segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Pesca em Sobradinho e Juazeiro cai devido a resfriamento de água no Rio São Francisco

(Foto: Reprodução/TV São Francisco)

Pescadores dos municípios de Sobradinho e Juazeiro, no norte da Bahia, têm sofrido com a baixa na produção. Segundo o programa Bahia Rural (TV Bahia) do domingo (22), além dos problemas ambientais já conhecidos no Rio São Francisco, a temperatura da água neste período, mais baixa que a média do ano, faz com que diminua a produção.

Segundo Adolfo Pinheiro, vice-presidente da Colônia de Pescadores de Sobradinho, em épocas normais cada pescador tira em média de 10 a 15 kg por dia. Atualmente eles conseguem apenas a produção para consumo deles no mesmo dia.

Petrolândia: Mergulhador de resgaste Samyr Oliveira faz alerta sobre prática de pulo acompanhado de mergulho na Igreja Submersa


Uma prática que já tinha sido praticamente extinta nas ruínas da igreja submersa Sagrado Coração de Jesus, principal ponto turístico de Petrolândia, voltou a tona nesse último final de semana. O pulo de cima da parte da estrutura do prédio foi registrado novamente por alguns turistas e banhistas da cidade, e denunciado em forma de alerta pelo mergulhador de resgate Samyr Oliveira, nas suas redes sociais.

O apelo de Samyr em redes sociais foi que a estrutura que foi construída aproximadamente no ano de 1950, vem ao longo do ano se desgastando com a ação do tempo. Tendo em vista que se pessoas continuarem a subir na igreja para a pratica de pulo acompanhado de mergulho, pode deteriorar mais rapidamente o prédio ou até mesmo provocarem acidente.

A reportagem do blog Petrolândia Notícias, entrou em contato com Samyr, onde o mesmo nós esclareceu que é preciso que todos preservem o principal ponto turístico da cidade, e que as autoridades tomem ás devidas providências referente ao caso.

Por Redação/Foto: reprodução/WhatsApp|Informação Samyr Oliveira

Vereador Carlos Bolsonaro gera polêmica com declaração sobre curso de Humanas

© Divulgação

O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) usou seu Twitter no final de semana para fazer uma declaração polêmica. Ele afirmou que os cursos de Humanas ensinam ‘como dar a rosca sem sentir dor’, ao comentar a medida de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, de retirar recursos da área de Humanas e repassar para a área de Exatas.

"Governo Bolsonaro investe em mais recursos para pesquisas de verdade e não aquelas padrões que ensinam como queimar a rosca sem sentir dor”, postou o filho do presidente, compartilhando um vídeo sobre investimentos na indústria automotiva.

Decisão da Universidade de Coimbra preocupa pecuaristas

© Divulgação

Na semana passada uma das mais renomadas Universidades do mundo, a de Coimbra (Portugal), anunciou que a partir de janeiro de 2020 vai proibir a venda de carne bovina nas suas quatorze cantinas universitárias.

Segundo o reitor, Amílcar Falcão, o objetivo é de que a Universidade de Coimbra se torne “a primeira universidade portuguesa neutra em carbono” até 2030 e ao proibir "aquela que é a fonte de maior produção de CO2 que existe a nível da produção de carne animal” garante estar no caminho certo. 

A carne de vaca será substituída por outros ingredientes que ainda vão ser estudados, segundo o reitor. “Vivemos um tempo de emergência climática e temos de colocar travão nesta catástrofe ambiental anunciada”, afirmou.

No entanto, a medida causou preocupação. Isso porque, de acordo com o professor Paulo Emilio Fernandes Prohmann, doutor pela University of Kentucky, o motivo alegado para o banimento da venda de carne bovina não procede “ Há inúmeros trabalhos e artigos provando que a criação de bovinos reduz a emissão de gases de efeito estufa do planeta, ou seja, a atitude da Universidade de Coimbra vai contra inúmeras pesquisas realizadas em diferentes países”, afirma.

Prohmann salienta ainda que a decisão do reitor poderá gerar informações incorretas no mundo acadêmico. “A preocupação fica evidente no momento em que esta inverídica informação poderá moldar a forma de pensar e agir dos jovens alunos e da comunidade ao redor, pois serão levados a acreditar que realmlente os bovinos são vilões do aquecimento global”, pondera.

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) também exprimiu a sua "profunda perplexidade relativa à notícia relativa à eliminação da oferta de carne de vaca nas cantinas. Em nota enviada à Agência Lusa, a CAP afirma que "a invocada 'emergência climática', desígnio que a todos convoca, não deve - não pode - servir de pretexto para a tomada de decisões infundadas, baseadas em alarmismos incompreensíveis", diz.

Policiais ajudam a salvar bebê prematuro em parto de emergência

©  Foto: Reprodução / Ascom PM

"Estou muito gratificado e emocionado", disse o cabo Alberto Fausto, um dos três policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), que realizou um parto de emergência no sábado (21) no município de Acará, no nordeste do estado. "Foi uma experiência inesquecível, momento único em nossas vidas que nos traz conhecimento e felicidade em nossa carreira", comentou.

O cabo Alberto estava com o cabo Pedro da Luz e o soldado Felipe Trindade em ações na rodovia PA-252, quando foram acionados para dar assistência à jovem Beatriz dos Santos Oliveira, de 17 anos. O trabalho de parto já estava avançado quando os policiais chegaram.

‘’Foi uma situação de emergência e tivemos de agir de maneira correta. Fizemos o que era nossa obrigação, como policiais e seres humanos", disse o cabo Pedro.Ao chegarem no local, os militares cortaram o cordão umbilical e fizeram a desobstrução das vias respiratórias do bebê, que estava bastante roxo e com dificuldade de respirar.

Segundo os policiais, a mãe e o filho foram levados para o Hospital Municipal do Acará, onde receberam atendimentos médicos, antes de serem transferidos para o Hospital da Santa Casa de Misericórdia, em Belém. Beatriz Oliveira e o bebê passam bem.

Socorro Alencar, médica que estava de plantão no hospital do Acará, disse que a ação rápida dos policiais foi essencial para o nascimento. Ela elogiou o trabalho dos policiais e disse que "o atendimento em condições inusitadas e a conduta da equipe salvaram a vida da criança".

Morte de menina no Rio cria embate sobre pacote anticrime

© Divulgação

A morte de uma menina de 8 anos durante ação da PM no Rio na sexta-feira (20) levou a um embate entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, sobre o pacote anticrime, que prevê punição mais branda a policiais que cometam excessos no combate ao crime. Também é alvo de crítica a política de segurança da gestão Wilson Witzel (PSC), que não se manifestou publicamente sobre o caso até a noite de domingo - só por meio de nota do governo. Ágatha Félix foi enterrada neste domingo, 22, sob comoção e protesto.

Na sexta à noite, Ágatha estava dentro de uma Kombi no Complexo do Alemão, com a família, quando foi atingida por um disparo de fuzil nas costas. A PM diz que policiais trocaram tiros com bandidos. Já moradores contestam a versão. Segundo eles, os PMs atiraram em homens em uma moto e acabaram acertando a criança.

Polícia Civil e Ministério Público vão apurar se o tiro partiu da arma dos PMs. Só este ano, ao menos 16 crianças foram baleadas na região metropolitana do Rio - cinco morreram, diz a plataforma Fogo Cruzado, que monitora tiroteios. O caso motivou críticas de autoridades.

Na tarde de domingo, Rodrigo Maia defendeu, no Twitter, "avaliação muito cuidadosa e criteriosa" sobre o "excludente de ilicitude" - item do pacote anticrime do governo Jair Bolsonaro enviado ao Congresso. O projeto permite ao policial que age para prevenir suposta agressão ou risco de agressão a reféns a interpretação do ato como legítima defesa. Pela lei atual, o policial deve aguardar ameaça concreta ou o início do crime para atuar.

À noite, Moro rebateu no Twitter. "Não há nenhuma relação possível do fato com a proposta de legítima defesa constante no projeto anticrime." Bolsonaro não se manifestou.

"Neste caso específico, o policial não estava amparado pela excludente de ilicitude. Provavelmente irá responder por homicídio culposo porque certamente não queria matar a menina", disse o deputado Capitão Augusto (PL-SP), relator de um dos projetos do pacote. Na terça-feira, 24, o grupo de trabalho na Câmara tenta concluir o parecer sobre a proposta.

Investigação

Petrolândia: XI Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia acontece neste sábado (28) na Casa de Show Velho Chico; reserve sua mesa!

O XI Encontro de Filhos e Amigos de Petrolândia será realizado neste sábado,28 de setembro de 2019, na Casa de Shows Velho Chico. O evento será animado pela Banda SUPER OARA. Também terá a participação da cantora Jhenifer Melo.

Mesas à venda - Zé Sandes (87 - 9.9610-8555
Karina/Romeu - 87 - 9.9955-0875
Nazareth/Miguel - 87 - 9.9635-9811

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Júnior Biu - Presidente do Lions Clube de Petrolândia

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!



Imagens de Petrolândia-PE

Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo que acontece e que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia!