quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Petrolândia realiza a I Conferência Municipal de Direitos Humanos


Foi realizada na tarde desta segunda-feira (16/11) na Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima em Petrolândia a I Conferência Municipal de Direitos Humanos. 

O tema central da Conferência foi “Direitos Humanos para todas e todos: Democracia, justiça e igualdade”.  O desafio proposto seria de traçar estratégias para que as políticas públicas de igualdade humana para a população sejam efetivadas no País e principalmente no município de Petrolândia.

A Conferência contou com apresentações da Orquestra Jovem do SCFV e dança Pastoril do grupo de dança da Casa das Juventudes.

Compuseram a mesa de autoridades e representantes o Prefeito Municipal Lourival Simões; a Secretária de Ação Social, Cidadania e Juventude Anna Tereza; Enfermeira Thaise; Vereadores Silvio Rogério e Dona Santa; Secretária Interina de Educação Bernadete Matis; Secretário de Assuntos Indígenas Ubirajara Barbosa; Representante do Poder Judiciário Osmar Brandão; Representante dos idosos Jorge Ernesto; Representante dos Quilombolas (Bordas do Lago) Cassia; Representante dos LGBTS José Antônio da Silva Júnior; Diretora da Escola Estadual de Jatobá Maria Nazaré; Representante da pessoa com deficiência o deficiente visual Irineu Valdivino; Representante da Polícia Militar Ten. Mauro Ferreira, Coordenadora da Casa das Juventudes Lucicleide Santos; Representante da Criança e Adolescente Gleidson da Silva;    e demais autoridades...

Os Eixos Temáticos e Subeixos envolvidos na Conferência foi: Eixo I- Afirmação e fortalecimento da democracia; Subeixo I: Participação política; Subeixo II: Controle social das politicas públicas de direitos humanos; Subeixo III: Liberdade de expressão e direito à comunicação;  Subeixo IV: Educação em direitos humanos; Subeixo V: Pacto federativo e responsabilidades institucionais.

EIXO II- Garantia de Universalização de Direitos: Subeixo I: Sistema Nacional de Direitos Humanos para implementação da terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3); Subeixo II: Enfrentamento da violência motivada por diferenças de gênero, raça ou etnia, idade, orientação sexual, identidade de gênero e situação de vulnerabilidade; Subeixo III: Enfrentamento ao extermínio da juventude negra; Subeixo IV: Enfrentamento à criminalização dos movimentos sociais e defesa dos defensores de direitos humanos; Subeixo V: Memória, verdade e Justiça.

EIXO III- Promoção e consolidação da igualdade: Subeixo I: Desenvolvimento e direitos humanos; Subeixo II: Compromissos institucionais com as políticas de reparação, ações afirmativas e promoção de igualdade; Subeixo III: Promoção dos direitos humanos econômicos, sociais, culturais, e ambientais; Subeixo IV: Estratégicas de mobilização e promoção dos direitos humanos.

A última atividade do dia foi o debate dos três eixos temáticos propostos pela 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos, em que cada grupo elegeu 05 delegados/as suplente do Município de Petrolândia, para representar o Município na III Conferência Estadual de Direitos Humanos na qual será realizada em Recife no período de 17 a 18 de dezembro de 2015, garantindo a representação de 03 (três) das vagas para representantes da sociedade civil e 02 (duas) para representantes do Poder Público. 

Do(a) Prefeitura Municipal/Por: Assessoria de Imprensa

Convite: Campanha Novembro Azul no PSF/Icó Mandantes


Convidamos toda população masculina do Projeto Icó Mandantes, zona rural de Petrolândia para participarem do nosso Novembro Azul que terá como promoção a saúde do homem.Será sexta feira, dia 20/11/15 no PSF ICÓ MANDANTES a partir das 8h00 da manhã.

Haverá aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido para HIV, palestra, consulta médica e odontológica, vacinação, sorteio de brindes, dinâmica e muito mais.

Prevenção é melhor saída! Venha participar!

Do(a) Prefeitura Municipal/Por Assessoria de Imprensa

Polícia encontra homem morto em carro após perseguição, em Manaus


Pedreiro foi achado morto no banco traseiro do próprio carro (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)Um pedreiro de 59 anos foi encontrado morto no banco traseiro do próprio carro após perseguição policial no Bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, na madrugada desta quinta-feira (19). Duas pessoas, que também estavam no veículo, fugiram após bater o carro em um poste.

De acordo com a polícia, os suspeitos haviam acelerado o veículo ao passar por uma viatura do 15º Distrito de Polícia Integrada (DIP), no mesmo bairro, e colidiram após fuga. A vítima achada morta, tinha marcas de agressão de faca nos braços e o rosto bastante machucado.

De acordo com policiais do 15º DIP, o caso ocorreu por volta de três horas da madrugada. A blitz da PM acontecia no Bairro Nova Cidade quando o carro modelo Palio passou pelo local.

Ao ver a polícia, o motorista acelerou o veículo, e os policiais iniciaram a perseguição. Na Avenida Secundára 3, no mesmo bairro, os suspeitos bateram em um poste e fugiram através de um matagal.

Polícia investiga caso, e amigos acreditam que homem tenha sido vitima de latrocínio (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)No carro, os policiais encontraram o homem com o rosto e braços feridos. O SAMU foi chamado e atestou a morte da vítima no local.  A polícia disse que a suspeita é de que o pedreiro possa ter morrido no momento da batida do veículo, ou por causa de ferimentos causados por agressões. O Intituto Médico Legal (IML) ainda não divulgou o laudo definitivo da morte até a publicação desta reportagem.

Pela manhã, amigos da vítima, que não quiseram se identificar, disseram ao G1 que o pedreiro era uma pessoa tranquila e que não tinha envolvimento com drogas. A suspeita deles é que o homem foi vítima de latrocínio - roubo seguido de morte. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investiga o caso.

Do G1 AM - Fotos: Suelen Gonçalves/G1 AM

Marcha no Agreste percorre 100 km para cobrar abastecimento de água


Marcha é realizada em quatro municípios do Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação/Assessoria Fetape)
Foto: Divulgação/Assessoria Fetape
Manifestantes realizam nesta quinta-feira (19) uma marcha pelo Agreste de Pernambuco para cobrar a conclusão das obras da adutora da região. Eles saíram na madrugada de Iati e seguem para Águas Belas. A marcha caminha pela BR-423 e pretende passar pelo município de Itaíbapara chegar em Tupanatinga. Ao todo, devem ser percorridos pelo menos 100 km. A assessoria do movimento informou que eles devem chegar ao destino no domingo (22).
G1 entrou em contato com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e solicitou por e-mail resposta sobre as reivindicações, mas até a publicação desta matéria, não houve posicionamento da companhia.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Águas Belas, André Paixão, a mobilização reivindica a conclusão das obras da adutora do Agreste. "Nós também queremos água para os povoados, assentamentos e comunidades rurais dessas quatro cidades. O abastecimento em muitos lugares é feito pelo Exército, com carros-pipas", afirmou.
Paixão disse que a "Marcha pela Água da Adutora e Redenção de um Povo" pretende fazer um ato ecumênico nos poços profundos de Tupanatinga, no domingo (22). Segundo ele, o objetivo é chamar a atenção do poder público para a necessidade de que as obras da adutora sejam finalizadas.
Integrantes da marcha
Participam da marcha as seguintes entidades: Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Pernambuco (Fetape), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associações Indígenas e Quilombolas, Coopanema, Igreja Católica e Pastorais Sociais, Comunidade Espírita.

Do G1 Caruaru

Porto Seguro passa a ser capital da Bahia anualmente no dia 22 de abril

Fotos: Reprodução
Porto Seguro, cidade a cerca de 700 quilômetros de Salvador, a partir de 2016 passará a ser a capital baiana anualmente no dia 22 de abril. Na data, é comemorado o Descobrimento do Brasil, que foi iniciado pela cidade baiana no ano de 1500. 
O projeto de lei, do deputado estadual Jânio Natal (PRP), que determina a transferência simbólica da capital foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa e promulgada pelo presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT). O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (19).

Ato parecido é feito desde 2008, no dia 25 de junho, quando a capital baiana é transferida simbolicamente para cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano.

Por Redação Bocão News (@bocaonews)

Habilitação pode voltar a ser exigida aos condutores de cinquentinhas


26d4238c4ef857b55b2a6ee711adaead_cinquentinhas01Pode cair a liminar da Justiça Federal que, desde 15 de outubro, suspende a obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos condutores de “cinquentinhas” em todo o país. Um colegiado da 5ª Vara Federal em Pernambuco vai decidir sobre a medida, tomada no dia 12 deste mês pelo desembargador Carlos Wagner Dias Ferreira, que acatou um agravo de instrumento impetrado pela União. Em seu entendimento, a iniciativa pode resultar na redução de acidentes envolvendo esse tipo de veículo.

O colegiado, formado por três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), pode avaliar o caso nesta ou na próxima quinta-feira, a depender da agenda de sessões previamente marcadas.

Caso a medida seja aprovada, os proprietários que já emplacaram o veículo, mas não apresentar a habilitação estará cometendo infração gravíssima passível de multa que pode ultrapassar R$ 191,54, além da apreensão da motocicleta.

Caso a medida seja aprovada, os proprietários que já emplacaram o veículo, mas não apresentar a habilitação estará cometendo infração gravíssima passível de multa que pode ultrapassar R$ 191,54, além da apreensão da motocicleta.

Via Diário de Pernambuco

Jumentos: Negócio da China!


maxresdefault (7)-vertDurante missão na China, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, recebeu uma demanda inusitada de um empresário. O investidor disse ter interesse em importar 1 milhão de jumentos por ano. A história foi relatada pela própria ministra, pelo microblog Twitter.
“No seminário dos empresários chamou a atenção um investidor com um interesse que nos pareceu piada, mas não era. Ele quer importar jumentos para a China”, relatou Kátia Abreu.
“Inacreditável, mas sua demanda é de 1 milhão de jumentos ano. Morro e não vejo tudo”, disse a ministra.
A mensagem da ministra gerou comentários bem humorados na rede social. Outra demanda diferente das demais foi a de uma empresa de fármacos, que quer 10 mil toneladas de casca de tangerina por ano para produzir óleos e essências.
Via Blog do Didi Galvão / Fonte: Fonte: G1

Efeitos da privatização


Não há como evitar a conclusão: a queda das barragens poluídas em Mariana constitui evidência dos males da privatização. Desde Getúlio Vargas que a Vale sustentava boa parte da economia nacional como empresa estatal. Mesmo sujeita aos exageros do empreguismo e da burocracia, sempre foi penhor de eficiência. Privatizada pelo sociólogo e pelas facilidades do BNDES, viu-se endeusada no altar do neoliberalismo, pois passou a dar lucros cada vez maiores.
O resultado aí está: o maior desastre ecológico de nossa História, com amplas chances de multiplicar-se ainda mais. A solução para o governo será multar a companhia, nem tanto quanto devia, e ponto final.
Fossem os companheiros dignos dos tempos de fundação do PT e a Vale já estaria estatizada por um simples decreto da presidente da República. Bem como seus proprietários a caminho da cadeia.
Carlos Chagas

Preso homem que esfaqueou vizinho no Vale das Pedrinhas


Uma equipe de Investigadores da 28ª Delegacia Territorial (DT), do Nordeste de Amaralina, prendeu, nesta quarta-feira (18), Alexandro Santos Passos, de 27 anos, acusado de esfaquear seu vizinho Raimundo Sérgio dos Santos, 53, no Vale das Pedrinhas.
A delegada Maria Selma Lima, titular da 28ª DT/Nordeste, contou que o motivo do crime foi Raimundo, que é deficiente mental, ter tirado a roupa na presença da mulher de Alexandro. O agressor foi tirar satisfações com o vizinho e acabou desferindo várias facadas contra ele.
Raimundo foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanece internado em estado grave. Alexandro foi autuado por tentativa de homicídio e encaminhado ao Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF), no Complexo Penitenciário da Mata Escura.
Por Redação Bocão News (twitter: @Bocaonews)

Oposição joga a toalha: impeachment improvável


Avaliação realista feita pela oposição nos últimos dias é de que o cenário de um impeachment da presidente Dilma Rousseff passou a ser improvável neste momento.
Líderes do DEM e do PSDB reconhecem que o momento mais forte no meio político e na sociedade pelo impeachment foi em agosto deste ano. De lá para cá, a mobilização pela saída de Dilma tem perdido força.
Em agosto, havia uma negociação intensa nos bastidores entre PSDB e PMDB pela abertura de um processo contra Dilma.
Caciques tucanos avaliam que a inflexão aconteceu quando o ex-presidente Lula passou a articular pessoalmente pela manutenção do governo Dilma em negociações diretas com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o ex-presidente José Sarney.
De lá para cá, a mobilização na sociedade perdeu densidade. Além disso, a reforma ministerial permitiu à Dilma ganhar segmentos da bancada do PMDB na Câmara.
Outro fator considerado decisivo foi o fato de o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) estar no foco da investigação da Operação Lava Jato. Sem credibilidade para levar adiante o processo de impeachment, Cunha passou a negociar com o governo e com a oposição para tentar se manter no cargo.
Integrantes do DEM avaliavam que novembro seria o prazo final para tentar emplacar um processo de impedimento de Dilma. Mas há o reconhecimento de que o impeachment ficou inviabilizado quando Cunha deu sinais claros de que se aproximava do governo, não sobrando outra opção para a oposição que não fosse defender o afastamento de Cunha.
Para um cacique tucano a única forma de o impeachment voltar a ter adesão na sociedade é com o agravamento da crise econômica.
Blog do Camarotti

Lava Jato em perigo: sem provas de áudio e vídeo


Há um item comum (e preocupante, para os investigadores) em todos os depoimentos de delatores da Lava Jato até agora, pelo menos não revelado em público: eles entregam nomes de grãos políticos, detalhes de transações e encontros. Mas nenhum delator gravou em áudio ou vídeo a suposta negociação e entrega de propina. Falta o ‘batom na cueca’.
As defesas dos acusados condenados em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro na Justiça Federal preparam recurso na tentativa de derrubar as sentenças no TRF e no Supremo Tribunal Federal.
Ontem surgiu o boato de que o ex-deputado federal Luiz Argolo, agora condenado a 11 anos de prisão, teria acordado delação premiada. O advogado do ex-deputado nega. Mas um figurão do PP da Bahia, Estado de Argolo, tremeu nas pernas.
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada