sexta-feira, 27 de março de 2015

Redução no número de filhos por família é maior entre os 20% mais pobres do País


O levantamento mostra que, em 2003, a média de filhos por família no Brasil era 1,78. Em 2013, o número passou para 1,59 / Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

O levantamento mostra que, em 2003, a média de filhos por família no Brasil era 1,78. Em 2013, o número passou para 1,59

Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem


Nos últimos dez anos, o número de filhos por família no Brasil caiu 10,7%. Entre os 20% mais pobres, a queda registrada no mesmo período foi 15,7%. A maior redução foi identificada entre os 20% mais pobres que vivem na Região Nordeste: 26,4%.

Os números foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e têm como base as edições de 2003 a 2013 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostra que, em 2003, a média de filhos por família no Brasil era 1,78. Em 2013, o número passou para 1,59. Entre os 20% mais pobres, as médias registradas foram 2,55 e 2,15, respectivamente. Entre os 20% mais pobres do Nordeste, os números passaram de 2,73 para 2,01.

Para a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, os dados derrubam a tese de que a política proposta pelo Programa Bolsa Família estimula as famílias mais pobres do país a aumentar o número de filhos para receber mais benefícios.

“Mesmo a redução no número de filhos por família sendo um fenômeno bastante consolidado no Brasil, as pessoas continuam falando que o número de filhos dos pobres é muito grande. De onde vem essa informação? Não vem de lugar nenhum porque não é informação, é puro preconceito”, disse.

Entre as teses utilizadas pela pasta para explicar a queda estão os pré-requisitos do programa. “O Bolsa Família tem garantido que essas mulheres frequentem as unidades básicas de Saúde. Elas têm que ir ao médico fazer o pré-natal e as crianças têm que ir ao médico até os 6 anos pelo menos uma vez por semestre. A frequência de atendimento leva à melhoria do acesso à informação sobre controle de natalidade e métodos contraceptivos”.

A demógrafa da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE Suzana Cavenaghi acredita que o melhor indicador para se trabalhar a questão da fecundidade no país deve ser o número de filhos por mulher e não por família, já que, nesse último caso, são identificados apenas os filhos que ainda vivem no mesmo domicílio que os pais e não os que já saíram de casa ou os que vivem em outros lares.

Segundo ela, estudos com base no Censo de 2000 a 2010 e que levam em consideração o número de filhos por mulher confirmam o cenário de queda entre a população mais pobre. A hipótese mais provável, segundo ela, é que o acesso a métodos contraceptivos tenha aumentado nos últimos anos, além da alta do salário mínimo e das melhorias nas condições de vida.

“Sabemos de casos de mulheres que, com o dinheiro que recebem do Bolsa Família, compram o anticoncepcional na farmácia, porque no posto elas só recebem uma única cartela”, disse. “É importante que esse tema seja estudado porque, apesar de a fecundidade ter diminuído entre os mais pobres, há o problema de acesso e distribuição de métodos contraceptivos nos municípios. É um problema de política pública que ainda precisa ser resolvido no Brasil”, concluiu.


Da ABr
BLOG DE TONY XAVIER

Trabalhadores rurais atingidos pela Barragem de Itaparica em PE e BA bloqueiam BRs para cobrar religação de energia elétrica para irrigação de perímetros irrigados


Contas de energia não pagas estão sob responsabilidade da Codevasf

Cerca de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras rurais atingidos pela Barragem de Itaparica, e que foram reassentados nos Projetos Brígida, em Orocó; Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista, Apolônio Sales, em Petrolândia (todos em Pernambuco); e Rodelas, Glória, Pedra Branca, Curaçá e Abaré, na Bahia, bloquearam as BRs 428, 116 e 316. 

Eles cobram que a religação imediata da energia cortada das estações de bombeamento para os projetos de irrigação dos reassentamentos, há 48 horas, pela Celpe (PE) e Coelba (BA). Esse corte suspendeu o bombeamento de água para consumo humano e produção. 

Os manifestantes manifestaram a intenção de só liberar as rodovias quando houver o religamento da energia e quando for agendada uma reunião com a Casa Civil do Governo Federal. 

Imprensa Fetape
BLOG DE TONY XAVIER

Herdeira da Band revela que apresentador foi praticamente expulso da emissora



Pelo visto, a saída da Band do apresentador Otávio Mesquita não foi das mais amigáveis. Pelo menos foi o que ficou claro em uma discussão entre o rapaz e uma das herdeiras da Band, Rosana Saad. 
 
De acordo com o colunista Léo Dias, do jornal O Dia, tudo começou quando Otávio criticou o programa de Rafinha Bastos nas redes sociais.  “Foi ao ar ontem… Pena que ninguém viu! Deu 0,8 ponto ! Mas vou reprisar no meu programa Rafinha”, escreveu.


Ainda de acordo com a publicação, a também diretora da emissora não gostou da crítica e ao responder acabou revelando que o ex-apresentador da Band não é bem visto por lá. Pelo tom da resposta, Rosana deu a entender que Otávio foi praticamente expulso da Band. “Mesmo o Rafinha Bastos neste dia não ter ido bem, a Band estará sempre de portas abertas, porque ele é um querido por toda a diretoria. Agora, mesmo seu ibope na Band não ter sido tão melhor, a maioria dos diretores não te quer mais”, disparou.


Por: Redação Bocão News
Fotos: Reprodução
BLOG DE TONY XAVIER

Agentes penitenciários encontram 420 litros de cachaça artesanal em revista no Complexo Prisional do Curado


No total, foram encontradas 62 armas brancas. / Foto: Divulgação/Seres

No total, foram encontradas 62 armas brancas.

Foto: Divulgação/Seres


Agentes penitenciários encontraram 420 litros de cachaça artesanal durante revista no Presídio ASP Marcelo Francisco de Araújo (PAMFA), no Complexo Prisional do Curado, Zona Oeste do Recife, nesta quinta-feira (26). 
Além da bebida, foram apreendidas facas, celulares e drogas.
Entre as armas encontradas estavam quatro facões artesanais; 17 facões industriais; oito facas artesanais; 25 facas industriais; duas foices artesanais; quatro foices industriais; e dois chuços. Também foram pegos 26 celulares, dois chips, 19 carregadores de celular e dois pen drives.

Setenta gramas de maconha, 70 gramas de crack e 85 gramas de ácido bórico foram achados durante a revista. Os agentes penitenciários também pegaram três usinas de produção de cachaça, em adição aos 420 litros da bebida artesanal. Os presos também estavam de posse de três teresas.

A revista é realizada pela Secretaria de Executiva de Ressocialização (Seres) e coordenada pelo superintendente de Segurança Penitenciária. Agentes penitenciários do PAMFA e do Grupo de Operações de Segurança da Seres (GOS) participaram da ação, com suporte do Batalhão de Choque, Companhia Independente de Policiamento com Cães e Companhia Independente de operações Especiais da Policia Militar.


Por: JC Online
BLOG DE TONY XAVIER

De virada, Brasil vence França e Dunga mantém 100% de aproveitamento


O grupo segue nesta sexta-feira (27) para Londres, onde enfrenta o Chile, no Emirates Stadium (Arsenal) / Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

O grupo segue nesta sexta-feira (27) para Londres, onde enfrenta o Chile, no Emirates Stadium (Arsenal)

Foto: Rafael Ribeiro/ CBF


A seleção brasileira manteve a marca de 100% de aproveitamento na nova era Dunga ao vencer por 3 a 1 a França nesta quinta-feira (26) em pleno Stade de France, em Paris.

O time francês foi o adversário mais difícil entre os sete que o Brasil enfrentou desde que o treinador assumiu, após a Copa do Mundo do ano passado.

O grupo segue nesta sexta-feira (27) para Londres, onde enfrenta o Chile, no Emirates Stadium (Arsenal), no domingo (29).
Os dois jogos na Europa são os últimos antes da convocação para a Copa América, que será realizada no Chile entre junho e julho.
Neymar, Oscar e Luiz Gustavo marcaram para o Brasil, e Varane fez o dos donos da casa.

Além de manter o aproveitamento positivo, o time brasileiro derrubou a invencibilidade de seis jogos da França desde a Copa.

O jogo, que marcou o reencontro de Dunga com o palco da final da Copa de 98, foi equilibrado no primeiro tempo, mas no segundo o Brasil foi bem superior.

Debaixo de um frio de 6º, time brasileiro mostrou controle de posse de bola e capacidade ofensiva com Oscar e William no meio e a dupla de ataque Neymar e Roberto Firmino, mas encontrou um pouco de resistência na defesa bem montada pelo treinador Didier Deschamps.

Aos seis minutos, a França deu o primeiro susto: Jefferson, que venceu a disputa com Diego Alves pela titularidade, salvou cabeçada de Benzema cara a cara.

Numa cobrança de escanteio, aos 21, Varane subiu sozinho e marcou para a França.
A seleção brasileira empatou com Oscar aos 39, num chute de bico, após boa tabela com Firmino.

Em sua segunda convocação, o meia-atacante do Hoffenheim, da Alemanha, virou a aposta de Dunga para suprir a ausência do titular Diego Tardelli, cortado por contusão.

A virada veio com Neymar, aos 12 do segundo tempo, ao receber uma boa bola de William do lado esquerdo e marcar quase sem ângulo. O mesmo William cruzou para Luiz Gustavo fazer o terceiro pouco depois, aos 23.

LATERAIS
Com o entrosamento entre Filipe Luis e Oscar, parceiros no inglês Chelsea, o lado esquerdo da seleção funcionou bem mais do que o direito.
Surpresa de última hora no titular titular, no lugar de Fernandinho, o volante corintiano Elias apareceu pouco, ao contrário de Luiz Gustavo.

Com um base montada durante os sete jogos disputados até agora, o treinador brasileiro parece ter poucas dúvidas para fechar a lista para a Copa América. Tanto que só mexeu no time somente nos minutos finais do amistoso, ao colocar Douglas Costa, Luiz Adriano, Fernandinho, Marcelo e Souza.

HOMENAGEM
Antes do jogo, os franceses homenagearam Henry, Zidane, Vieira e Desailly, por terem feito mais de 100 jogos com a camisa da seleção. Maestro do time campeão do mundo de 1998, Zidane foi o mais aplaudido pelos torcedores presentes ao Stade de França.

FRANÇA
Mandanda; Sagna, Varane, Sakho e Evra; Sissoko (Kondogbia), Schneiderlin, Matuidi (Giroud) e Valbuena (Payet); Griezmann (Fekir) e Benzema
T.: Didier Deschamps

BRASIL
Jefferson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fernandinho), Elias (Marcelo), Oscar (Souza) e Willian (Douglas Costa); Neymar e Roberto Firmino (Luiz Adriano)
T.: Dunga
Local: Stade de France, em Saint-Denis
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Gols: Varane aos 21, e Oscar, aos 40min do 1º tempo; Neymar, aos 12, e Luiz Gustavo, aos 23min do 2º tempo


Folhapress
BLOG DE TONY XAVIER

Mulher é presa com mais de 9 kg de maconha em Petrolina, no Sertão


Droga apreendida com mulher em Petrolina (Foto: Divulgação / Polícia Militar de Petrolina)
Droga apreendida com mulher e Petrolina (Foto: Divulgação 
/Policia Milita de Petrolina)

Uma mulher de 34 anos foi presa nesta quinta-feira (26), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, com mais de 9 kg de maconha. A ação faz parte da 'Operação de Combate ao Crime Violento Letal e Intencional', realizada pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM).
A prisão ocorreu na BR-428, por policiais da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac), que receberam informações do Núcleo de Inteligência do Sertão (NIS-4) sobre o tráfico de drogas na região. A mulher foi abordada em um carro de transporte alternativo que vinha da cidade de Orocó,  também no Sertão pernambucano. 
Com a suspeita a polícia encontrou 9.378 kg de maconha pronta para consumo. O entorpecente iria abastecer o mercado de Petrolina.
A suspeita foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro, na Bahia e autuada em flagrante por tráfico de droga.
Por: G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER



No Peru, Aécio critica silêncio sobre Venezuela


Peru: Aécio encontra Mitzy Ledezma e Lílian López, mulheres de oposicionistas presos na Venezuela 

Aécio Neves está na capital peruana, Lima. Foi à cidade a convite da Fundação Internacional da Liberdade, entidade presidida pelo escritor Mário Vargas Lhosa. Ele participa de seminário sobre a liberdade na América Latina. A situação na Venezuela domina os debates.
Na abertura do encontro, nesta quinta-feira, Aécio encontrou-se com Mitzy Ledezma e Lílian López. A primeira é mulher do prefeito de Caracas Antonio Ledezma, um opositor que o presidente venezuelano Nicolás Maduro mandou prender no mês passado. A outra é mulher de Leopoldo López, outro opositor que Maduro mandou para a cadeia há um ano.
Sem mencionar o nome de Dilma Rousseff, Aécio criticou a passividade dos governos da região em relação a Maduro. “Tem faltado aos governos eleitos democraticamente na América Latina uma palavra clara de condenação à escalada autoritária que cerceia a liberdade dos irmãos venezuelanos'', disse.
Além de Aécio, voaram para Lima o senador tucano Aloysio Nunes Ferreira (SP), número 2 da chapa presidencial do PSDB na disputa de 2014, e o deputado Roberto Freire, presidente do PPS. Nesta sexta, Aécio discursará no seminário como presidente do PSDB.
Em Brasília, na ausência do líder da oposição, os peemedebistas Renan Calheiros e Eduardo Cunha cuidam para que Dilma não sinta falta de antagonistas.

Por: Blog do Josias de Souza
BLOG DE TONY XAVIER

Furiosos com Paes, Dilma e Luma mandam recado



A presidente Dilma ficou muito aborrecida e nervosa quando soube que o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), decidira impetrar ação na Justiça contra a manutenção do indexador de cobrança das dívidas do município com a União, que onera em muito o caixa da cidade maravilhosa.
Dilma enviou recados à cúpula do PMDB para lembrar a Paes que ela e o ex-presidente Lula investiram pesado no PAC na cidade, e deram muito dinheiro para a prefeitura realizar obras.
Agora, a guerra será judicial, porque o AGU Luís Adams tem carta branca da chefe para atuar na derrubada da liminar conquistada por Paes.
O prefeito, ex-deputado tucano, não tinha boa relação com o então presidente Lula até Sérgio Cabral, governador, aproximar ambos.

Coluna Esplanada - Leandro Mazzini
BLOG DE TONY XAVIER