sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Companhia de energia remove 400 ligações clandestinas em áreas de folia em Pernambuco

400 ligações clandestinas foram identificadas pela Celpe próximo a focos de folia (Foto: Divulgação/Celpe)
Durante as inspeções para evitar acidentes em prévias e no carnaval, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) identificou 400 ligações clandestinas no estado, os chamados “macacos”. Segundo a empresa, as irregularidades foram detectadas e removidas principalmente nos focos de folia do estado, em ações realizadas por 50 equipes. Mais de R$ 5 milhões foram investidos na segurança.
Além de perigosas, as ligações clandestinas provocam prejuízos e são crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Ao todo, foram mobilizadas mais de 50 equipes, que fizeram manutenções na rede elétrica e em subestações. Cerca de 800 quilômetros de linhas e redes foram inspecionados e mais de 50 quilômetros de fiação convencional foram substituídos por cabos multiplexados e protegidos.
Ao longo dos circuitos que receberão as maiores agremiações, cerca de 60 mil árvores foram podadas, sendo mais de mil apenas no percurso do Galo da Madrugada. A agremiação desfila no Sábado de Zé Pereira (25), e contará com 11 equipes de prontidão distribuídas nas ruas do Centro do Recife e 50 profissionais posicionados em locais estratégicos, para inibir situações de riscos e orientar a população quanto aos perigos de subir em postes e marquises próximas à fiação.
Diariamente, no carnaval, 268 equipes estarão de prontidão, com um contingente de 732 profissionais, entre eletricistas, coordenadores e engenheiros. Áreas com maior fluxo de pessoas no Grande Recife, cidades do interior e praias receberão reforço de 40% no efetivo.

Cargas extras

Quem precisar utilizar cargas extras de energia elétrica no carnaval precisa solicitar a ligação provisória de energia à Celpe. A Companhia vai atender os pedidos até a sexta-feira (24), mas aconselha os que os responsáveis solicitem desde já as suas ligações regulares, em qualquer Loja de Atendimento da Celpe.
É necessário apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura e, para os casos de ligações em área de praia, a portaria de permissão de uso do Patrimônio da União. Também é preciso apresentar documentos de identidade e CPF e informados os equipamentos que serão instalados.

Informações e cuidados

  • Não lance serpentina metálica na rede elétrica.
  • Evite tirar fotos com ‘pau de selfie’ em cima de trio elétrico.
  • O contato com a rede pode ser fatal.
  • Não coloque enfeites em postes e muito menos na fiação elétrica.
  • Não suba em postes nem em árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica.
  • Não jogue jatos d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito.
  • Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica.
  • Nunca faça ligação direta na rede elétrica. Fazer macaco é crime e coloca sua vida em risco.
  • Em caso de fio partido, mantenha distância e avise a Celpe pelo telefone gratuitto 116.
  • E lembre-se: se for viajar, não deixe equipamentos ligados para evitar desperdício de energia. Desligue inclusive os que ficam no modo stand by, como computadores e televisores.
  • Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário