domingo, 30 de outubro de 2016

Lula, o menino que leva a bola para casa

Na manhã da votação do primeiro turno, Lula foi a um colégio de São Bernardo e anunciou: "O PT vai surpreender nesta eleição". Era o Lula de sempre, gritando vitória numa greve perdida ou anunciando triunfo numa eleição condenada. Abertas as urnas, os candidatos do PT ficaram fora do segundo turno em São Bernardo e São Paulo. Seu filho não se reelegeu vereador. O partido surpreendeu porque tinha 644 prefeituras e ficou com 261. Capital, só a do Acre.
Desastres eleitorais fazem parte da vida e o de Nosso Guia fez por onde. Fora do segundo turno na sua cidade, Lula anunciou por meio de um porta-voz que talvez não vá votar hoje. Aos 71 anos, tem esse direito. Ainda assim, fica na posição do garoto que está perdendo o jogo e leva a bola para casa.
São Bernardo não é apenas seu domicilio, mas é também a nascente eleitoral de seu maior herdeiro politico, o metalúrgico Luiz Marinho. Ele governa a cidade desde 2009, depois de ter sido ministro do Trabalho e da Previdência. Em 2008, quando elegeu-se pela primeira vez, fez uma das campanhas mais caras do país e foi o candidato que recebeu maior empenho pessoal de Lula, indo a três comícios e uma carreata. Desta vez, para não atrapalhar a vida de seus correligionários, ficou de fora.


Lula é de uma geração que foi para rua pedindo mais eleições. Não precisava avisar que não pretende votar, pois serão muito os septuagenários que irão às urnas. Além disso, não seria obrigado a votar em qualquer dos dois candidatos. Como já ensinou o professor San Tiago Dantas, "a abstenção é uma forma de voto."
Elio Gaspari - Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário