quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Forte terremoto atinge região central da Itália

Tremor de magnitude 6,2 ocorreu a 76 km de Perugia e a 10 km da superfície.
Cidade de Amatrice está em ruínas, diz prefeito.
Um forte terremoto de magnitude 6,2 atingiu o centro daItália na madrugada desta quarta-feira (24) - horário local -, perto de Perugia (a menos de 200 km de Roma), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), organismo que registra os tremores em todo mundo.
Agências internacionais informam, com base na imprensa italiana, que o sismo matou um casal de idosos em Pescara del Tronto. Eles teriam morrido após uma casa desabar. A emissora italiana RAI, por sua vez, informa 6 mortos, mas não fala o local.
Os municipios de Amatrice (2.000 habitantes), Accumoli (700 habitantes) e Norcia (4.000 habitantes) sofreram danos graves, informaram autoridades.
O tremor foi sentido por 20 segundos na capital, Roma, e no Vaticano, e ocorreu a apenas 10 km da superfície e a 76 km a sudeste de Perugia, às 3h36 do horário local (22h36 desta terça no horário de Brasília). Minutos depois, outro tremor, de magnitude 4,6, sacudiu Rieti, na mesma região. O sismo principal foi seguido por um outro, de magnitude 3,9, às 3h41, perto de Norcia, na província de Perugia, com epicentro a 7 km de profundidade. Há ainda relatos de outras réplicas na região.

Há relatos de imóveis destruídos na região central do país, informou a agência de proteção civil italiana, que classificou o terremoto como "tremor severo". Os municipios de Amatrice, Accumoli e Norcia sofreram os maiores danos.
Em Amatrice, na província de Rieti, o prefeito da cidade, Sergio Perozzi, afirmou que "metade da cidade" de 2.000 habitantes sofreu fortes danos e está em ruínas. "A metade da cidade já não existe, as pessoas estão sob os escombros", lamentou Pirozzi, à emissora privada "Sky".
Da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário