terça-feira, 26 de abril de 2016

Curso orienta produtores sobre análise do solo e gestão da adubação

sebrae-convite-vert
A Unidade do Sertão do São Francisco do Sebrae vai realizar a partir desta terça (26) até 29 de abril, no Centro de Convenções de Petrolina, com o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco  – IPA,  o curso “Interpretação de Análise de Solo e Gestão da Correção/Adubação”.
O objetivo do curso é capacitar produtores do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho e outros, para interpretação de análise e correção de forma equilibrada dos nutrientes do solo. “É um projeto piloto, realizado pela primeira vez com a análise feita no próprio lote, em parceria com o IPA”, destaca o gestor do projeto de Agronegócios do Sebrae, Domingos Sávio Guimarães.
O conteúdo programático da capacitação conta com os seguintes temas: gestão de produção máxima e econômica; equilibrar o uso da matéria orgânica; utilizar corretamente os macronutrientes; uso correto dos ácidos húmicos/fulvicos; correção e aplicação de calcário; interpretação da análise de solo; correção do solo; cálculos de adubação.
O curso tem carga horária de 20 horas, mais 4 horas de consultoria na propriedade e uma análise de solo patrocinada pelo IPA. O curso acontece na Unidade do Sebrae no Centro de Convenções, Endereço: Avenida 31 de Março S/N, Centro – Petrolina, das 18h às 22 horas.
Via Blog do Didi Galvão

Petrolândia - PE: Pega de boi no mato na Agrovila 2 do bloco 1

Foi realizado no último sábado (23/04/2016) na Agrovila 2 do bloco 1 no município de Petrolândia sertão de Pernambuco, 0 3° bolão de pega de boi no mato com organização de Dílson  Ewerton Cancão.

O evento de vaquejada que contou com á presensa de vários vaqueiros da região, e teve como atração musical os forrozeiros Chameguinho e Nininho e participação de Jamison Sandes, foi realizado com grande público e muita animação. (Veja vídeo do evento)

Produzido por: Tony Xavier
Petrolândia em Foco

Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões se reune com Artesões no município


Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões se reuni com Artesões no municípioFoi realizada na ultima sexta-feira (22/04), no Centro Cultural Hildebrando Menezes de Petrolândia, uma reunião solicitada pelo prefeito Lourival Simões, o mesmo convidou os artesãos para ressaltar a importância do setor artesã para o município, através da associações e dos trabalhos individuais que juntos acrescem a independência financeira de várias famílias que atuam na área do município. Fez também uma breve avaliação dos anos anteriores da sua gestão, ressaltando investimentos de cursos, apoio a associações, oficinas e inserção dos artesões a Fenearte ( Feira Nacional de Negócios e Artesanato), com apoio logístico e Stand para apresentação dos produtos. 


Ficou acordado entre os artesões e o secretário Italo Leite, a escolha dos artesões e associações que irão participar com stand da 17ª Fenearte, que acontecerá  do dia 07 a 17 de Julho de 2016.



A reunião contou com a presença de Ítalo Leite, Secretario Municipal de Cultura, Esporte e Lazer; Alexandre Sertão, Produtor Cultural do Departamento Municipal de Cultura;  e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude Anna Tereza.



Representantes das Associações que se Fizeram Presentes na Reunião:



Artes da Nossa Gente

Riqueza da Terra
As Criativas
União da Arte
Café com ARTE
Artes do Sertão
Representante de Tota do Barro.

Da Prefeitura Municipal/Por Assessoria de Imprensa

PMDB: a briga pela presidência do Senado

Os senadores peemedebistas José Maranhão (PB) e Waldemir Moka (MS) lutaram até à última hora para ocupar o lugar de Raimundo Lira (PI) na presidência da Comissão do Impeachment. Mas o líder do partido, senador Eunício Oliveira (na foto à direita), fez a opção por Lira. E de olho na sucessão de Renan Calheiros na presidência do Senado, conversou antes e depois da escolha com Maranhão e Moka.
Maranhão estava motivado pela postura do PT nas duas últimas eleições em que foi candidato, 2012 e 2014. Ele foi alvo dos petistas nas eleições para a prefeitura de João Pessoa em 2012, quando perdeu para Lucélio Cartaxo (PT). E não engole os ataques que sofreu de seu aliado em pleitos anteriores. O mesmo ocorreu em 2014, quando teve que derrotar Cartaxo e novamente travar um duro embate para ganhar o atual mandato.
Moka queria o cargo porque isso fortaleceria sua candidatura à reeleição para o Senado ou ao governo do Mato Grosso do Sul, em 2018. Ele é adversário ideológico do PT em um estado em que predomina o agronegócio e que já foi governado por Zeca do PT (1999 a 2006).
A preocupação de Eunício tem sua razão. Ele não pode enfrentar resistências no seu partido. A eleição será no ano que vem e ele precisa garantir o apoio da maioria dos 19 senadores da legenda. Seu provável adversário, se houver, será o presidente interino da sigla, senador Romero Jucá (na foto à esquerda). Essa disputa explica, em parte, o alinhamento de Eunício e Romero, quando o impeachment chegou ao Senado.
Ilimar Franco - O Globo