quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Petrolândia ganha Selo Unicef/Edição 2013-2016

Petrolândia foi contemplada com o Selo Unicef – Município Aprovado/Edição 2013-2016. O Selo é um reconhecimento concedido ao município pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. O comunicado oficial se deu na tarde desta terça-feira (22/11) pela Coordenação do escritório do UNICEF em Pernambuco e encaminhado ao articulador do Selo Unicef em Petrolândia, Adriana Silva, à presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Lívia Leite e ao prefeito Lourival Simões. 

"Esforço, trabalho, determinação, grupo, gente, capacidade, seriedade, competência, escolham quaisquer palavras dessas e ainda é pouco para este reconhecimento. Disse o prefeito Lourival Simões - Todas as dificuldades que passamos, com -25% do orçamento que tínhamos, sem R$ 30 Milhões nos últimos 2 anos, recebemos com carinho nosso 3 Selo UNICEF (2008, 2012 e 2016), Prefeito Amigo da Criança (2012), Medalha Tiradentes (2012 - Educação), Prefeitura Amiga da Mulher (2014). Encerramos nossos mandatos com o reconhecimento que é sim possível fazer mais e diferente quando se tem equipe. Obrigado a todos e a todas, esse não é um prêmio de um dono só! Ele é de todos nós! Agradeço a Adriana Silva, nossa articuladoras, por tudo! Obrigado a todos por fazerem uma Petrolândia melhor!", completou Lourival.
É uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Para conquistar o Selo nessa edição 2013/2016, o gestor municipal deveria aderir a iniciativa, nomear um articulador e desenvolver a metodologia proposta. Na PAM, os municípios deveriam pontuar nos três eixos: o Eixo de Impacto Social, eixo de Gestão de Políticas Públicas e o eixo de Participação Social.
EIXOS

PONTUAÇÃO NECESSÁRIA

Impacto Social

5 (cinco) indicadores de um total de 13 em pelo menos 3 (três) direitos diferentes. *Após flexibilização de um indicador.

Gestão de Políticas Públicas

10 (dez) ações estratégicas realizadas de um total de 19 ações propostas em, no mínimo, 3 (três) direitos. *Após flexibilização de uma ação.

Participação Social

Os municípios deverão realizar 2 (dois) temas de participação social escolhidos por eles durante o ciclo do Selo, além da realização dos 2 (dois) Fóruns Comu­nitários. O tema do combate ao mosquito AEDES AEGYPTI entrou na pontuação final dos temas de participação social.

Além disso, era obrigatório a realização dos 2 Fóruns comunitários e formar o comitê interssetorial municipal.

Redação: Alex Santos-Informações: Lourival Simões e Pesquisa Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário