas. Ela cumpriu aviso prévio que encerrou na última sexta-feira (21). “Isso é muito triste porque a gente nunca espera. Acredito que isso reverta, mas não por agora”, disse.

Amanda Franco  
G1  Petrolina
Fotos: Amanda Franco

OAB julga pedido de cassação de Dirceu

O conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reúne, na tarde de hoje, em São Paulo para julgar o pedido de cassação do registro de advogado do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O processo segue em sigilo, por isso não foi informado o autor do pedido e sua motivação. O julgamento poderá ser adiado por pedido de vista de um dos integrantes do colegiado.
Dirceu formou-se em Direito pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1983, poucos anos depois de retornar do exílio e ser beneficiado pela Lei da Anistia.

Condenado no processo do Mensalão a 7 anos e onze meses de prisão por corrupção, o ex-ministro cumpria pena em regime domiciliar quando, no dia 3 de agosto deste ano, foi preso preventivamente por ordem da Justiça Federal por suposto envolvimento no esquema da Lava Jato. Ele ainda permanece na Custódia da Polícia Federal, em Curitiba.

O Conselho da Ordem é formado por 80 membros fixos e 80 suplentes. É necessária maioria absoluta de votos para que seja declarada a inidoneidade de Dirceu, provocando o cancelamento de seu número de OAB e a consequente exclusão da entidade.

Via Blog do Mágno Martins

Polícia Militar intensifica policiamento em Mossoró


Policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), com o apoio do Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, realizaram na tarde e noite deste sábado (22), abordagens em vários bares dos bairros Barrocas, Paredões e Santo Antônio na procura de arma de fogo, entorpecentes e foragidos da justiça.


Na ação foram empregados oito policiais com o auxílio de três viaturas, que resultou em 52 pessoas revistadas, porém nenhuma ocorrência foi registrada.

Via Blog Jair Sampaio

Mãe é presa ao levar maconha dentro de sutiã para filho preso no Piauí


Mãe é presa ao levar maconha dentro de sutiã para filho preso no Piauí (Foto: Daniel Santos/Proparnaíba.com )Uma mulher foi presa em flagrante quando tentava entrar com duas trouxas de maconha dentro do sutiã na Penitenciária Mista de Parnaíba, no Litoral do Piauí. Segundo a direção do presídio, a suspeita entregaria a droga para o filho durante uma visita realizada no domingo (23)

 O vice- diretor do presídio, que prefere não se identificar, informou que o filho da suspeita está preso por tráfico de drogas e mãe também já tem duas passagens pela polícia suspeita de cometer o mesmo crime.
 “A mulher foi encaminhada para a Central de Flagrantes onde foi autuado e depois retornou para penitenciária, onde ficará presa até que seja julgada”, disse.

Gilcilene Araújo Do G1 PI

Homem mata ex-sogra a pauladas e é preso em Caruaru, no Agreste


Crime ocorreu no bairro do Salgado, em Caruaru 
Crime ocorreu no bairro do Salgado, em Caruaru / Foto: Divulgação/Adielson Galvão. Um homem foi preso suspeito de matar a ex-sogra a pauladas e facadas no sábado (23) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima e o suspeito teriam discutido momentos antes do crime. Marliete Antônia Aguida, de 79 anos, foi atingida por várias pauladas e facadas, e morreu no local. O crime ocorreu no bairro do Salgado.

Ainda segundo a polícia, o suspeito, identificado como José Dilson Oliveira da Silva, de 29 anos, fugiu do local do crime, mas foi localizado no centro da cidade. Ele confessou o crime e disse ter matado a ex-sogra por não aceitar o novo relacionamento da filha dela.

A polícia informou que ele levado à delegacia e autuado em flagrante por homicídio. Após passar por exames, ele foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).


Núcleo SJCC/Caruaru
Do N10 Interior   Foto: Divulgação/Adielson Galvão.

Pai e filho são baleados no Centro de Inajá; mais velho morre ao ser atingido

Um homem de 35 anos morreu e o filho de 13 ficou ferido após serem atingidos por tiros na manhã deste domingo (23) no Centro de Inajá, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, os dois estavam chegando na casa de um vizinho quando foram baleados. O pai morreu no local e o adolescente foi socorrido.

Ainda segundo a PM, testemunhas informaram que o crime teria sido praticado por duas pessoas que se aproximaram das vítimas em uma moto. Uma delas teria efetuado os disparos. Os suspeitos fugiram e não foram localizados. Não há informações sobre a motivação do crime.

G1 Caruaru
Foto; Blog de Robson Cordeiro

Plenário do Senado deve começar votação da Agenda Brasil

Com a aprovação do projeto de lei que reduz as desonerações concedidas pelo governo a 56 setores da economia, o Plenário do Senado deve começar a se debruçar na apreciação da chamada Agenda Brasil.
 
Um dos projetos que já pode entrar em votação é o que trata da repatriação de ativos financeiros e bens patrimoniais do exterior de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP). “Queremos votar a Agenda Brasil. O projeto da repatriação está amadurecendo para ser votado”, declarou o senador Romero Jucá (PMDB-RR).
 
O projeto de Lei do Senado (PLS 298/15) diz que os brasileiros que têm conta ou bens no exterior, não declarados à Receita Federal, terão o prazo de 120 dias para declarar os valores mediante o pagamento da alíquota de 17,5% do Imposto de Renda, mais multa de 100% sobre o imposto apurado.

Futebol: resultado dos jogos do final de semana do Brasileirão

20ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2015

Santos 5x2 Avaí
Goiás 3x0 Vasco 
Figueirense 2x1 Sport
Ponte Preta 0x0 Grêmio
Coritiba 1x1 Chapecoense  
Corinthians 3x0 Cruzeiro
Flamengo 2x1 São Paulo
Internacional 2x0 Atlético/PR
Joinville 2x1 Fluminense
Atlético/MG 2x1 Palmeiras 

Petrolândia em Foco