segunda-feira, 8 de junho de 2015

Estrada esburacada deixa Betânia isolada



Fui a Betânia, no Alto Sertão pernambucano, a 400 km do Recife, sexta-feira passada, inaugurar, oficialmente, mais uma emissora que passa a fazer parte da Rede Nordeste de Rádio, geradora do meu programa Frente a Frente: a nova Betânia 87,9 FM, de propriedade do radialista Marcos Oliveira.

Marcos Oliveira, aliás, na condição de suplente, assumiu mandato de vereador na Câmara Municipal de Serra Talhada, a 84 km de Betânia. O programa que celebrou a entrada da emissora na rede Nordeste de Rádio teve a participação do próprio Marcos, da prefeita Eugênia Araújo (PSD), do ex-prefeito Val Araújo e de vereadores da região, como Neguinho da Maravilha (PSB), de Custódia.

A pauta girou em torno da precariedade da PE-340, que liga Betânia ao entroncamento da BR-232, em Flores. Após o programa, fiz uma palestra sobre o quadro da política nacional na Câmara de Vereadores, atraindo um público discreto, mas bastante participativo de políticos, profissionais liberais e formadores de opinião.

Em 1872, as terras onde hoje se localiza o município de Betânia, constituíam a Fazenda Caiçara dos Órfãos, de propriedade de Manoel Pereira. Em 1902, foi construída uma escola de alfabetização, a cargo do professor José Antônio de Souza Guerra. Em 1911, instalou-se a feira livre no local.

Estas duas iniciativas induziram o povoamento. Em 1912, o nome da localidade, então Caiçara dos Órfãos, foi trocado para Betânia, por sugestão do Padre José Ribeiro. Pela Lei Estadual 1319, de 13 de junho de 1916, foi elevada à categoria de vila e 4º Distrito de Floresta. O distrito de Betânia foi criado em 6 de dezembro de 1928, então subordinado ao município de Custódia. Betânia foi emancipada em 19 de março de 1962.

Do Blog do Mágno Martins
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário