terça-feira, 9 de maio de 2017

Alto do Cruzeiro: o mirante da Agrovila 01 do Bloco 01 em Petrolândia


Alto do Cruzeiro, com vista para a Agrovila 01 do Bloco 01, Projeto Barreiras e Lago de Itaparica (Fotos: Tony Xavier e Alexandre Sertão)



O Sítio Serrota, onde está construído o Mirante da Serrota, com a estátua do padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, e estações de retransmissão de TV e internet, é o ponto mais alto avistado tanto da área da cidade quanto à distância, por quem chega à cidade pelo rio ou pelas estradas. O Mirante também é ponto de peregrinação, na sexta-feira da Semana Santa, com encenação da última estação da Paixão de Cristo, durante a procissão da Via Sacra.

Mas quem mora na Agrovila 01 do Bloco 01, no Projeto Barreiras, tem o seu próprio mirante. Do alto do Cruzeiro, que também recebe a Via Sacra na Semana Santa, tem-se uma bela visão do Lago de Itaparica e da agrovila, bem próxima.

Há mais semelhanças entre os dois lugares. Tanto no Mirante quanto no Cruzeiro, as abelhas costumam fazer colmeias nas fendas das rochas. No alto do Cruzeiro, há um pequeno altar, cercado de ex-votos, figuras de santos e restos de velas.

Diferente da Serrota, o acesso ao alto do Cruzeiro não tem estrada pavimentada, por isso é mais emocionante subir "em ritmo de aventura", pela vereda aberta pelos frequentadores no meio da caatinga, pisando na areia fofa e quente, e se espremer entre as pedras para conseguir chegar ao ponto mais alto.

Mas o alto do Cruzeiro tem um a mais encanto: as rochas são atrações à parte, com antigas e recentes inscrições de autógrafos dos visitantes, até declarações de amor, como "Y e X", "Y ama X" ou "Y e X se amam", porque as pessoas escrevem seus próprios nomes na rocha para tentar eternizá-los e o mesmo fazem na expressão de amores passageiros.

O alto do Cruzeiro, localizado em sítio próximo à Agrovila 01 do Bloco 01, criada após a velha Barreiras ser inundada, é ponto de religiosidade desde antes da transferência da sede do município. Dona Enedina Gomes de Oliveira e seu Braz Cariolano Feitosa, residentes no sítio Altinho, próximo à Santa Helena, conduziam procissão ao local na Semana Santa. Dona Enedina e seu Braz, já há muitos anos falecidos, são os pais de Dona Dedé, patrimônio vivo da história de Petrolândia, moradora da Agrovila 01 do Bloco 01, e avós da blogueira Lúcia Xavier (Blog de Assis Ramalho).

Blog Petrolândia em Foco

A solidão do barco (Poema)


Lago de Itaparica, em Petrolândia-PE (Fotos: Tony Xavier)


A Solidão do Barco

As águas vão se afastando,
Deixando pra trás um marco;
Vai esquecendo do barco
Que fica em cima do chão;
Apenas a solidão
Vai ser sua companhia,
E sem ter mais alegria,
Sofre no sol do Sertão!

Tony Xavier - O Poeta do povo
18/10/2014

Petrolândia em Foco

A tensão das avaliações e sua real eficácia

Alunos da Escola Angico na Agrovila 01 do Bloco 01 (Foto ilustrativa: Tony Xavier)

Por Ana Regina Caminha Braga*

Dia de prova, e agora? Bastam as avaliações escolares começarem para que as crianças entrem em pânico, fiquem ansiosas e até desesperadas. As avaliações geram nos pequenos um misto de sentimentos, como o medo, a frustração e a preocupação. Esse é um processo delicado em que nós professores precisamos estar atentos e preparados, afinal, dia de prova é esperado com estresse e nervosismo por grande parte das crianças que estão sendo avaliadas.

As crianças veem as provas como um julgamento do que é certo ou errado e levam isso a sério. E o ato que rotula é evasivo aos colegas, que por instantes constroem suas relações com base naquela visão. Toda essa ansiedade e tensão pré-avaliação podem acabar levando a criança a níveis de estresse fora dos padrões para a idade. Tal tensão pode desencadear sintomas demasiados como enjoo, diarreia, pressão baixa, taquicardia, sensação de desmaio, choro e sentimento de incapacidade.

18 de maio: Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Fotos: Tony Xavier


No próximo dia 18 será comemorado o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em 2016, a professora e poetisa Ana Maria do Nascimento Nunes trabalhou o tema com sua turma da Escola Municipal Angico, localizada na Agrovila 01 do Bloco 01 (Projeto Barreiras), na zona rural de Petrolândia. Um dos meios de apresentar o tema às crianças foi um belo poema de autoria da professora.

 Confira abaixo o poema "Lobo Mau Atual".

LOBO MAU ATUAL
Autora: Ana Maria do Nascimento Nunes

Quem faz o mal para as crianças
não pode ser chamado de gente!
Não é um ser humano especial, 
e sim, um verdadeiro "lobo mau". 

Criança é muito inocente, porém aprende.
Criança precisa de cuidado e proteção.
Precisa de família equilibrada, 
saúde, lazer e uma boa educação.

Pedofilia destrói as famílias e a alegria de viver!
O pedófilo é um "lobo" que causa repugnância...
Rouba a inocência e os sonhos das crianças. 
É um doente, egoísta sem amor no coração 
que merece uma severa punição. 

Pedofilia é um crime.
Crime estarrecedor, 
Precisamos de paz, ordem e progresso.
Progresso intelectual e principalmente moral.

As crianças são flores de todas as cores!
Os pedófilos são as pragas que vivem sem luz.
Não respeitam as leis de Deus 
e nem seguem os ensinamentos de Jesus.


18 de maio: A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Campanha - A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) promove anualmente a campanha de mobilização para a data e disponibiliza materiais de divulgação da campanha para Estados, municípios, setor empresarial, organizações da sociedade civil e demais parceiros que desejam aderir à campanha.

Meus cabelos brancos (Poema)


Tony Xavier e o Lago de Itaparica, em Petrolândia (PE)


Meus cabelos brancos

Quem vê meus cabelos brancos
Começa logo a pensar;
Seu Antonio vai pintar
Só pra dizer que é novo!
Não é verdade, meu povo,
Eu não tenho esse defeito.
Minha mãe me deu o peito,
Sentada lá na cozinha,
E neles caiu farinha,
Por isso são desse jeito! 

Tony Xavier, Poeta do povo

Petrolândia em Foco

Palestras educativas sobre violência no trânsito são realizadas em escolas municipais de Petrolina


Ações fazem parte do Movimento Maio Amarelo (Foto: Divulgação/PMP)

Alunos de escolas da rede municipal de ensino de Petrolina estão recebendo, nesta semana, uma equipe da Policia Militar de Pernambuco (PMPE) para palestras e atividades lúdicas para educação no trânsito. As ações fazem parte do Maio Amarelo, movimento criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

A Escola Municipal José Nunes de Santana, no distrito de Nova Descoberta, zona rural do municipal, foi a primeira a receber as atividades, nessa segunda-feira (08). Estudantes do 6º ao 9º ano participaram da apresentação. A palestra foi proferida,também, pelo cabo da PMPE Deocleciano que apresentou slides, vídeos e informações sobre legislação, acidentes, e cuidados com o trânsito.

Belezas da Caatinga de Petrolândia: Ipê Roxo


Ipê roxo na caatinga de Petrolândia, em fotos de 2014 (Fotos: Tony Xavier)


Uma das mais belas árvores da caatinga é o ipê. Amarelo, roxo, rosa ou branco, essa árvore tem a característica de perder as folhas quando a vegetação desse bioma se finge de morta. Nos meses mais quentes do ano, aparecem as folhadas dos ipês.

Essa árvore "amostrada" aproveita o cinza dos garranchos em que se transforma a caatinga, para exibir suas chamativas flores sobre um fundo neutro. As flores são o néctar das abelhas e passarinhos no tempo da seca braba. Até se considera que o Sertão tem primavera e ela chega com as floradas dos ipês. 

Desde 1978, a flor do ipê é flor nacional do Brasil. Petrolândia, linda cidade do Sertão de Pernambuco, abençoada que é com as águas do São Francisco e a energia da Usina, recebeu um Cinturão Verde de irrigação na caatinga e ainda é coroada de rosa, branco, amarelo e roxo, com as floradas dos ipês. 

Petrolândia em Foco

Saiba mais sobre o ipê abaixo:

Bom dia, Petrolândia! Bom dia querido povo nordestino!


Mandacaru (Foto: Tony Xavier)

A natureza é um presente de Deus para todos nós. O verde das plantas e o azul do Céu nos encantam a cada dia que nasce e por isso devemos sempre agradecer a beleza e a riqueza que é a vida. Bom dia!

Blog Petrolândia em Foco