terça-feira, 2 de maio de 2017

Petrolina sedia Clisertão Escola de 9 a 12 maio. Confira a programação completa.

"Clisertão Escola" agrega livros, leitura, literatura e memória a escolas do município de Petrolina

O Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão), evento bienal programado para 2018, realiza neste ano uma edição especial, totalmente dedicada à educação. É o Clisertão Escola, que irá acontecer entre os dias 9 e 12 de maio, em diversos locais de Petrolina. O evento é uma realização da Universidade de Pernambuco – campus Petrolina/Colegiado de Letras-, em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe.

A marca da política cultural do Estado, em seu eixo que promove o diálogo da Cultura com a Educação, estará representado no Clisertão escola pela presença do projeto Outras Palavras. Conduzido pela Secretaria de Cultura e Fundarpe, o Outras Palavras, desde sua criação, já esteve presente em 254 escolas de Pernambuco, atingindo 2.651 estudantes e entregando 3.683 livros de autores pernambucanos às instituições. Durante o Clisertão Escola, mais uma vez o projeto promoverá diálogos com escritores, artistas e doará livros pernambucanos às bibliotecas das escolas de Petrolina. Na programação completa do Clisertão Escola constam 28 atividades, que envolverão 117 escolas e cerca de 5.200 alunos e professores de Petrolina.

Algumas ações descentralizadas (marcas das primeiras edições) estão novamente confirmadas no Clisertão Escola. Entre elas, o “Clisertãozinho”, com teatro e contação de histórias com coordenação de Rossana Ramos, o “Ecoleituras”, leitura semiótica no Sítio Arqueológico Açude das Pedras – Distrito de Rajada e o “Ai, se sêsse”, recital para alunos e professores, com o poeta Chico Pedrosa. De acordo com o coordenador do projeto e professor da universidade de Pernambuco, Genivaldo do Nascimento: “O objetivo é fazer com que os livros, a leitura, a literatura e a memória cheguem às nossas escolas e alunos do município de Petrolina.”

Para a vice-presidente da Fundarpe, Antonieta Trindade, o evento irá fortalecer ainda mais o diálogo da cultura com a educação, a partir de Petrolina, para depois levar o Outras Palavras para outros territórios do Sertão. “No segundo semestre vamos fortalecer essa integração com o Sertão, chegando a Salgueiro, Floresta e outras regiões importantes, levando os escritores pernambucanos para esses lugares e também buscando revelar novos nomes da literatura destes municípios”, ressalta Antonieta.

O Outras Palavras comporá a programação do Clisertão Escola no dia 12 de maio. No Erem Dom Malan, das 8h às 12h, haverá bate papo com o escritor Mário Filipe, vencedor do 3º Prêmio Pernambuco de Literatura, com o livro Caninos Amarelados e com o Patrimônio Vivo de Pernambuco Dedé Monteiro, que fará recital poético.

Outro destaque da programação do Clisertão Escola é a palestra com o cordelista J. Borges, também Patrimônio Vivo de Pernambuco e um dos maiores artistas populares da América Latina. Algumas ações vão continuar acontecendo mesmo depois dos dias do evento, durante o primeiro semestre. Em exemplo o “Projeto Tomar”, que consiste na doação monitorada de livros em escolas. Cada aluno escolherá o livro e dirá o tempo máximo para a leitura. Em seguida, passará o livro para outra pessoa de sua escolha. Os estudantes de Letras acompanharão o percurso do livro entrando em contato com o aluno-leitor.

A Comissão Organizadora do Clisertão Escola, organiza também o “II Prêmio Clisertão” de Leitura. A organização premiará, com primeiros, segundos e terceiros lugares, professores da Rede Municipal de Ensino de Petrolina em efetivo exercício (do quadro permanente ou não de funcionários) autores de propostas inovadoras de leitura desenvolvidas em 2013 e 2017.

Professores da Rede Municipal de Ensino de Petrolina na abertura do Clisertão Escola 2017

A programação contempla ainda o “Concurso estudantil de cinema um minutinho”, que tem por objetivo estimular, entre os estudantes da Rede Estadual de Ensino, o desenvolvimento da produção audiovisual voltada para o universo do livro, leitura, literatura e memória. O concurso será realizado na Escola Estadual Eduardo Coelho, no dia 11/5, das 19h às 21h30. Serão recebidos trabalhos em DVD, independente do formato que originalmente foi concebido o curta. Os interessados poderão se inscrever nas escolas da Rede Estadual de Ensino, de forma gratuita, no período de 11 a 28 de abril. Os filmes selecionados serão divulgados,através de email, pela GRE no dia 5 de maio, às 15h. O “Concurso estudantil de cinema um minutinho” premiará com R$ 200 (duzentos reais) os cinco melhores filmes, sem indicação de colocação, que serão escolhidos por profissionais das áreas do audiovisual, comunicação e produção cultural, indicados pela organização do “Clisertão Escola”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – CLISERTÃO ESCOLA 2017

9/5 (terça)

8h- Projeto Tomar
- Doação monitorada de livros em escolas.

8h- Preservação e memória
- Curso de Formação do AGPM-Agentes Guardiões de Patrimônio Mirins. Distrito de Rajada. Com a Criatur-Consultoria em Turismo Pedagógico).

Local: Escola Malaquias Mendes.

8h- Oficina de criação literária com o escritor Bruno Liberal (Vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura 2013).

9h- Petrolina memória
- Palestras com D. Romilda Ferreira, autora do livro Petrolina: pessoas simples de passagem por sua história. Distribuição de exemplares do livro homônimo. Coordenação: Kátia Gomes e Aparecida Brandão.

9h-Mesa de glosa
- Construção de poesia a partir de mote divulgado na hora; nova forma de se fazer repente. Com poetas da região do Pajeú: Zé Adalberto e Lenelson

Local: Auditório Central da Facape

14h-: Oficina de literatura de cordel com Maviael Melo.

Local: Escola CAIC

15h- A Negação do sagrado e do capitalismo no poema “A triste partida”, de Patativa do Assaré. Palestra com Genivaldo do Nascimento.

Local: Escola de Aplicação

19h- O sertão na música
-Show voz e violão/debate. Com Vlader Nobre.


10/5 (quarta)

8h- Projeto Tomar
-Doação monitorada de livros em escolas.

8h- Preservação e memória
-Curso de Formação do AGPM-Agentes Guardiões de Patrimônio Mirins. Distrito de Rajada. Com a Criatur-Consultoria em Turismo Pedagógico.

Local: Escola Malaquias Mendes.

9h- São João do Carneirinho: Entre o popular e o erudito
-Palestra com Elisabet Moreira. Coordenação: Aparecida Brandão.

9h- Histórias de Cordel
-Contação de histórias de cordel. Com o Grupo Meninos do Cordel. GECORDEL- Grupo de Estudos sobre o Cordel/FACAPE.

15h30- Conversando com J. Borges.
-Palestra com o cordelista J. Borges, Prêmio Vivo de Pernambuco e um dos maiores artistas populares da América Latina.

Local: Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho – EREMCC

15h-Leitor na livraria
-Visita de 30 alunos leitores a uma livraria –Shopping de Juazeiro-BA/Nobel. Doação de um livro para cada um deles. Bate-papo com alunos. Coordenação: Cláudia Assad..

9h- Petrolina Memória
-Palestra com D. Romilda Ferreira, autora do livro Petrolina: pessoas simples de passagem por sua história. Distribuição de exemplares do livro homônimo. Coordenação: Kátia Gomes e Aparecida Brandão.

8h- Plano municipal do livro de Petrolina
-Realização de plenárias para a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Petrolina-PMLLLB-. Coordenação: Cláudia Assad e Isolda Beserra.

Local: Escola Municipal Eliete Araújo (Centro)

9h-Branca de Neve: Uma análise psicanalítica
-Palestra com Ana Patrícia Silveira, Doutoranda em Literatura. Professora do IFPetrolina

16h:Prêmio Clisertão de leitura
-Premiação em dinheiro aos cinco autores de ações exitosas na área de leitura. Coordenação: Genivaldo do Nascimento e Kátia Gomes.

Local: Centro de Convenções (Secretaria de Educação)

9h- Clisertãozinho
-Teatro e Contação de histórias. Coordenação: Rossana Ramos.

16h- Histórias de Cordel
-Apresentação do Grupo Meninos do Cordel. Com o GECORDEL- Grupo de Estudos sobre o Cordel/FACAPE. Coordenação: Matheus José

19h- Era uma vez…
-Contação de causos por alunos da EJA –Educação de Jovens e Adultos. Coordenação: Kátia Gomes e Zaira Lima.

19h- Eu, leitor
-Roda de conversa com alunos leitores: o quê, quando, onde e como leem. Coordenação: Renata Rios.

Local: Escola Santa Terezinha (Dom Avelar)

19h- Ai, se sêsse
-Recital para alunos e professores. Com o poeta Chico Pedrosa.

Local: Escola Municipal: Jacob Ferreira (Cosme e Damião). Coordenação: Kleber Costa e Simão Pedro

11/5 ( quinta)

8h30-Maracatu e São Gonçalo
-Encontro das danças de Maracatu e de São Gonçalo. Com o Maracatu Nação Matingueiros

Local: Escola Estêvão Rodrigues Coelho (Rajada)

8h- Escola no cinema
-Exibição de filme para 180 alunos no cinema do Shopping. Debate. Coordenação: Aparecida Brandão.

8h- Tropeiros
-Conversa com escritores/poetas locais da região: Hélio Araújo, Fabrício Nascimento, Jaqueline Costa e Graciele Castro. Coordenação: Amy Almeida. Doação de livros. Rodas de conversa em escolas.

14h-18h: Ecoleitura e memória
-Leitura semiótica no Sítio Arqueológico Açude das Pedras- Distrito de Rajada.

9h- Clisertãozinho
-Contação de histórias. Coordenação: Rossana Ramos.)

19h- Um minutinho: Concurso estudantil de curta-metragem.
-Exibição de Filmes de até um minuto sobre temas da literatura, leitura, memória e/ou do livro. Premiação para os cinco melhores filmes. Coordenação: Chico Egídio.

Local da exibição: Escola Estadual: Eduardo Coelho

19h- Ai, se sêsse
-Recital para alunos e professores. Com Chico Pedrosa.

Local: Escola Estadual: Dom Antônio Campelo.

19h- Eu, leitor
-Roda de conversa com alunos leitores: o quê, quando, onde e como leem. Coordenação: Renata Rios.

Local: Escola CEJA João Barracão

12/5 (sexta)

8h- Tropeiros
-Conversa com escritores/poetas locais da região/doação de livros). Quatro autores locais participarão de rodas de conversa em escolas.

8h- Outras palavras com o escritor Mário Filipe (3º Prêmio Pernambuco de Literatura, autor do livro “Caninos Amarelados”) e o Patrimônio Vivo de Pernambuco Dedé Monteiro + Coral “Infância Rimada” – do poeta José Carlos (Sertão do Pajeú).

Local: Escola Estadual Erem Dom Malan

9h: Preservação e memória
-Diplomação dos integrantes do Grupo AGPM-Agentes Guardiões de Patrimônio Mirins. Entrega de certificado, camisa da farda e crachá. Distrito de Rajada.

Local: Escola Estadual Malaquias Mendes

9h-O cotidiano do sertão
-Conversa acerca do trabalho de Veronique Bulteau sobre o Sertão Dionisíaco. Distribuição do livro “Para uma Antropologia do Sertão: Ecologia e sociologia do cotidiano”. Com Elisabet Moreira e Joelma Reis.

Local: Escola e comunidade do Povoado do Caititu-Petrolina.

18h30- O teatro vai a escola
-Apresentação da Peça O santo e a Porca, de Ariano Suassuna. Com o TPA-Teatro Popular de Arte-Petrolina)

Local: Escola José Cícero de Amorim (Rajada)

21h30: Fala de Encerramento do Clisertão Escola 2017

Local: Escola José Cícero de Amorim (Rajada)

Portal Cultura PE
http://www.cultura.pe.gov.br/canal/literatura/clisertao-escola-faz-o-dialogo-da-literatura-com-a-educacao-em-petrolina/#sthash.UtvbfCSa.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário