sábado, 25 de julho de 2015

App oferece guia da Rota Cultural Caminhos do Frio, na Paraíba


Um aplicativo para smartphone oferece um guia virtual do Caminhos do Frio, evento que acontece em sete cidades do Brejo paraibano. Ele leva o nome do festival e, por enquanto, o software só funciona em aparelhos que possuem o sistema operacional Android.

Aplicativo é um guia para a Rota Cultural Caminhos do Frio (Foto: Reprodução/Caminhos do Frio)Entre os serviços oferecidos pelo aplicativo, está toda a programação do evento, dividida por cidades. O usuário pode escolher de qual município ele deseja ver as atrações. Ainda está disponível no aplicativo a história de cada cidade que participa do Caminhos do Frio: Areia, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Bananeiras, Solânea, SerrariaPilões.

O aplicativo ainda disponibiliza um guia de restaurantes, hotéis e pontos turísticos. Outra novidade é que o usuário pode conectar suas redes sociais e acompanhar as publicações com a hashtag #CaminhosDoFrio.

O projeto foi desenvolvido pelo estudante do 9º período do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Wesley Breno. Ele explicou que teve a ideia na edição de 2014 do evento, mas que só colocou em prática esse ano.

Grito da República na mira do TCU


O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Caixa Econômica Federal reexamine os contratos de repasse de verbas para a Prefeitura de Olinda. A decisão foi tomada após o próprio órgão federal apontar irregularidades em cinco obras inacabadas no município, entre elas o estádio Grito da República, no bairro de Rio Doce. A construção, iniciada em 2008, e com expectativa de ser concluída antes da Copa do Mundo de 2014, já se arrasta há oito anos. E ao contrário dos “mais de 80% concluído” divulgado em janeiro pelo governo municipal, a auditoria entendeu que apenas 52,95% do projeto foi executado.

Sindicalistas são presos durante manifestação e vereador dispara: Uma vergonha

A coordenadora geral do Sindilimp, Ana Angélica Rabelo, e Edson Conceição Araújo, da CUT-BA, foram presos neste sábado, às 10h, em frente ao Colégio Estadual Landulfo Alves quando participavam de uma manifestação contra o "calote aos trabalhadores terceirizados".
Nas redes sociais, o vereador de Salvador, Suíca (PT), disparou críticas contra ato repressivo: "Uma vergonha! Uma arbitrariedade! Estão detidos na Central de Flagrantes no Iguatemi como se fossem marginais. Não é crime lutar".
Por: Redação Bocão News - Blog de Tony Xavier

MP-AL investiga escola construída há quatro anos que está fechada


O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) instaurou um inquérito civil e uma ação civil pública para investigar o motivo de uma escola pública do Estado ter sido construída há quatro anos e nunca ter funcionado. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (24).
A situação do centro educacional, que fica no Conjunto Eustáquio Gomes, em Maceió, já havia sido denunciada pela TV Gazeta em maio deste ano, quando a reportagem flagrou um prédio abandonado e destruído pela ação de vândalos. (Veja vídeo acima). Janelas foram arrancadas e a estrutura está comprometida.

Polícia investiga envenenamento de homem na Zona Rural de Afrânio, PE

Aconteceu na noite de sexta-feira (24), uma tentativa de homicídio em um sítio do povoado de Araçá, Zona Rural de Afrânio, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar (PM), um homem de 36 anos deu entrada no Hospital de Afrânio, apresentando sintomas de envenenamento.

Segundo a PM, a vítima relatou que recorda-se apenas de ter feito a refeição do jantar, por volta das 19h, e não havia ingerido nenhuma substância perigosa. O homem  passou por um processo de lavagem no Hospital e em seguida foi encaminhado em estado de saúde estável para o Hospital Regional, em Juazeiro, na Bahia.

Ainda segundo a PM, o caso chama atenção, porque no último domingo (19), na mesma residência, houve também um caso de envenenamento. Contudo, o envenenado foi o filho da vítima, um adolescente de 14 anos, que foi socorrido para o hospital e sobreviveu ao atentado.

O crime será investigado pela polícia, e a partir disso, serão tomadas as providências necessárias

Do G1 Petrolina
Blog de Tony Xavier

Náutico tem duro confronto direto com Vitória


O Náutico do início da Série B não existe mais. Aquele time, cuja defesa assemelhava-se a uma fortaleza, e que venceu cinco das seis primeiras partidas deu lugar a uma equipe marcada pela oscilação nas últimas rodadas. A queda de produção alvirrubra foi tão flagrante que o escrete vermelho e branco deixou o G-4. Para não desgrudar do bloco de acesso à Série A só resta um caminho: voltar a vencer, sobretudo se for contra um concorrente direto. E esse será o desafio do Timbu nesta tarde, que recebe o Vitória, às 16h30, na Arena Pernambuco, pela 14ª rodada da Segundona. Duro duelo. Afinal, o clube baiano é um dos líderes, com 26 pontos, dois a mais do que os donos da casa, atualmente na quinta posição.

Protestos a favor


Um espectro ronda o governo: o espectro do 16 de agosto. A data foi escolhida para as novas manifestações contra a presidente Dilma Rousseff. Se os protestos lotarem as ruas, o Planalto teme que a Câmara se sinta pressionada a abrir um processo de impeachment.
Preocupado, o PT começou a organizar uma série de manifestações pró-governo, com foco em São Paulo. "Temos que criar uma base de apoio na sociedade, já que o Parlamento tem sido um lugar de dificuldades", diz o presidente Rui Falcão.
O calendário prevê cinco atos nas próximas semanas e foi batizado de "Agosto pela democracia". Como o nome indica, a ordem é carimbar como antidemocrática e golpista a defesa do afastamento da presidente antes do fim do mandato, em 2018.

Cai a ficha de políticos citados na Lava Jato


A ficha caiu entre os políticos investigados pela Operação Lava Jato. Quem ainda tinha esperança de rebater acusações feitas nas delações premiadas agora sabe que a defesa ficou bem mais complexa. A materialidade das provas apresentadas pelos representantes do Ministério Público Federal e da Polícia Federal na denúncia das cúpulas da Andrade Gutierrez e Odebrecht é mostra de que a investigação já está muito mais avançada na primeira instância do que se imaginava inicialmente em Brasília. 

Só agora é possível ter a compreensão do motivo pelo qual os procuradores demoraram tanto para fechar a denúncia das duas maiores empreiteiras. Ao conseguir comprovar o que foi chamado pelo procurador Deltan Dallagnol de “sofisticado esquema de lavagem de dinheiro” que usava contas secretas e empresas offshore, controladas pelas empreiteiras, a Operação Lava Jato atingiu um novo patamar.