terça-feira, 10 de abril de 2018

Firmino comemora vitória, mas diz que objetivo ainda não foi alcançado

Reuters/Andrew Yates
Manchester City não conseguiu reverter o placar de 3 a 0 criado pelo Liverpool na ida e acabou eliminado da Champions. No duelo de brasileiros, Roberto Firmino levou a melhor sobre Gabriel Jesus. Mas vale lembrar que os dois marcaram na partida desta terça, que terminou com novo placar positivo para os Reds, 2 a 1.

Com vaga garantida na seleção de Tite que irá à Copa do Mundo, Firmino falou com a imprensa logo após a classificação de sua equipe, que está de volta às semifinais da Champions:

“Foi um resultado que mostra o amadurecimento da nossa equipe. Avançamos para as semifinais com duas grandes vitórias sobre o líder da Premier League, que tem um time de qualidade indiscutível. 

UFPE promove feira de qualificação voltada para estagiários e trainees

Campus Recife da UFPE (Foto: Ascom UFPE/Divulgação)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza na quarta (11) e na quinta (12) a 6ª edição da feira voltada para estagiários e traines da instituição. A UFPE no Mercado ocorre das 14h às 22h, no Centro de Convenções da instituição de ensino, na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site da UFPE. A expectativa da organização é receber cerca de 10 mil visitantes este ano e ultrapassar a meta atingida em 2017, que chegou a quase 6 mil pessoas.

Promovida pela A.C.E Consultoria, empresa Júnior liderada por estudantes da universidade, a feita contará com palestras e cursos. O foco é a qualificação profissional e empreendedorismo para estudantes, recém-formados ou mesmo quem está fora do mercado, mas procura oportunidades.

Este ano o tema geral da feira é "Seja protagonista. Conecte-se com o seu futuro". Está prevista a participação de 10 empresas, que vão mostrar produtos ou serviços e recrutar profissionais.

Participam do evento o Shopping Riomar, Instituto Euvaldo Lodi - IEL/PE, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Accenture, Instituto Cervantes, Grupo Ser Educacional e Santander.

Acampamento pró-Lula tem chuveiros instalados e pontos de doação

Reuters / Rodolfo Buhrer

O clima no acampamento "Lula livre", instalado nos arredores da sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, é tranquilo na manhã desta terça-feira (10). De hora em hora, manifestantes cantam e gritam palavras de ordem pedindo a libertação do ex-presidente.

Segundo os organizadores, ao menos 1.500 pessoas passam pelo local diariamente, sendo que 300 ficam fixas no acampamento.

Em comparação com o primeiro dia de protestos, o acampamento está mais organizado.
Há banheiros e chuveiros instalados, barracas montadas para cada coordenação, e até pontos de venda e doação de suprimentos. A empresária Marinalva Santana Barbosa de Aguiar possui uma brechó próximo à PF e decidiu montar uma barraca de vendas dentro do acampamento.

"Essa é uma oportunidade para vender, na que há muitas pessoas". Sobre a prisão de Lula, ela não opina. "Não parei ainda pra pensar, não sei se é bom ou ruim".

O professor Rodrigo Fernandes é um dos manifestantes que integram o acampamento. Ele veio do Rio Grande do Sul, com um grupo de cerca de 30 pessoas. "O acampamento é uma grande manifestação de esperança sobre a ordem instrucional que foi rompida desde o impeachment da presidente Dilma", diz.

Conforme ele, o sindicato do qual faz parte os apoia com suprimentos, e as tarefas são divididas entre os integrantes. "A ideia é não arredar o pé até que haja uma definição [sobre a prisão do ex-presidente]".

Ainda pela manhã, ocorreu um episódio entre moradores do local e manifestantes: um ônibus acabou enroscando em um poste de luz, deixando a rua sem energia elétrica. Numa breve discussão com manifestantes, uma empresária que faz parte do acampamento se ofereceu para pagar o conserto, com R$ 1.000.

Supremo deve decidir se Aécio vira réu no dia 17 de abril

Ueslei Marcelino / Reuters

A denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), por corrupção passiva e obstrução da Lava Jato, será analisada pelos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), na próxima terça-feira (17).

A decisão de pautar o inquérito foi do relator do caso na Corte, ministro Marco Aurélio Mello. Além dele, formam a Primeira Turma os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.

Na denúncia oferecida ao STF, a Procuradoria Geral da República (PGR) acusa o tucano de solicitar R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, um dos delatores da JBS.
A irmã do parlamentar, Andrea Neves, o primo de Aécio, Frederico Pacheco, e Mendherson Souza Lima, ex-assessor do senador Zezé Perrela (PMDB-MG), também foram denunciados.

Todos foram citados na delação premiada da JBS. De acordo com a PGR, o recebimento do valor teria sido intermediado por Frederico e Mendherson, que teria entregue parte dos recursos em uma empresa ligada ao filho de Perrella. A denúncia está baseada em gravações feitas pela Polícia Federal, durante uma ação controlada.

Sobre a acusação de obstrução da Justiça, a PGR sustenta na denúncia que o senador afastado tentou embaraçar as investigações da Operação Lava Jato, na qual também é investigado, ao "empreender esforços" para interferir na distribuição dos inquéritos dentro da Polícia Federal. 

Prazo para tirar título de eleitor termina em 9 de maio

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O eleitor tem até o próximo dia 9 de maio para requerer a sua inscrição eleitoral, alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral para estar apto a votar nas eleições de outubro. A data também será o último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade.

Ainda de acordo com o calendário eleitoral, 9 de maio será o prazo final para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não tiverem inscrição eleitoral regular sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votar nas eleições de 2018. Os prazos constam da Resolução 23.555/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A inclusão e a atualização da identidade de gênero no cadastro eleitoral também deve ser feita até o dia 9 de maio para valer nas eleições de outubro. Travestis e transexuais podem incluir o nome social no título de eleitor e no caderno de votação das eleições desde o dia 3 de abril. 

Quem perder esse prazo só poderá fazer a alteração após as eleições, para os próximos pleitos. O nome social é aquele pelo qual o transexual ou travesti é reconhecido socialmente, diferente do nome civil, que consta na certidão de nascimento. Já a identidade de gênero estabelece com que gênero a pessoa se identifica, masculino ou feminino.

Aos 71 anos, Fabio Capello anuncia aposentadoria do futebol

 Reuters / Tony O'Brien
Aos 71 anos de idade, o técnico Fabio Capello anunciou sua aposentadoria. O treinador italiano está sem clube desde que deixou o Jiangsu Suning, da China, em março
Capello fez a revelação quando foi questionado sobre a possibilidade de assumir a seleção italiana, que está sem técnico desde que não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo.

"Já tive experiências com as seleções da Inglaterra e da Rússia. Queria treinar um clube mais uma vez, e o Jiangsu foi meu último trabalho no futebol. Fiz tudo que queria. Estou satisfeito com o que eu fiz, e agora vou curtir ser comentarista. Você sempre vence nesse trabalho", brincou Capello, em entrevista à rádio italiana "Rai"

Em sua carreira, Capello treinou Milan, Real Madrid, Roma e Juventus. Seu principal título foi a Liga dos Campeões da Uefa de 1994 com o rubro-negro italiano.

Prisão de Lula pode ser um marco ou um fiasco

A prisão de Lula espalhou entre os poderosos da política um sentimento muito parecido com o que inquieta os ambulantes que comercializam produtos pirateados nas esquinas das grandes cidades. Os encrencados graúdos, ainda protegidos dentro da bola do foro privilegiado, passaram a enxergar a Lava Jato como uma espécie de rapa. Não importa o cargo ou o partido. De Michel Temer a Aécio Neves, todos passaram a cultivar o receio de que, depois do que aconteceu com Lula, o rapa pode recolher qualquer um na primeira esquina.
Intensifica-se em Brasília a pregação segundo a qual a Lava Jato está criminalizando a política. Pensando bem, faz todo sentido. A maior operação anticorrupção já deflagrada no país está colocando atrás das grades criminosos que utilizaram seu poder político para armar com empresários desonestos emboscadas contra o erário. Quem criminalizou a política foram os criminosos, não os investigadores ou os magistrados.
Nesse contexto, a prisão de Lula pode representar um marco ou um fiasco. Seria um marco se o rapa migrasse da periferia onde estão os 'sem foro' para os salões dos afortunados 'com foro'. Seria um fiasco se o Supremo Tribunal Federal modificasse a regra que permite a prisão de condenados em segunda instância e retardasse eternamente a conclusão do julgamento que restringirá a abrangência do foro privilegiado. 

Bom dia Petrolândia, bom dia Brasil



Imagens do desfile de aniversário da cidade de Petrolândia-PE
Mais um dia está nascendo e o Blog Petrolândia em Foco, deseja para todos vocês um dia super maravilhoso e cheio de paz, com imagens de Petrolândia e outras regiões do sertão nordestino, esperamos que este dia que se inicia traga para você e toda família muita saúde e realizações. Que Deus abençoe a cada um de nós em mais uma jornada que começa. Bom dia!

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier