domingo, 19 de julho de 2015

Documentos mostram Lula em Lobby no exterior


Telegramas diplomáticos trocados entre chefes de postos brasileiros no exterior e o Ministério das Relações Exteriores, entre 2011 e 2014, indicam que as atividades do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor do grupo Odebrecht no exterior foram além da contratação para proferir palestras, contrariando o que o petista e a construtora têm sustentado. Os documentos apontam que Lula, já fora do cargo, atuou em pelo menos duas ocasiões para beneficiar a Odebrecht — uma delas, com pedido expresso para que o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, desse atenção aos interesses da companhia num processo de privatização naquele país. Outro telegrama revela que Lula abriu as portas do BNDES ao governo do Zimbábue, país africano governado pelo ditador Robert Mugabe.

Os azares desta vida

O escritor francês André Maurois dizia que "tais são os azares da vida que todo acaso se faz possível". O presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, é do tipo que atravessa a rua para pisar numa casca de banana do outro lado. 

Quando o Supremo aceitou a ação penal do Mensalão, ele foi jantar num restaurante e falou por celular com seu irmão. Disse que a tendência era amaciar para José Dirceu mas que todos votaram com a faca no pescoço, acuados pela imprensa. Na mesa ao lado, uma boa repórter que Lewandowski não conhecia, Vera Magalhães, da Folha de S. Paulo, anotou tudo e tudo publicou. Desta vez, ele estava em Coimbra, e soube que o avião de Dilma, em vez de fazer escala em Lisboa, por acaso desceria no Porto. Viajou então uns 130 km e, no Porto, se encontrou por acaso com a presidente. Sigilo total. Ou quase total: o repórter Gérson Camarotti, de O Globo, soube do encontro e o divulgou. Os dois presidentes, da República e do Supremo, explicaram que a conversa tinha sido apenas sobre o aumento dos servidores do Judiciário. Então, tá. 

Poderiam ter conversado em Brasília, onde um trabalha a pouco mais de cem metros do outro, e sem precisar do sigilo.

(Carlos Brickmann) - Via Blog do Mágno Martins - Blog de Tony Xavier

Empresários otimistas até na crise


Há menos de um mês, o consultor empresarial Dino Mocsányi organizou em São Paulo um evento sobre negócios chamado "2015 - 2016: Anos Formidáveis!".
O principal assunto foi a maneira como os empresários devem encarar a economia desaquecida. Para ele, é uma época fértil em oportunidades. "Grandes corporações surgiram em crises", lembra Mocsányi.
O otimismo é comumente recomendado a empreendedores como ingrediente para ter uma empresa com metas mais ambiciosas e consequentemente faturamentos maiores. "Tem tudo a ver com alta performance", diz Erik Penna, palestrante motivacional para empresários, segundo quem "o otimismo não tem nada negativo".
Mas há quem discorde. A professora doutora americana de origem indiana Manju Puri, da Universidade de Duke, nos EUA, afirma que otimismo excessivo atrapalha as decisões econômicas. 

 (Da Folha de S.Paulo) - Via Blog do Mágno Martins - Blog de Tony Xavier

Reservas do Inter batem o Goiás por 2 a 1


Zagueiro Eduardo se emocionou ao marcar gol - Vinicius Costa/Futura Press/FolhapressApesar de ter entrado em campo com o time reserva no Beira-Rio, o Internacional conseguiu vencer o Goiás por 2 a 1, em duelo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Colorado contou com a atuação infeliz do goleiro Renan, que falhou nos dois gols, para conquistar os três pontos em casa.
 Após um primeiro tempo sem muitas emoções, a partida não demorou a esquentar na segunda etapa. Logo aos três minutos, Anderson aproveitou dividida na área e colocou Sasha na cara do gol, mas o atacante bateu para fora. Quatro minutos depois, Wellington colocou a bola na cabeça de Vitinho, que, na linha da pequena área, sozinho, mandou por cima.
 O Inter precisou da estrela do zagueiro Eduardo para abrir o placar. Aos 11, o jovem entrou em campo na vaga de Rever. Dois minutos depois, ele aproveitou indecisão entre Renan e Felipe Macedo para dar um toquinho e mandar a bola para o fundo da rede.
 O Goiás respondeu aos 17, em chute de David que passou pertinho da trave. Daí em diante, o jogo entrou em um marasmo e só voltou a ter emoção quando Lucas Coelho caiu na área após trombada de Nilton. Felipe Menezes bateu o pênalti e empatou a partida.
 O Inter ainda conseguiu buscar a vitória. Sasha se recuperou do gol perdido no início da segunda etapa e foi à rede aos 42. Depois de cobrança de escanteio, o goleiro Renan voltou a falhar e soltou a bola no pé do atacante, que só teve o trabalho de mandar para o gol.

Da Redação: esportes@band.com.br
Foto: Vinicius Costa/Futura Press/Futurapress
Blog de Tony Xavier

Guerrero mantém média e Flamengo vence


Guerrero fez sua estreia no Maracanã com a camisa do Fla - Marcello Dias/Futura Press/FolhapressPaolo Guerrero já está se candidatando ao posto de novo ídolo da torcida do Flamengo. Neste sábado, em sua terceira partida com a camisa do clube, o peruano deixou novamente sua marca, manteve a média de um gol por jogo, e garantiu a vitória do Fla sobre o Grêmio por 1 a 0 no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Diante de um bom público, o Flamengo começou melhor na partida, buscando gol, pressionando. O Grêmio ficou acuado nos dez primeiros minutos e nada conseguiu fazer. Aos 14 minutos, Emerson Sheik protagonizou um lance bonito e polêmico. Ele recebeu a bola e a protegeu da marcação de Maicon fazendo embaixadinhas, deixando o gremista bravo.

Veja como foi a partida

Aos 21 minutos o Grêmio chegou com perigo pela primeira vez, conseguindo colocar a bola no travessão após bela jogada de Luan com Galhardo. O clube gaúcho conseguiu equilibrar a partida até que o gol rubro-negro saiu aos 40 minutos. 

Ayrton cruzou na área, Marcelo tocou de cabeça e obrigou Marcelo Grohe a fazer um milagre. Caído no chão, ele ainda deu um tapinha na bola na tentativa de tirar ela do perigo, mas Guerrero estava atento ao lance a mostrou oportunismo para tocar para o fundo das redes. Ele marcou em sua estreia com a camisa do Fla no Maracanã.

No intervalo, Ronaldo Angelim, ex-zagueiro do Fla, foi homenageado pelo clube e assinou o Livro de Ouro do Maracanã. Na volta para o segundo tempo, a partida seguiu bastante equilibrada, com as duas equipes criando chances.

Apesar de boas chances criadas, nem Flamengo, nem Grêmio conseguiram alterar o placar, que afasta o Fla da zona de rebaixamento, com 16 pontos, e estaciona os gaúchos nos 26 pontos, podendo deixar o G4 ao final da rodada.


Da Redação: esportes@band.com.br
Foto: Marcello Dias/Futura press/Folhapress
Blog de Tony Xavier

Corinthians sofre pressão, mas vence o Atlético


Malcom garantiu a vitória do Corinthians sobre o Galo - Rodrigo Gazzanel/Futura Press/FolhapressO Corinthians recebeu na noite deste sábado a visita do líder do Campeonato Brasileiro Atlético-MG. Apesar de um jogo muito complicado, principalmente no segundo tempo, quando o Timão assistiu o Galo a jogar, o clube paulista conseguiu sair com a vitória por 1 a 0. O resultado deixa Corinthians e Atlético com os mesmo 29 pontos, mas os mineiros seguem líder pelo saldo de gols.

A partida começou bastante movimentada, com as duas equipes mostrando por que estão na parte superior da tabela. Aos dez minutos, veio a primeira grande chance. A zaga atleticana bobeou e Elias aproveitou. Ele recuperou a bola, invadiu a área e chutou cruzado, a bola passou muito perto do gol mineiro.

Veja como foi a partida

A resposta atleticana veio no lance seguinte. Giovanni Augusto fez bela jogada, passando por dois adversários. Na cara do gol, ele acabou chutando mal e a bola passou por cima do gol de Walter. 

O Corinthians pressionava, jogava bem e o Galo buscava um contra-ataque perfeito. Apesar de melhor na partida, o Timão não conseguia manter a bola no ataque. Aos 29 minutos, o Atlético chegou a marcar, mas corretamente a arbitragem assinalou impedimento. Era o sinal de que os mineiros começavam a gostar do jogo.

Três minutos depois, Walter fez duas belas defesas em sequência. Mas o Corinthians respondeu. Primeiro Vagner Love recebeu na área, mas ao invés de tentar o chute, cruzou para Elias e a zaga afastou. No lance seguinte, Love arrancou bem e novamente cruzou rasteiro, para trás, e encontrou Malcom livre entrando na área, o jovem bateu de primeira e fez um belo gol.

No segundo tempo o Atlético dominou a partida. Desde o começo da etapa os mineiros buscavam o gol e pressionavam bastante. Aos 23 minutos Giovanni Augusto cobrou falta na trave. Apesar disso, o Galo não aproveitava as chances que tinha e o placar seguiu 1 a 0.


Da Redação: esportes@band.com.br
Foto:Rodrigo Gazzanel/Futura Press/Folhapress
Blog de Tony Xavier