segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Presidiário escala muro e foge da Casa de Detenção em Jaru, RO


Policiais Militares realizaram várias buscas na região, mas não conseguiram encontrar o detento. (Foto: Anotícia mais/Arquivo pessoal)
Um presidiário fugiu da Casa de Detenção deJaru (RO), município a 290 quilômetros de Porto Velho, na noite de sábado (28). Conforme a direção da unidade prisional, o detento se aproveitou de um momento de distração por parte dos agentes penitenciários para pular o muro e efetuar a fuga.  Policiais militares e agentes realizaram buscas pelas proximidades, mas o fugitivo não foi recapturado.


Segundo o boletim de ocorrência, ele teria escalado o muro da Casa de detenção por uma grade de proteção e em seguida fugiu correndo pela Rua Mato Grosso. Diversas buscas foram realizadas, mas o fugitivo não foi localizado. Após uma recontagem no presídio, o detento foi identificado como Walisson da Costa Reis, que responde pelos crimes de roubo e porte ilegal de armas.

Em 2013 após cumprir parte da pena no regime fechado, o apenado foi transferido para o semiaberto e fugiu. Já em fevereiro deste ano, ele foi preso após realizar um assalto em um posto de combustível no município de São Miguel do Guaporé (RO). Na ocasião Walisson se apresentou com um nome falso, mas foi identificado na Delegacia. 


A Polícia pede para quem avistar ou souber o paradeiro do fugitivo que informe anonimamente pelo Disque Denúncia, através do telefone 190.

Jeferson Guedes / Do G1 RO - Foto: Anotícia Mais/Arquivo Pessoal

Manifestantes interditam trecho da BR-316, na Grande Belém

Comunidade que vive no entorno do complexo penitenciário de Santa Isabel do Pará protesta nesta segunda (30) contra a insegurança no município. (Foto: Breno Ricardo/Arquivo pessoal)
Manifestantes interditam um trecho da rodovia BR-316, em Santa Isabel do Pará, município de região metropolitana de Belém, na manhã desta segunda-feira (30). Os dois sentidos da pista, no quilômetro 49, em frente ao Complexo Penitenciário de Santa Isabel, foram bloqueados, impedindo o tráfego de veículos. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Ananindeua e Castanhal e homens da Polícia Militar negociam a liberação das pistas.

Segundo a PRF, o protesto seria realizado pela comunidade, incluindo estudantes de uma escola da rede estadual, que afirmam que as aulas foram encerradas por medida de segurança desde os recentes ataques a presídios localizados no município. O G1 tenta contato com a Secretaria de Estado de Comunicação (Seduc).

No último dia 27, homens armados tentaram resgatar detentos no Presídio Estadual Metropolitano I, em Marituba, e trocaram tiros, da área externa, com policiais que faziam a segurança nas guaritas do complexo. O motim durou cerca de cinco horas e meia e terminou com dois presos feridos.


O Complexo Penitenciário teve a segurança reforçada com homens do Choque, COE e Rotam. Após quatro horas de negociação, o motim chegou ao fim. Todos os agentes que eram mantidos reféns foram liberados. A polícia encontrou uma metralhadora e munição em um dos veículos usados pelos criminosos na ação. Nenhum preso fugiu.

Do G1 PA - Fotos: Breno Ricardo/Arquivo Pessoal

Incêndio de grandes proporções atinge zona rural de Flores

c20c7ca4-ef8e-4b7a-aaf6-b8d8c6678eac
Um incêndio de enormes proporções, está devastam a quase três dias, a vegetação da zona rural no município de Flores, no sertão pernambucano. Corpo de bombeiros e o IBAMA, estão no local tentando controlar o incêndio, mas a situação é preocupante e até o momento, não conseguiram controlar as chamas. 
Segundo informações repassadas por uma pessoa da região, o incêndio começou ontem (28), durante a noite, na PE 320 entre Flores e o acesso a Triunfo, pela Serra do Brocotó, e já atingiu os sítios Curralinho, Oiticica, Carnaubinha, entre outros, se alastrando por mais de 7 km, devastando grande parte da caatinga local.

Os agricultores estão desesperados, pois perderam todo pasto e os animais podem morrer de fome.
Via Portal Nayn Neto

Literatura de Cordel: 'Situação Complicada'

A seca está terrível
Agricultor no sufôco
Todo mundo aperreado
Á ponto de ficar louco.
É tão grande o desespero,
Que tão molhando o coqueiro,
Com água do próprio Coco.

Petrolândia em foco  - Foto: Tony Xavier


Transposição: Efraim Filho critica Dilma


O deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas) criticou duramente a presidente Dilma Rousseff por condicionar à antecipação das obras de transposição do Rio São Francisco a aprovação da nova CPMF, durante reunião com governadores nordestinos no Palácio do Planalto.
“É lamentável essa postura da presidente, é a repetição de um discurso chantagista , que todo o povo brasileiro já conhece, cansamos de ouvir dizer que a CPMF era para ser destinada para saúde, agora temos que ouvir que o povo do nordeste só terá seu sofrimento antecipado, abreviado com a antecipação das obras de transposição do rio são Francisco, se a nova CPMF for aprovada”.
-Iremos continuar usando as nossas prerrogativas como parlamentar, para que as obras de transposição do rio São Francisco não se torne moeda de troca para aumento de impostos, é inadmissível que as obras da copa de mundo sejam concluídas em tempo recorde com padrão FIFA e o povo nordestino e paraibano tenha que padecer a espera das obras de transposição do rio São Francisco – concluiu.
Via Radar Sertanejo / Fonte: Assessoria

Aedes aegypti governo põe Exército à disposição de PE


Após o Governo de Pernambuco decretar situação de emergência no Estado a partir de terça-feira (1º) devido ao aumento de casos de chikungunya e zika, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) colocou as Forças Armadas à disposição do Estado para ajudar na prevenção das doenças e na conscientização da população local.
Segundo o ministro Gilberto Occhi (Integração Nacional), cerca de 800 homens do Exército de Pernambuco vão agir como apoio ao governo estadual atuando, inclusive, como agentes de saúde — em visitas às casas — e palestrantes em escolas.


Nesta segunda-feira (30), Occhi e o ministro Marcelo Castro (Saúde) estarão em Pernambuco para, ao lado do governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), lançar um programa para conscientizar e ajudar a prevenir, entre outras doenças, a microcefalia, malformação em que os bebês nascem com o crânio reduzido, prejudicando o desenvolvimento do cérebro.
Da Folha de S.Paulo – Marina Dias

Morre o jornalista e escritor Antonio Santos



O jornalista e escritor gaúcho, Antonio Santos, 64 anos, radicado na Bahia há quase 40 anos, morreu na madrugada deste domingo (29) em sua residência. Antonio deixa a viúva, Eleonora Ramos, também jornalista e escritora,  cinco filhos e quatro netos. O corpo está sendo velado no cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília, e será sepultado nesta segunda-feira (30), às 10 horas. A causa da morte não foi revelada.


Antonio Santos veio para Salvador fundar, junto com outros jornalistas, o Correio da Bahia, atual Correio*, onde ocupou o cargo editor-chefe. Foi também secretário de redação da Tribuna da Bahia e editor-chefe do extinto Jornal da Bahia. Ao deixar as redações, Antonio Santos seguiu carreira como coordenador e redator de marketing político em diversas campanhas pelo Brasil. Antonio Santos se dizia escritor em tempo integral, a sua obra de mais destaque é o romance 'A Lenda do Centauro", editado pela Record. O romance conta a fantástica história de um gaúcho que lutou a vida inteira contra o Brasil, o Urugay, a Argentina e o Paraguay em nome de um país que nunca existiu. Apaixonado por futebol, Antonio era torcedor ardoroso do Grêmio de Porto Alegre.
"Gaúcho, que era como eu o chamava, era um amigo praticamente de toda a vida. Teve papel importante na imprensa baiana e vai deixar saudades, principalmente pelos  momentos de descontração com os amigos", disse o secretário de Comunicação da Prefeitura de Salvador, Roberto Messias, um dos primeiro amigos que Antonio fez em Salvador. 
 Via Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

Tragédia na Fenagro: cavalo campeão morre eletrocutado em baia


Uma tragédia criou um prejuízo quase que incalculável ao proprietário de um cavalo, que foi campeão nacional durante cinco vezes em disputas da raça. O animal morreu eletrocutado na noite deste domingo (29), em uma baia do Parque de Exposição de Salvador, durante mais uma edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). 
 
Uma pessoa filmou com aparelho celular o local onde o cavalo do Haras Caraíba morreu e comenta que não existia a proteção adequada no espaço, conhecida como baia. Segundo um técnico que já trabalhou em outras edições da feira e não quis ser identificado, um dos grandes problemas, é que o Parque de Exposições não dispõe de baias suficientes para a quantidade de animais trazidos em eventos como a Fenagro, e muitas baias terminam sendo improvisadas, bem como suas instalações elétricas. Uma quantidade de baias são de concreto, as improvisadas são de madeiras e ferro. 
 
O Parque de Exposição é administrado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), do Governo da Bahia e o evento neste ano foi organizado pela Associação dos Caprinos e Ovinos da Bahia, através concessão fornecida pelo órgão estadual para utilizar o parque.
 
Na há informações se existe para o evento Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), fornecida pelo Crea-BA, que legaliza projetos que envolvam estruturas elétricas, entre outras. 
 
Ainda não há informações se o choque elétrico foi acidental ou ciminoso.

Via Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)

Afaste-se dele, presidente


O sistema político brasileiro caminha para a ruptura, embora nada indique que ela implicará quebra ou relativização do regime democrático. Depois da explosão, o mais provável é que uma nova maioria se erga dos destroços.

A inércia, o marketing e a contingência produziram um grave descompasso entre a tipologia do governo eleito e a dos remédios exigidos para tocar os assuntos públicos. O Brasil reconduziu um projeto intervencionista e paternalista de centro-esquerda, quando a realidade já requeria uma guinada no sentido oposto.
O acaso também fez coincidir no tempo a afirmação das instituições de controle do abuso de poder. Policiais, procuradores e juízes extraem provas criminais a mancheias com a escavação de camadas geológicas sedimentadas no conúbio entre políticos e empresários, exacerbado pela lógica do nacional-desenvolvimentismo.
O resultado dessa confluência de fatores é que o governo eleito por estreita maioria em outubro de 2014, além de ver-se compelido a contrariar suas promessas e convicções, também agrega ao seu redor os políticos que, um a um, vão caindo na teia de inquéritos e condenações criminais.
Ruíram as sucessivas tentativas de remendar o que nasceu torto. A breve "regência" de Lula da Silva, a sua intrusão mais direta no governo, foi enterrada na semana passada, com as prisões do amigo pecuarista e do líder
no Senado e com uma nova fragilização da justificativa do filho do ex-presidente para o recebimento de R$ 2,5 milhões de um lobista.

Lula, como está claro há vários meses, ocupa-se apenas com salvar a própria pele, o que a esta altura seria uma façanha improvável. Vai levando para a cova e o presídio quem se abraçou a ele.
A presidente Dilma ainda pode escolher o seu destino. O ocaso de braços com o padrinho ou a separação definitiva enquanto ainda há um fio de esperança. 
Vincius Mota - Folha de S.Paulo

Autoridades querem recompensa a denunciantes


Autoridades federais que atuam no combate à corrupção propõem a criação de mecanismos para permitir o pagamento de recompensas para os denunciantes de crimes contra os cofres públicos.
A ideia é que a remuneração aos informantes seja de 10% a 20% do valor recuperado para a administração pública ou saia das multas aplicadas aos autores dos delitos.
A proposta foi aprovada por representantes de órgãos públicos participantes da Enccla (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro) em encontro realizado na semana passada em Fortaleza (CE).
Um provável caminho para a implantação da medida é a apresentação de um projeto de lei no Congresso.
A coordenadora das ações para concretizar a proposta é a Associação dos Juízes Federais (Ajufe). O magistrado Márcio Antonio Rocha, representante da Ajufe na Enccla, diz que a experiência bem sucedida dos EUA de incentivo aos denunciantes (denominados "whistleblowers") pode servir como base para a iniciativa brasileira.
Da Folha de S.Paulo - Flávio Ferreira