sábado, 15 de outubro de 2016

Horário de verão começa à meia-noite em dez Estados e no DF

Horário de verão começa a meia-noite deste domingo (16) - ThinkStock
Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País a partir de domingo (16), se prepare: começa o horário de verão e os brasileiros dessas regiões deverão adiantar o relógio em uma hora à meia-noite. Esse horário vai vigorar até o dia 19 de fevereiro de 2017.
O horário vai mudar para quem vive no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal devem alterar os relógios.
Adotada desde 1931, a medida gera economia de energia ao País, com menor consumo no horário de pico (entre as 18h e 21h).
Isso porque as residências, indústrias e comércios brasileiros aproveitam melhor a luminosidade natural, que dura mais tempo nesse período.
Assim, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.
Em 2015, o horário de verão permitiu poupar nada menos que R$ 162 milhões, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
A economia foi possível porque não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do País nos horários de pico.
Essa redução representa cerca de 4,5% da demanda de ponta das três regiões e é equivalente a uma vez e meia a carga no horário de ponta de Brasília ou o dobro da carga no horário de ponta de Florianópolis.
Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário