sábado, 14 de novembro de 2015

Convite: Secretaria de Ação Social, Cidadania e Juventude convida a População para participarem da I Conferência Municipal de Direitos Humanos


PROGRAMAÇÃO
15h00 – Credenciamento 15h30m – Apresentação Cultural Casa das Juventudes e SCFV 16h – Composição da Mesa de Abertura 16h30m – Leitura e Aprovação do Regimento Interno 17h00 – Palestra Magna (Representante CREAS Regional do Sertão) 18h00 – Café com Prosa 18h30m – Grupos de Trabalhos  Os eixos temáticos   I. Eixo I - Afirmação e fortalecimento da democracia; a) Subeixo I: Participação política; b) Subeixo II: Controle social das políticas públicas de direitos humanos; c) Subeixo III: Liberdade de expressão e direito à comunicação; d) Subeixo IV: Educação em direitos humanos; e) Subeixo V: Pacto federativo e responsabilidades institucionais; Coordenadores: Vera Carvalho e Osmar Brandao   II. Eixo II - Garantia e universalização de direitos: a) Subeixo I: Sistema Nacional de Direitos Humanos para implementação da terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3); b) Subeixo II: Enfrentamento da violência motivada por diferenças de gênero, raça ou etnia, idade, orientação sexual, identidade de gênero e situação de vulnerabilidade; c) Subeixo III: Enfrentamento ao extermínio da juventude negra; d) Subeixo IV: Enfrentamento à criminalização dos movimentos sociais e defesa dos direitos dos defensores de direitos humanos; e e) Subeixo V: Memória, verdade e justiça. Coordenadores: Professor Maciel e Cleidinha   III. Eixo III - Promoção e consolidação da igualdade: a) Subeixo I: Desenvolvimento e direitos humanos;  
b) Subeixo II: Compromissos institucionais com as políticas de reparação, ações afirmativas e promoção da igualdade; 
c) Subeixo III: Promoção dos direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais; e 
d) Subeixo IV: Estratégicas de mobilização e promoção dos direitos humanos. Parágrafo único. As discussões dos eixos e subeixos poderão ser feitas por meio de palestras, painéis, oficinas, grupos de trabalho e debates Coordenadores: Professora Jussara e Irleide Dias  19h30m – Apresentação das Propostas e Aprovação na Plenária 20h30m – Eleição dos Delegados 21h00 – Encerramento. 
Prefeitura Municipal de Petrolândia - Por: Assessoria de Imprensa

Paysandu vence Luverdense e ultrapassa o Bahia


Na noite de sexta-feira (13), o Paysandu derrotou o Luverdense por 3 a 2 e ultrapassou o Bahia na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. Além deste jogo, houve ainda o duelo de rebaixados entre ABC e Mogi Mirim, que terminou com o triunfo do time potiguar por 3 a 1, e o empate em 1 a 1 entre Oeste e Criciúma.

Neste sábado (14), mais sete partidas encerram a 36ª rodada da competição nacional. Destaque para Bahia e Vitória que enfrentam Boa Esporte e Ceará, respectivamente, às 16h30.


Confira os jogos deste sábado pela Série B:
16h30
Boa Esporte x Bahia
Vitória x Ceará
Botafogo x Santa Cruz
Bragantino x Sampaio Corrêa
Náutico x CRB

20h
Paraná x América-MG
Atlético-GO x Macaé


Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)

Dois brasileiros são feridos em ataques em Paris


G1 – O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (13) que o Consulado do Brasil em Paris confirmou que dois brasileiros ficaram feridos após os ataques na capital francesa.
Explosões perto do Stade de France na noite desta sexta, durante um jogo entre as seleções da França e Alemanha, e três tiroteios espalhados pela capital francesa deixaram mais de 110 mortos e dezenas de feridos, segundo a polícia parisience.
Segundo informações da cônsul-geral do Brasil em Paris, Maria Edileuza Fontenele Reis, um dos brasileiros feridos estava em estado grave e foi submetido a cirurgia. Segundo a cônsul, ele perdeu muito sangue e teve de fazer transfusão. O outro teve ferimentos leves.
Os dois estavam no restaurante Le Petit Cambodge, no distrito 11 de Paris, que foi alvo de ataques. Eles jantavam quando foram atingidos por disparos.
A cônsul preferiu não informar os nomes dos brasileiros feridos porque ainda buscava contato com familiares.
O Itamaraty divulgou nota na qual informa que o governo brasileiro manifesta “sua profunda consternação pela série de bárbaros atentados” ocorridos na noite desta sexta.
“Ao mesmo tempo em que transmite suas condolências aos familiares das vítimas e empenha sua plena solidariedade ao povo francês e ao Governo da França, o Brasil condena os ataques nos mais fortes termos e reitera seu firme repúdio a qualquer forma de terrorismo, qualquer que seja sua motivação”, diz o texto da nota.

Via Blog Jair Sampaio - Fonte: G1

Petrolândia é primeiro município do estado a pagar 100% do 13º salário, afirma prefeito Lourival Simões


A Prefeitura Municipal de Petrolândia fez o pagamento integral do 13º salário de seus servidores. Segundo o prefeito Lourival Simões, aproximadamente 3 milhões de reais foram injetados na economia e Petrolândia é o primeiro município no Estado a pagar 100% do 13 Salário. 

"A ideia é fazer girar a economia do município. Quase nenhum município vai conseguir pagar [o 13º]". De acordo com o gestor, os servidores de alguns municípios ainda recebendo o 9º ou 10º salário [do ano] ainda, com muito atraso". 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do prefeito Lourival Simões

Crise faz Prefeitura de Timbaúba fechar as portas


Em meio à crise que assola quase todos os municípios brasileiros e depois de receber menos do que o esperado do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Prefeitura de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, resolveu radicalizar e fechou, literalmente, as portas do órgão para a população.

Segundo informações, há cerca de uma semana que a Prefeitura da Cidade não realiza atendimentos ao público e funciona apenas em regime interno, com um quadro reduzido de funcionários.

Uma faixa, pendurada na fachada do órgão municipal, reclama do corte, ainda maior, das verbas vindas do Governo Federal e ressalta a difícil situação vivida pelos municípios pernambucanos em 2015. Se a moda pega…
Via: PENotícias

Com gol de Lucas Lima, Brasil empata com a Argentina em Buenos Aires



O Brasil empatou com a Argentina em 1 a 1, na noite desta sexta-feira (13), no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. A partida foi válida pela 3ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2016.

Os hermanos abriram o placar na primeira etapa com Lavezzi após boa jogada pela direita. Já o time de Dunga reagiu no segundo tempo e igualou o marcador com o meia Lucas Lima após rebote de uma cabeçada no travessão do ataque brasileiro.

O zagueiro David Luiz ainda foi expulso nos minutos finais e está suspenso para a próxima partida da seleção brasileira que acontece na terça-feira (17), às 21h, na Arena Fonte Nova, diante do Peru.


FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 1 X 1 BRASIL

Local: Estádio Monumental de Nuñéz, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Antonio Arias (PAR)
Público/Renda: Não Divulgado
Cartões amarelos: David Luiz, Filipe Luís e Lucas Lima (BRA) ; Mascherano, Otamendi e Roncaglia (ARG)
Cartões vermelhos: David Luiz (BRA)
Gols: Lavezzi 33'1ºT (1-0) / Lucas Lima 17'2ºT (1-1)

ARGENTINA: Romero; Roncaglia, Otamendi, Funes Mori e Rojo; Biglia, Mascherano e Banega (Lamela 35'2ºT); Di María, Higuaín (Dybala 35'2ºT), Lavezzi (Nico Gaitán 23'2ºT). Técnico: Gerardo Martino

BRASIL: Alisson, Dani Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Lucas Lima (Renato Augusto 18'2ºT) e Willian (Gil 44'2ºT); Neymar e R. Oliveira (Douglas Costa 13'2ºT). Técnico: Dunga

Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)

Horror em Paris: com 153 mortos, governo decreta estado de emergência


A polícia ainda está circulando pelas ruas de Paris na tentativa de encontrar algum suspeito de ter participado da sequência de ataques terroristas que resultou na morte de centenas de pessoas em sete pontos da capital francesa. De acordo com informações da prefeitura da cidade, publicadas pela imprensa local, o governo francês decretou estado de emergência. Fronteiras foram fechadas, aeroportos e outras portas de entrada para o país estão bloqueadas.

O número de pessoas mortas chega a 153 com os sete ataques. Só na casa de shows La Bataclan 118 pessoas morreram. Um dos ataques, de forma suicida, ocorreu próximo ao estádio Stade de France, onde acontecia a partida entre a seleção da França e a alemã.  O estrondo foi ouvido dentro do estádio e os torcedores se abrigaram no gramado.  1500 solados das Forças armadas francesas estão sendo destacados para a capital francesa. 


Por Redação Bocão News (twitter: @Bocaonews)

Renan engavetará vendas de armas e maioridade


Deve durar pouco a comemoração das bancadas da bala, conservadora e evangélica na aprovação da redução da maioridade penal (feita em dois turnos na Câmara) e no iminente enterro do Estatuto do Desarmamento, em análise na Câmara. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pretende barrar na pauta do plenário da Casa Alta a PEC 115/2015 (a original 171/93), que trata da maioridade, e o PL 3722/12 (na Câmara), que flexibiliza compra e o porte de armas.

Renan está fechado com a presidente Dilma, e atende pedido do Planalto – o Governo é declaradamente contra os dois projetos. O objetivo é engavetar as propostas por anos, enquanto as bancadas e o Governo no Senado estiverem afinadas.
A redução da maioridade para 16 anos aprovada na Câmara vale para crime hediondo, homicídio doloso e lesão com morte. O atual projeto no Senado tramita na CCJ sob relatoria do senador Ricardo Ferraço. O 3722, na pauta da Câmara e que deve chegar ao Senado ainda este ano, entre outros pontos reduz de 25 para 21 anos permissão para compra de armas e amplia o porte de 3 para 10 anos.
Renan vai segurar a pauta por conta própria, pela prerrogativa do cargo, embora consulte líderes partidários. Diz que o projeto de mudança na compra das armas só passa se mantiver a venda para maior de 25.
Leandro Mazzini – Coluna Esplanada

Pesquisa: não houve retrocesso social em Dilma 1


Mas agravamento da crise econômica traz risco de passo atrás no 2º mandato

O governo sabe que o aumento do trabalho infantil em 2014 é uma notícia ruim e que vai gerar desgaste político, porque atinge uma parcela mais vulnerável da população. Esse dado foi aferido pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2014, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A explicação da ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social, é que o índice caiu muito em 2013. Teria sido, portanto, “um ponto fora da curva”. E, em 2014, teria ocorrido um crescimento de ajuste da taxa.
Mas auxiliares da presidente Dilma ainda tentam entender o que aconteceu. O temor é que a pesquisa do próximo ano seja pior ainda, porque a crise econômica se agravou do ano passado para cá e poderá sacrificar a infância e a juventude.
Na opinião do governo, a leitura geral dos dados da pesquisa é positiva, porque permite avaliar os quatro anos do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.
Do ponto de vista social, não houve retrocesso, porque diminuiu a miséria extrema, caiu a desigualdade social e aumentou o acesso da população a serviços públicos, entre outros aspectos positivos.
No entanto, o risco é que haja retrocesso social no segundo mandato, porque 2015 está sendo um ano perdido na economia e tudo indica que 2016 também será um ano ruim. Ou seja, a pesquisa, em geral, é boa, mas ela é uma visão do retrovisor. Mostra o que passou. Não o que está pela frente.
Blog do Kennedy