terça-feira, 7 de abril de 2015

Secretaria descarta morte por leptospirose em agente penitenciária


Maria Sonia da Silva faleceu na madrugada do domingo de Páscoa (Foto: Waldson Costa/G1)
Maria Sonia da Silva, faleceu na madrugada do Domingo de 
páscoa (Foto: Waldson Costa/G1)

Após exames realizados no corpo da agente penitenciária Maria Sônia da Silva, 50, que morreu no último domingo (4), sob suspeita de leptospirose, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirma que a paciente não contraiu a bactéria leptospira, que causa a leptospirose.

As amostras do corpo da agente foram colhidas pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Universidade Estadual de Ciências de Alagoas (Uncisal) e os exames foram feitos pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL).

Em entrevista ao AL TV 1ª edição na segunda-feira (6), o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Vitor Leite, falou que as condições são precárias na cozinha do sistema penitenciário e que o Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira não oferece as condições necessárias para que as pessoas possam trabalhar com segurança.

"A situação é antiga. Já foi denunciada pelo sindicato e nada foi feito. Na cozinha tem ratos, gatos, péssimas condições de higiene. A comida quando chega é jogada no chão", denuncia Leite.

Maria Sônia da Silva foi internada no Hospital Helvio Auto sob suspeita de leptospirose. A família da agente acredita que ela tenha morrido após comer um pão infectado pela bactéria transmitida pela urina de rato, animais que circulam livremente pelo local. Ela atuava há 12 anos no sistema prisional alagoano, deixa esposo, três filhos e quatro netos.

"Ela trabalhou no plantão do último final de semana de março e lá comeu um pão. Depois, ela mesmo relatou que viu ratos andando próximo da comida. Quando foi na quinta-feira (2) ela chegou em casa mais cedo porque não aguentou trabalhar. Estava com dores por todo o corpo, febre e calafrios", expôs o esposo da agente, José Cícero Vicente Silvestre.

Segundo ele, como o estado de saúde da esposa só piorava ainda na quinta-feira (2) ela foi levada para o Mini-pronto Socorro do Tabuleiro. Que verificou a gravidade da situação e a encaminhou para o Hospital Geral do Estado (HGE).


Por: G1 Alagoas
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário