sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

57% das escolas públicas de Pernambuco estão abaixo do nível adequado


Durante seis meses, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) analisaram a infraestrutura de todas as escolas estaduais da educação básica do estado. Há dados preocupantes entre os encontrados: 57% das instituições analisadas estão abaixo do nível adequado, enquanto 19% - quase o dobro do nível nacional – estão ainda no nível elementar, a mais baixa classificação. O estudo atende demanda do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), e deve nortear pedidos de ação aos gestores no âmbito educacional.
O nível elementar é aquele em que a escola possui somente às condições primárias para funcionar: água, sanitários, cozinha e energia elétrica. “Isso é preocupante”, afirmou, durante coletiva, a professora Márcia Aguiar, coordenadora da pesquisa. “Temos uma situação precária no Brasil em relação à situação física das escolas, que foram classificadas em elementar, básica, adequada e avançada de acordo com sua infraestrutura. É importante observar que essa foi uma pesquisa censitária, onde todas as escolas do Estado entraram no processo.”
As escolas básicas são aquelas que, além das condições elementares, possuem também sala de diretoria e equipamentos como televisão e computador.

Diário de Pernambuco

PF investiga empresas por urina, soda cáustica e água oxigenada em leite

PF investiga empresas por urina, soda cáustica e água oxigenada em leite, em Pernambuco (Foto: Divulgação/Polícia Federal)A Polícia Federal fez buscas na manhã desta sexta-feira (4) em empresas suspeitas de adulterar leite industrial produzido no Agreste de Pernambuco. A "Operação Longa Vida" investiga a fraude em laticínios localizados em Pedra, Bom Conselho, São Bento do Una e Belo Jardim. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e vários de condução coercitiva. Amostras do leite foram recolhidas.

O produto estaria com água em excesso e teria na composição soda cáustica, água oxigenada, urina, álcool etílico, sacarose, ácido lático e a bactéria causadora da meningite (Neisseria meningitidis), segundo a assessoria de imprensa da PF. Além do leite, existe suspeita de contaminação em queijos e manteigas. "A Justiça Federal em Garanhuns, onde o inquérito tramita, não autorizou por ora a divulgação dos nomes das empresas investigadas", informa a polícia.

Leite industrial produzido no Agreste teria urina, soda cáustica e água oxigenada (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)"As investigações começaram em março deste ano quando o Ministério da Agricultura identificou após autuações administrativas vários produtos e seus derivados de leite com suspeita de adulteração, o que também era queixa de vários consumidores que relatavam problemas com os produtos com cheiro e alteração na sua composição", diz a PF.

A polícia também investiga a suspeita de participação de servidores do Ministério da Agricultura. Eles seriam "coniventes com a adulteração do leite promovido por omissão na fiscalização", segundo a assessoria da polícia. O G1 solicitou uma nota à assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura sobre o susposto envolvimento de servidores.

Do G1 Caruaru / Foto Divulgação/Polícia Federal

Padilha diz ao PMDB que vai deixar o governo


Um dos principais aliados do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), disse, na manhã de hoje, a correligionários que vai deixar o governo.
Segundo relatos, o ministro tentou se reunir com a presidente Dilma Rousseff ontem, mas não teve êxito. A conversa deve ocorrer na próxima segunda-feira. Hoje, Padilha cumpre agenda no Rio Grande do Sul, seu Estado de origem.
Um posicionamento oficial, por parte dele, deve ocorrer apenas após a conversa com Dilma. A decisão do ministro ocorre em meio ao início da discussão do processo de impeachment da presidente no Congresso Nacional.

Via Blog do Mágno Martins

Mais um caminhoneiro é assaltado na BR 232 em Serra Talhada


caminhãoEstá cada vez mais comum assaltos a caminhoneiros que passam a madrugada alojados nos postos de gasolina às margens da BR-232 em Serra Talhada. Por volta de 01h30 desta sexta-feira (4) o motorista Deolino Pereira, 34 anos, natural do estado do Pará, foi surpreendido por vários homens armados que anunciaram o assalto, levando o seu caminhão modelo Scannia. Após acionar a Polícia Militar, o veículo foi localizado sem os pneus e outros acessórios, nas proximidades do Motel Estrela, em Serra Talhada. 

Via Blog do Aryel Aquino/Fonte: (Farol de Notícias)

Petrolândia: Manutenção técnica na estação repetidora da Serrota restabelece sinal de TVs


Centro de Recepção e Transmissão de Televisão e Telefones Rurais de Petrolândia no Mirante da Serrota (Foto: Lúcia Xavier)

O secretário de Cultura, Esportes e Lazer de Petrolândia, Ítalo Leite, entrou em contato com o Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia para informar a realização de manutenção na estação repetidora de TVs, localizada no Mirante da Serrota.

Moradores da cidade reclamavam há meses da péssima qualidade do sinal de TV.


De acordo com o Secretário, Petrolândia está recebendo os seguintes sinais de TV:
Canal 7 - TV Record PE
Canal 9 - TV Asa Branca/Globo Nordeste
Canal 11 - TV Jornal/SBT
Canal 13 - TV Tribuna - PE

Ainda segundo informações do secretário, em breve, Petrolândia vai receber também o sinal da TV Rede Vida.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Ítalo Leite/Prefeitura Municipal de Petrolândia

MPPE Certifica Municípios em Segurança Pública e o Prefeito Lourival Simões receberá Premiação


Das 64 cidades pernambucanas que aderiram voluntariamente ao projeto Pacto dos municípios pela segurança pública, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), seis conquistaram o Certificado de Premiação nas classes ouro, prata e bronze. No dia 18 deste mês, durante as comemorações alusivas ao Dia Nacional do Ministério Público, o procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda, estará fazendo a entrega dos certificados aos prefeitos Luciano Bonfim (Triunfo – classe ouro); José Queiroz (Caruaru – classe prata) e Elias Gomes (Jaboatão dos Guararapes – classe prata). Na classe bronze, receberão os certificados os prefeitos Severino Otávio (Bezerros), Carlos Alberto Arruda (Cachoeirinha) e Lourival Simões (Petrolândia).

A solenidade de certificação acontecerá a partir das 15h30 no Centro Cultural Rossini Alves Couto. Nos seis municípios certificados pelo MP-PE com o título Município compromissado com a segurança pública já se observa a transformação da realidade social com resultados concretos, a exemplo da implantação do Perímetro de Segurança Escolar; controle na concessão e suspensão de alvarás para bares, restaurantes e similares; ampliação do sistema de câmeras e videomonitoramento em locais de grande fluxo de pessoas; e criação de comissões de controle de conflitos nas escolas

A melhoria no sistema de iluminação pública, criação ou ampliação do efetivo da guarda municipal, ações preventivas nos grandes eventos e ampliação do diálogo entre a sociedade e os órgãos de segurança pública são outras medidas previstas pelo projeto de iniciativa dos promotores de Justiça Aguinaldo Fenelon de Barros e Paulo Augusto de Freitas Oliveira. Esse conjunto de ações consiste na indução de políticas públicas de segurança e conquistou em outubro deste ano o primeiro lugar do Prêmio CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), em Brasília, na categoria Diminuição da criminalidade. 

O Pacto dos Municípios propõe uma nova forma de atuação do Ministério Público em sua atividade extrajudicial, com medidas voltadas à diminuição da violência e da criminalidade e ao ordenamento urbano, por parte do município, por meio da assinatura de um Termo de Cooperação e Compromisso por parte das prefeituras perante o MPPE.

Do: D.O.E-PE N°129 03/12/2015

Policiais Civis aceitam proposta do governo e não vão parar no Carnaval


De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros, a população pode ficar tranquila para brincar o Carnaval / Foto: Divulgação/ SinpolOs policiais civis de Pernambuco, que estavam em estado de greve desde o último dia 27, decidiram, após assembleia realizada na noite desta quinta-feira (3) na sede do sindicato que representa a categoria, em Santo Amaro, área central do Recife, aprovar proposta feita pelo governo do Estado. Com a decisão, o grupo desiste de cruzar os braços durante o Carnaval de 2016, como prometeram na última semana.

O governo ofereceu, dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria, progressão de 1,5% já em dezembro, retroativa a março deste ano. Em abril do ano que vem, segundo a proposta, o reajuste passará automaticamente para 2%. 

Além do aumento salarial, a categoria passará a receber R$ 350 de auxílio transporte, valor que não exclui os atuais vale-transporte e auxílio deslocamento. O governo também se comprometeu a abrir concurso público para contratação de novos agentes em janeiro de 2016 e a criar grupos de trabalho para reformular o PCCV e elaborar uma lei orgânica para os policiais em, no máximo, 90 dias.

"Essa proposta ainda está aquém do que gostaríamos, pois continuamos a receber o pior salário de Polícia Civil do Brasil, mas, numa conjuntura difícil como a que estamos vivendo, foi o que deu para negociar com o governo do Estado", afirmou Áureo Cisneiros, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE).

Via JC Online -  Foto: Divulgação/ Sinpol

Com ginásio lotado, Vitória não resiste e perde para o Flamengo no NBB

Um faro histórico no esporte baiano. Mais de duas mil pessoas (recorde de público do local) lotaram o Ginásio de Cajazeiras, na noite desta quinta-feira (3), para acompanhar o duelo entre o Universo/Vitória e o Flamengo.
 
Mas, mesmo badalado pelos dois triunfos consecutivos em casa, o Rubro-negro não resistiu à força do atual campeão mundial e do NBB e foi derrotado por 96 a 70.
 
Agora, o time baiano sairá para uma sequência de três partidas longe de Salvador. Os adversários serão Rio Claro, Bauru e Franca, nos dias 11, 15 e 17 de dezembro, respectivamente.

Por Redação Galáticos Online (@galaticosonline) | Fotos: Francisco Galvão / EC Vitória

Impeachment: ministros e juristas questionam


Os ministros do Supremo Tribunal Federal, ex-membros da Corte e juristas se manifestaram sobre a decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de abrir o processo de impeachment contra a presidente. Gilmar Mendes já prevê que o STF terá de se manifestar e que haverá judicialização do processo com "provável impugnação em mandado de segurança".

Marco Aurélio Mello classificou como "inimaginável" que o presidente da Câmara tenha iniciado o processo por retaliação porque a base petista disse que iria votar contar ele no Conselho de Ética. "Não se pode atuar dessa forma. A atuação deve ser independente".
O ex-ministro Carlos Ayres Britto ressaltou que o crime da presidente deve ser comprovado: "A constituição não fala em impedimento, mas em crime de responsabilidade”. Dalmo de Abreu Dallari, professor da USP, avalia que o PT deve ignorar o pedido por não existir base jurídica para impeachment. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Via Blog do Mágno Martins

Alta traição: petistas não confiam em Temer


Embora o governo insista em dar a Temer a credibilidade esperada de um vice-presidente, petistas da Câmara se dizem reticentes com o comportamento do vice, considerado altamente suspeito de traição. Nos bastidores, um petista graúdo fez um paralelo entre Temer e o senador Aécio Neves, presidente do PSDB, que tem adotado um comportamento de apoio mais “sóbrio” ao impeachment. A avaliação é Luciana Lima , no blog Poder Online.

Na opinião do deputado do PT -- diz a colunista --, só há uma pessoa que “saliva” mais pelo impeachment que Aécio: o vice.
Enquanto isso, o PT deve bater o martelo na próxima semana em relação aos membros da comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, acatado nesta semana pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
O partido da presidente tem oito vagas na comissão e pretende optar pelo critério da “experiência” para a definição dos nomes.


Pelo menos seis deputados já estão entre os que participarão da comissão: Arlindo Chinaglia (SP), Carlos Zaratini (SP), Wadih Damous (RJ), Paulo Pimenta (RS), Paulo Teixeira (SP) e o atual líder do partido na Câmara, Sibá Machado (AC). A reunião da bancada está marcada para as 14 horas de segunda-feira (7)
Via Blog do Mágo Martins