terça-feira, 7 de abril de 2015

Prefeito de Petrolina é processado por irregularidades em licitação


Prefeitura de Petrolina, PE (Foto: Larissa Paim / G1)
Prefeitura de Petrolina, PE - (Foto: Larissa Paim/G1)

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação contra o prefeito de Petrolina Julio Lossio, por improbidade administrativa. A denúncia é de irregularidade em licitação para contratação dos shows no Festival Geraldo Azevedo, ocorrido no ano de 2009.

Além do prefeito, duas empresas de entretenimento e mais 12 pessoas estão sendo processadas pelo MPF, dentre elas, dois procuradores do município, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, o ex-vice prefeito, e outras nove pessoas que faziam parte da Comissão 

Permanente de Licitação no município.
Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa do MPF, a legislação obrigava que as empresas fossem empresárias exclusivas dos grupos que se apresentaram no festival, o que não foi obedecido. O município teria recebido do Ministério do Turismo um valor de R$ 200 mil para a realização do evento.

A nota destaca que “as empresas atuavam apenas como intermediárias nas negociações entre os artistas e a prefeitura. As investigações revelaram ainda que não existiam condições para contratação por meio de dispensa de licitação, modalidade permitida apenas em situações excepcionais”

Em caso de condenação por improbidade administrativa, os denunciados deverão ressarcir integralmente o dano, perder suas funções, suspender os direitos políticos por um período de três a cinco anos, além de pagar multa. Também faz parte da sanção, a proibição de contratação com o Poder Público ou recebimento de benefícios ou incentivos fiscais ou créditos, direta ou indiretamente, por três anos.

A Procuradoria do Município informou que ainda não foi acionada oficialmente pelo MPF. Ao G1, o prefeito Julio Lossio disse que vai acompanhar o processo e fazer as justificativas legais pertinentes.


Por: G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Polícia apreende quase 2 kg de pasta base de cocaína em Tabira, no Sertão



A polícia apreendeu 1,920 kg de pasta base de cocaína na segunda-feira (06) em Tabira, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, a localização do material ocorreu após uma operação para a recuperação de objetos furtados de uma casa no Sítio Barro Vermelho.

A droga foi encontrada na residência de um dos suspeitos, no Centro da cidade. Também foram apreendidos no imóvel 16 frascos de lança perfume e 66 porções de cocaína, totalizando 56 gramas do entorpecente; além de 2.788 recipientes vazios onde a droga seria colocada.

Durante a operação realizada pelas polícias Civil e Militar foram presos dois homens - de 22 e 25 anos, além de uma mulher de 20. Eles foram autuados em flagrante e encaminhados, respectivamente, para a Cadeia Pública de Tabira e para a Colônia Penal Feminina de Buíque, esta na região Agreste. Um menor de 16 anos foi liberado


Por: G1 Caruaru
Blog Flores PE News/Bejamin Leite
BLOG DE TONY XAVIER

PT chama população para reescrever história




Em uma das inserções que terá na TV aberta a partir de hoje, o PT chama a população para participar do 5º Congresso da legenda, em junho, e reescrever a história do partido. O chamamento vem depois de o PT dizer que ajudou a reescrever a história do Brasil. Na inserção, o partido diz que desde 2003 o País "passou a ser governado para todos e não para um pequeno grupo".
"Colocamos negros e pobres nas faculdades, nos aviões, na posse de seus direitos e mais gente importante na cadeia por corrupção do que outros governos. Agora, é hora de reescrever nossa história. Participe do 5º Congresso Nacional do PT. Vamos para as ruas discutir novas ideias", pede o locutor, em referência ao evento que acontecerá em Salvador.
A peça, divulgada pelo perfil do PT nas redes sociais, não tem a participação de qualquer político da sigla. Segundo a coluna Direto da Fonte, do jornal O Estado de S. Paulo, as inserções direcionadas para São Paulo terão falas do prefeito Fernando Haddad e do presidente estadual Emídio de Souza.

Por: Blog do Mágno Martins
BLOG DE TONY XAVIER

Cidade de SP registra temperatura mais baixa do ano, diz Inmet


Tempo nublado e garoa em São Paulo na manhã desta terça-feira (07) (Foto: Dario Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo)
Tempo nublado e garoa em São Paulo na manhã desta terça-feira(7) (Foto: Dario Oliveira/Código
19/Estadão Conteúdo)

A cidade de São Paulo teve a manhã mais fria de 2015 nesta terça-feira (7), segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação oficial do instituto no Mirante de Santana, na Zona Norte, marcou 16,1ºC por volta das 6h. Até então, a temperatura mais baixa do ano havia sido de 16,3ºC, em 3 de abril.

À tarde, os termômetros não sobem muito na capital e a máxima não deve passar dos 20ºC. Na maior parte da cidade, o tempo fica nublado e com possibilidade de garoa. De acordo com o meteorologista do Inmet Franco Villela, o frio é resultado da passagem de uma massa de ar polar depois da chegada de uma frente fria no fim de semana no estado de São Paulo.

Até o fim de semana, a tendência é de que as madrugadas e manhãs sejam ainda mais geladas em comparação a esta terça-feira, com termômetros entre 12ºC e 14ºC. O que muda é que os termômetros sobem a tarde, passando dos 20ºC. Segundo o Inmet, o recorde de frio no mês de abril foi registrado em 1951, quando a temperatura mínima chegou a 6ºC.


Frio intenso em outras regiões
Estações do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), órgão vinculado à Prefeitura de São Paulo), registraram temperaturas ainda mais baixas nesta terça-feira. Em Parelheiros, por exemplo, a mínima foi de 14.2 ºC e em Riacho Grande, de 13.9 ºC.


Mesmo os números do CGE sendo mais baixos que o registro do Inmet, os dados históricos consideram as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, no Mirante de Santana.


Por: G1 São Paulo
BLOG DE TONY XAVIER

Homem armado com faca peixeira assalta loja em João Pessoa


Polícia Militar esteve na loja em busca do assaltante, mas não conseguiu localizá-lo (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Polícia Militar esteve na loja em busca do assaltante mas não conseguiu localizo-lo (Foto: Walter
Paparazzo/G1)

Um homem armado com uma faca peixeira assaltou uma loja de variedades na manhã desta terça-feira (7), na Avenida Botto de Meneses, no Padre Zé, em João Pessoa. Segundo informações da Polícia Militar, o assaltante entrou no estabelecimento de capacete, rendeu uma funcionária que estava no caixa e roubou o dinheiro apurado pela loja, objetos pessoais da funcionária e relógios que estavam expostos na loja.

O suspeito fugiu em uma motocicleta levando os objetos roubados dentro de um mochila, ainda conforme informações coletadas pela polícia. O estabelecimento tem um circuito interno de câmeras de segurança e a ação do assaltante foi flagrada pela câmeras. A gravação mostra o momento em que o criminoso chega à loja, rende a funcionária no caixa, coloca o dinheiro e os objetos roubados em um mochila e foge.

O flagrante das câmeras de segurança também mostra que a loja tinha clientes no momento do assalto. Os clientes acompanham o assalto e depois correm para dentro do estabelecimento. Até o meio-dia desta terça-feira (7) o suspeito de assaltar a loja não havia sido preso, de acordo com a polícia.


Por: G1 Paraíba
BLOG DE TONY XAVIER

Secretaria descarta morte por leptospirose em agente penitenciária


Maria Sonia da Silva faleceu na madrugada do domingo de Páscoa (Foto: Waldson Costa/G1)
Maria Sonia da Silva, faleceu na madrugada do Domingo de 
páscoa (Foto: Waldson Costa/G1)

Após exames realizados no corpo da agente penitenciária Maria Sônia da Silva, 50, que morreu no último domingo (4), sob suspeita de leptospirose, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirma que a paciente não contraiu a bactéria leptospira, que causa a leptospirose.

As amostras do corpo da agente foram colhidas pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Universidade Estadual de Ciências de Alagoas (Uncisal) e os exames foram feitos pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL).

Em entrevista ao AL TV 1ª edição na segunda-feira (6), o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Vitor Leite, falou que as condições são precárias na cozinha do sistema penitenciário e que o Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira não oferece as condições necessárias para que as pessoas possam trabalhar com segurança.

"A situação é antiga. Já foi denunciada pelo sindicato e nada foi feito. Na cozinha tem ratos, gatos, péssimas condições de higiene. A comida quando chega é jogada no chão", denuncia Leite.

Maria Sônia da Silva foi internada no Hospital Helvio Auto sob suspeita de leptospirose. A família da agente acredita que ela tenha morrido após comer um pão infectado pela bactéria transmitida pela urina de rato, animais que circulam livremente pelo local. Ela atuava há 12 anos no sistema prisional alagoano, deixa esposo, três filhos e quatro netos.

"Ela trabalhou no plantão do último final de semana de março e lá comeu um pão. Depois, ela mesmo relatou que viu ratos andando próximo da comida. Quando foi na quinta-feira (2) ela chegou em casa mais cedo porque não aguentou trabalhar. Estava com dores por todo o corpo, febre e calafrios", expôs o esposo da agente, José Cícero Vicente Silvestre.

Segundo ele, como o estado de saúde da esposa só piorava ainda na quinta-feira (2) ela foi levada para o Mini-pronto Socorro do Tabuleiro. Que verificou a gravidade da situação e a encaminhou para o Hospital Geral do Estado (HGE).


Por: G1 Alagoas
BLOG DE TONY XAVIER

Campanhas arrecadam doações para famílias vítimas de incêndio em Campo Grande


Comunidade do Plástico abriga muitas residências pobres e ficou completamente destruída / Foto: Guga Matos / JC Imagem

Comunidade do Plástico abriga muitas residências pobres e ficou completamente destruída

Foto: Guga Matos / JC Imagem


Várias campanhas de arrecadação estão sendo realizadas no Recife para ajudar as famílias que tiveram as residências destruídas por um incêndio nessa segunda-feira (6), na Comunidade do Plástico, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte da capital. O fogo rapidamente se espalhou pelos casebres feitos, em sua maioria, de madeira e plástico deixando muitos moradores na rua. A comunidade, localizada na Rua Farias Neves, nas proximidades da Estrada de Belém, abrigava em torno de 300 famílias pobres.

Para amenizar as perdas, a ONG Novo Jeito está organizando uma campanha nas redes sociais para mobilizar as pessoas para ajudar. Estão sendo recebidos água, alimentos não perecíveis, material de higiene, roupas, calçados e colchões. Espalhados pelo Recife, os pontos de entrega são: Impact Hub, na Rua do Bom Jesus, n° 180, Bairro do Recife; Posto Shell da Avenida Rosa e Silva, n° 2000, ao lado da Tamarineira; loja Bianco Home, Rua Francisco da Cunha, n° 153, em Boa Viagem; além da loja Florence, na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, n° 4264, também em Boa Viagem.

A Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto também montou um ponto de arrecadação. O material deve ser entregue na igreja, na Estrada de Belém, n° 1425, no bairro de Campo Grande. De acordo com a administração da paróquia, até o momento, foram doados apenas itens de vestuário, mas todo tipo de ajuda é bem-vinda. Dúvidas podem ser tiradas através do número (81) 3243-2900.

Materiais para ajudar as famílias também podem ser entregues na sede do Instituto de Ação Social e Cidadania, na Rua Imperial, n° 203, no bairro de São José, área central do Recife. A partir da quarta-feira (8), às 17h, doações serão recebidas na sede do Sport Club do Recife na Ilha do Retiro, na Avenida Abdias de Carvalho, na Zona Oeste do Recife.

As famílias vítimas do incêndio receberão cestas básicas, kits de higiene e colchões da Prefeitura do Recife. O cadastro está sendo realizado pela Coordenadoria da Defesa Civil do Recife (Codecir) na Escola Municipal Mário Melo, em Campo Grande, para onde as famílias foram levadas.


Por: JC Online
BLOG DE TONY XAVIER

Produção da indústria cai em 6 de 14 locais em fevereiro, diz IBGE


Fibria indústria de celulose de Jacareí (SP) (Foto: Victor Moriyama/G1)
Fibria Industria de Celulose de Jacareí(SP) (Foto:Victor 
Moriyama/G1)

A produção industrial brasileira caiu em 6 de 14 regiões em fevereiro, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta terça-feira (7).

As maiores baixas partiram do Rio de Janeiro (-7,1%), com a queda mais intensa desde janeiro de 2012, e da Bahia (-6,4%), que recuou pelo terceiro mês seguido. Também mostraram resultado negativo Pernambuco (-2,3%), Minas Gerais (-1,9%), Nordeste (-0,7%) e Espírito Santo (-0,4%).

Na outra ponta, apresentaram alta as produções do Pará (3,4%), de Goiás (3,2%), do Paraná (2,4%), do Amazonas (2,2%), do Rio Grande do Sul (1,6%), do Ceará (1,1%), de São Paulo (0,3%) e de Santa Catarina (0,2%).

Considerando todas as regiões, a produção da indústria brasileira recuou 0,9% em fevereiro na comparação com o mês anterior, de acordo com anunciados na semana passada. Em janeiro, a atividade fabril avançou 0,3%, dado revisado, depois de interromper duas altas seguidas.

Na comparação com fevereiro do ano passado, a indústria caiu 9,1%, a 12ª baixa negativa seguida e a mais forte desde julho de 2009 (-10%). A retração foi influenciada pela queda de cerca de 30% na produção de veículos.


Comparação com 2014
Na comparação de fevereiro com o mesmo mês de 2014, a indústria recuou 9,1%, com 12 dos 15 locais pesquisados acompanhando o movimento de queda na produção. Os destaques ficaram com Bahia (-23,2%) e Amazonas (-18,9%). Na sequência, aparecem Paraná (-15,0%), Rio Grande do Sul (-13,7%), Rio de Janeiro (-11,8%), Região Nordeste (-11,1%), Minas Gerais (-10,6%), Santa Catarina e Ceará.


Por outro lado, Espírito Santo (25,6%) registrou o avanço mais intenso, impulsionado, em grande parte, pelo comportamento positivo vindo dos setores extrativos (minérios de ferro pelotizados e óleos brutos de petróleo) e de metalurgia (bobinas a quente de aços ao carbono, lingotes, blocos, tarugos ou placas de aços ao carbono e tubos flexíveis e trefilados de ferro e aço).

Por: G1 Em São Paulo
BLOG DE TONY XAVIER

PPS tenta barrar no Supremo acordos de construtoras da Lava Jato com União



Em petição que irá protocolar nesta terça-feira no STF em nome do PPS, seu partido, o deputado Raul Jungmann pede que seja declarada inconstitucional a resolução 74/2015 do Tribunal de Contas da União. Trata-se daquele documento editado em fevereiro, a toque de caixa, para regulamentar a participação do TCU na negociação e celebração de acordos de leniência entre empresas acusadas de corrupção e a União.
A ação do PPS inclui um pedido de liminar. Deseja-se sustar imediatamente a vigência da resolução, para brecar os acordos de leniência (delação premiada de pessoas jurídicas) que a Controladoria-Geral da União está prestes a firmar com empreiteiras enroladas na Operação Lava Jato. Tudo com o prévio aval do TCU, a ser formalizado em “sessão plenária extraordinária e reservada”.
Em sua ação, o PPS sustenta que a CGU e o TCU têm atribuições distintas. A primeira, vinculada ao Executivo, é responsável pelo controle interno do governo. O segundo, ligado ao Legislativo, responde pelo controle externo, feito a posteriori.
A lei que autorizou a realização dos acordos de leniência (12.846/13) atribui à CGU a tarefa de costurá-los. Mas não faz menção ao controle prévio do TCU. Por esse raciocínio, a resolução 74/2015 não teria amparo legal, violando a Constituição. De resto, ao criar regras com força de lei, os redatores do TCU teriam invadido uma competência que é exclusiva do Congresso.
A petição do PPS anota: “É importante frisar, para que não paire dúvidas a respeito, que não se objetiva retirar do Tribunal de Contas da União a importante função de controle externo. Muito ao contrário, pretende-se fortalecê-la, ao não maculá-la com pretensões casuísticas de celebração de eventual acordo no âmbito de uma prévia ‘Sessão Plenária Extraordinária Reservada’.”
Noutro trecho, a ação acrescenta que a resolução do TCU “foi editada exatamente no contexto da ‘operação Lava Jato', cujas consequências ao erário certamente – como é público e notório – serão suscitadas no âmbito de discussões de acordos de leniência a serem firmados com a Controladoria-Geral da União.”
Assim, realça o PPS, “o risco de dano é iminente, haja vista que o TCU prestes está a, nesse contexto, aplicar a sua inconstitucional instrução normativa, no âmbito da celebração de acordos de leniência, assim violando todo o sistema de controles internos e externos da administração pública federal.”
Elaborado num intervalo de apenas quatro horas, o texto da resolução questionada pelo PPS  foi negociado com o governo. Na prática, transformou o TCU em avalista de acordos que ele deveria fiscalizar. Contra a vontade do Ministério Público Federal, a CGU se move para livrar as empreiteiras da Lava Jato da inscrição no cadastro de empresas inidôneas. Com isso, as construtoras que corromperam na Petrobras poderiam continuar celebrando contratos com o governo e suas empresas estatais. Como se nada tivesse acontecido.

Por: Blog Josias de Souza
BLOG DE TONY XAVIER

Ludmilla revela que sonha em beijar ator da Globo


Aos 19 anos, a funkeira Ludmilla já virou sucesso no Brasil e tem aproveitado cada minuto da fama. Entre os benefícios, a cantora não nega a pegação geral. Em entrevista à coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, Ludmilla fez uma revelação que pode mexer com os bastidores dos famosos.
 
Questionada sobre o lado bom de ser famosa, a funkeira disse que é gratificante ter contato direto com pessoas que só via pela TV. Dentre os citados, está o ator da Globo, Cauã Reymond, que a cantora mostrou desejo. "O Cauã Reymond falou comigo e, maluco, fiquei gelada, não sabia o que dizer. Eu via o Cauã desde “Malhação”. Era apaixonada e agora o cara até sabe o que eu canto. Sonho com ele num clipe meu. E, claro, me beijando. Tem que ter isso!", frisou.
 
Apesar de não esconder a vontade de beijar o galã global, Ludmilla confessou que tem um affair com o jogador e ex-namorado Oslã, que teve passagens pelo futebol norueguês. "Ele é meu ex-namorado... Quer dizer... Ele estava no show quando o cara me beijou e morreu de raiva. Mas não somos namorados... A gente tem assim um rolo. É isso", admitiu.
 
A cantora ainda falou sobre a lipoaspiração que fez, mas afirmou que não fará mais nenhum procedimento no corpo. "Queria tirar uma pochetinha. Incomodava. Amei o resultado, mas não mexo em nada mais no meu corpo", disse a ressaltar que gosta dos seios. "Gosto deles assim. Acho meu peito bonito".

Por: Redação Bocão News
Fotos: Reprodução
BLOG DE TONY XAVIER